Brasil e China devem lançar novo satélite em 2014, diz ministro

14

CBERS-3 integrado ao Longa Marcha 4B - foto INPE

ClippingNEWS-PABrasília – O Brasil e a China devem lançar no ano que vem um novo satélite para substituir o que foi lançado recentemente, mas não ficou em órbita, por causa de falhas no lançamento. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o projeto de construção do satélite já previa que todas as peças fossem feitas em duplicidade, e elas já foram enviadas à China, agora só falta decidir se o novo equipamento será montado naquele país ou no Brasil.

“Agora não tem o que fazer, aconteceu, foi uma tragédia, ficamos com uma deficiência muito grande, mas tem outro satélite já fabricado e pronto, estava no orçamento do projeto, previsto para ser lançado em 2015. Agora estamos vendo a possibilidade de lançar em 2014”, disse hoje (17) Bernardo.

O satélite, construído em parceria com a China, servirá para mapear e registrar os territórios e atividades agrícolas, desmatamento, mudanças na vegetação e expansão urbana.

Bernardo explicou que a falha que resultou no fracasso do lançamento do satélite foi na mistura do combustível com oxidante que controla o nível de desempenho do foguete. Isso resultou no desligamento do terceiro motor dez segundos antes do necessário, por isso o foguete não teve velocidade suficiente para se manter em órbita.

CBERS-3 finalizado - foto INPE

Ainda não está definido quem vai arcar com o custo do novo lançamento. “Quando fizemos o contrato para lançar, não estava dito o que aconteceria se não desse certo, mas com certeza será negociado”, explicou o ministro.

Paulo Bernardo também comentou pela primeira vez a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em relação às empresas Telefonica, Vivo e TIM. Segundo ele, o Cade estabeleceu um parâmetro, de que uma mesma empresa não pode controlar duas operadoras no Brasil. Segundo ele, a Anatel analisou o aspecto regulatório do mercado de regulação e o Cade avaliou as questões de competições, então não houve divergências entre as posições dos dois órgãos regulatórios. “Temos que esperar, ver o que vai acontecer. Não temos intenção de contribuir com especulações sobre esse assunto”, disse o ministro.

Bernardo participou hoje (17) da posse de Igor Vilas Boas de Freitas como membro do Conselho Diretor da Anatel, com mandato até 5 de novembro de 2017. Freitas é consultor legislativo do Senado Federal e graduado em engenharia eletrônica. Foi membro do Conselho Consultivo da Agência e assessor do Conselho Diretor da agência.

FONTE: Agência Brasil (reportagem de Sabrina Craide)

FOTOS: INPE

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Por que não usam o foguete nacional, o “Caminhando Devagar”?

Marcos

E por que o GF não exige ToT irrestrita do foguete?

Sniper

Pluft, plaft zuuuuuuummm… Nao vai a lugar nenhuuumm… Rs

Marcos

E se “faiá” de novo?

Santana Denis

Osso vocês hein!
Não entendo, é o dinheiro de vocês, não deveriam estar pensando positivo? SAI URUCUBACA SAI!

Santana Denis
Carlos Alberto Soares

Dessa vez o “Zé eletricista” vai com a kombi e a “caxa” de ferramentas.

“Santana Denis
17 de dezembro de 2013 at 17:46 #

Osso vocês hein!
Não entendo, é o dinheiro de vocês, não deveriam estar pensando positivo? SAI URUCUBACA SAI!”

Fica tranquilo, o Partidão acha que o dinheiro é “delles”.

Marcos

É, o dinheiro é nosso, mas o talonário está com eles.

Carlos Alberto Soares

Com certeza.

rommelqe

Ainda que mal pergunte, sem querer requentar a sopa com mais tutano proveniente de ossobuco oxidante: São no mínimo MUS$280 jogados no espaço- terra: a) alguém poderia por favor me dizer se há alguma publicaçao, algum site, algum pronunciamento com detalhes técnicos e oficiais a respeito do acidente? b) a tragédia teria ocorrido a apenas 10 segundos do ex-satelite atingir a altitude/velocidade compatíveis com a órbita final a ser atingida. E que teria sido decorrente de uma falha na mistura do oxidante com o combustível. Esse fato é uma versão contada para brasileiro crer ou nós conseguimos monitorar os parâmetros… Read more »

Carlos Alberto Soares

“rommelqe
17 de dezembro de 2013 at 22:00 # ”

“esfolado pelos “ingênuos ” comerciantes de porcelana e exímios fabricantes/inventores da pólvora, macarrão, etc e tal. Pecinha só solta para quem não controla o que compra…”

Parece que o vinho também….ou teria sido os egípicios ?

Caso alguém encontre as respostas aos questionamentos do colega rommelqe de fonte absolutamente fiável, vai ganhar um passeio no foguete iraniano no lugar do macaco.

Blind Man's Bluff

O barato saiu caro!

mdanton

Quanto mais leio sobre o ocorrido mais “paranóico” fico. JÁ pensava e estou começando a ter certeza que isto não passa de bomba de fumaça. Esta última desculpa do combustível é sofrível heim??!! Sei que tudo é calculado nos cagagésimos..mas…bem deixa pra lá…sou paranóico memso…kkkkkkkkkkkkkk…o satélite tá lá em órbita….pronto!

Gilberto Rezende

Desconsiderando a versão de falha do controlador da mistura combustível-oxidante repassada pelo ministro e sendo paranoico ao extremo temos duas hipóteses de teoria de conspiração igualmente válidas. 1) os próprios Chineses estão com o saco cheio da falta de comprometimento do Brasil no programa e dos atrasos gerados pelo parceiro e resolvem sabotar seu próprio foguete para dar um sacode no parceiro e possibilitar um negociação dura do tipo dá ou desce para que o programa CBERS entre num ritmo mais chinês que brasileiro; 2) os AMERICANOS resolvem dar um lição nos brasileiros e chineses abusados e resolvem testar o… Read more »