Franceses se reúnem com Lula para pressionar Dilma a comprar os caças Rafale, mas o governo praticamente descarta essa possibilidade

 

presidentes Dilma Rousseff e François Hollande - foto 2 R Stuckert Filho - Palácio do Planalto

ClippingNEWS-PAA presença do presidente da Dassault, Éric Trappier, na comitiva do francês François Hollande durante visita ao Brasil na semana passada poderia passar como um fato absolutamente normal, já que em eventos como esse é necessário que ocorram encontros de empresários de ambos os países em busca de acordos comerciais. Também seria natural que nos encontros oficiais, com a presidenta Dilma Rousseff e seus auxiliares, Hollande e Trappier procurassem retomar os entendimentos com o Brasil para vender o Rafale, caça supersônico produzido pela Dassault e que já foi tido como o favorito na disputa pela modernização da Força Aérea Brasileira. No entanto, o empenho dos franceses em vender seu peixe passou dos limites e se tornou inconveniente quando a questão deixou os gabinetes e passou para as salas de visitas em conversas particulares com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma evidente tentativa de buscar pressionar a presidenta Dilma, pois, como é sabido, Lula foi o principal defensor do Rafale.

Apesar do apoio do ex-presidente e da prometida transferência de tecnologia, o avião francês nunca contou com a aprovação da FAB e dos setores econômicos do governo, por ser o mais caro entre os concorrentes tanto na aquisição como na manutenção. Além disso, caso optasse pelo caça francês, o Brasil teria de refazer boa parte de seus hangares. Apesar dos acertos com a França, Lula deixou a decisão para Dilma, que tem outros planos. Até dois meses atrás, era dada como certa a compra dos caças americanos F-18. Um acordo com o presidente Barack Obama havia assegurado a transferência de tecnologia desejada pelo Brasil. O negócio só não foi anunciado por causa do escândalo das espionagens americanas, e Hollande busca agora se aproveitar disso. Na Aeronáutica, porém, nossos aviadores avaliam que chegou a hora de o governo considerar a compra do sueco Gripen, um avião que poderá ser desenvolvido em boa parte no Brasil.

FONTE: IstoÉ

FOTO: meramente ilustrativa

COLABOROOU: Penguin

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

sueco Gripen, um avião que poderá ser desenvolvido em boa parte no Brasil.

I dont think so…

Baschera

É ou não é a dança da cadeira…. 🙂 🙂

Sds;

Carlos Alberto Soares

Clésio Luiz

“I dont think so…”

Correct in part

Baschera

“É ou não é a dança da cadeira…. ”

É verdade, mas pode ser que sobraram somente dois,
para “sentar”, mas há uma só cadeira como sabemos.

Para ambos, C.L. & B.:

“FONTE: IstoÉ” – Editora Três

“Chapa branca”, devem estar mandando recado aos franceses e apaziguando o AC da FAB. Comenta-se
que caso a Dassault levasse, algum(uns) MB ia(m) sair “atirando” com .50 para tudo que é lado. O GF e os
PTralhas teriam recebido esse “recado”.

Fonte: “DIVA”

Mauricio R.

É a água chegou lá…
E bateu o desespero!!!
Qnto ao Gripen, bem a Saab não vai deitar-se em berço explêndido e nos esperar ad eternum…

Nick

O desespero chegou a níveis estratoféricos para os franceses venderem o caça invendável. 🙂

[]’s

Gilberto Rezende

Engraçado quando o lobby é francês é inconveniente e/ou imoral, mas quando o Lobby é da Donna da Boeing é legítimo e ok…

Mais Lobby que antes da viagem frustrada em outubro aos EUA impossível, mas como era para o favoritinho yankee o detetor de moral não registra nada anormal…

Marcos

Gilberto Rezende

Não há inconveniente em fazer lobby. Isso faz parte dos negócios. O que há de inconveniente é alguém se reunir com alguém que já não manda mais (ou não deveria mandar) para tentar impor à atual mandatária o que é de competência privada dela.

Isso demonstra apenas o que os franceses pensam do Brasil: Dilma é apenas uma boneca inflada e quem manda é Lula.

Carlos Alberto Soares

“Gilberto Rezende
15 de dezembro de 2013 at 9:45 #”

É verdade.
Principalmente quando se leva em consideração o número de células entregues e encomendadas por outras FA’s.
O mesmo se aplica para a “Armée de l’Air”.
Ai fica tudo mais claro e transparente.

Rogério

Marcos
15 de dezembro de 2013 at 10:05 #

Como diria Mr Burns:

-Excelente.

Carlos Alberto Soares

Marcos
15 de dezembro de 2013 at 10:05 #

“Dilma é apenas uma boneca inflada e quem manda é Lula.”

Preposta, é a tia mas quem manda é o molusco.

Vader

Já são duas fontes confirmando o mesmo fato.

Finalmente o Rafale subiu no telhado.

As rafalechetes esquerdopatas e antiamericanas que enfiem sua violinha no saco e voltem pro esgoto de onde provieram… 🙂

Marcos

De Veja em: 1) “Amorim quer retomar agenda dos caças para deixar ‘legado’ na Defesa” “Amorim quer fechar o negócio, mesmo que as negociações pós-compra e a chegada das aeronaves aconteça em outro governo. Ele quer deixar o legado”, afirma uma fonte próxima às discussões.” 2) “Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden, diz presidente da Boeing”. — Comento os dois artigos: na verdade o legado que está sendo deixado já existe, que é o da não aquisição. Lamentavelmente, qualquer opção que se exerça das ofertas do FX2 já estão se mostrando obsoletas, tudo isso dada… Read more »

Colombelli

Marcos, disse tudo as 10h05. Isso é uma desmoralização pra ela. É uma marionete. Se ela tivesse um pouco de honra e brio, chutava a barraca. Mas vai ao menos ouvir o “master”.

E os franceses estão no jogo deles. Sabem que o fraco e manipulável é o ex. Basta uns afagos no ego. Oficialmente batem nas costas dele, depois riem dele pelas costas.

Almeida

Absurda essa intromissão de ir falar de portas fechadas com o Lula, numa viagem oficial. Esses franceses são uns prepotentes mesmo.

Carlos Alberto Soares

“Vader 15 de dezembro de 2013 at 12:31 # ” Obrigado colega. Telhado de vidro não se esqueça. “Marcos 15 de dezembro de 2013 at 16:55 # ” “mas a ideologia patética que assola esse país.” No link veja a pessoa que nos porões do poder e é o ideólogo e creia-me, tem uma influência tão nefasta e trotskista/leninista de dar inveja no “estadista” Hugo Chaves, o fantasma do metrô de Caracas. Esse sujeito é o conselheiro mor dos PTralhas da alta roda. http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Aur%C3%A9lio_Garcia “Colombelli 15 de dezembro de 2013 at 18:38 # ” “Basta uns afagos no ego. Oficialmente… Read more »