Rafale B 340 com indicativo na fuselagem dianteira da base 118 - Mont de Marsan - foto Força Aérea Francesa

 

O governo brasileiro descarta, no entanto, a possibilidade de que a decisão sobre o modelo de avião de caça que será comprado coincida com a visita de Estado do presidente da França ao Brasil. A França disputa a preferência brasileira com o caça Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault. Estão no páreo também a norte-americana Boeing e a sueca Saab.

Hollande terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff, a partir das llh, no Palácio do Planalto. Mais tarde, ele conversará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reisidência do embaixador da França em Brasília, conforme divulgou a embaixada francesa.

— O lado francês vai suscitar a questão. Mas não temos previsão orçamentária para o ano que vem — diz um representante do governo brasileiro, pedindo anonimato, ao descartar a possibilidade de que o governo brasileiro defina agora a compra dos caças.

Segundo essa mesma pessoa, o problema da proposta francesa dos caças Rafale tem a ver com o elevado custo. Em resumo, o governo brasileiro considera alto o preço cobrado pelos aviões franceses.

Brasil e França mantêm parceria na área militar, num programa de construção de submarinos. A parceria prevê transferência de tecnologia francesa e, de acordo com um representante do governo, tem agradado à Marinha nesse aspecto.

FONTE: O Globo, via planejamento.gov

NOTA DO EDITOR: o título original era: “Mochileiros poderão trabalhar na França”, no entanto preferimos destacar a parte da matéria que fala exclusivamente sobre caças

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto Rezende

CARAMBA quando este povo incompetente da mídia vai aprender que a decisão de um processo como o FX-2 NUNCA vai ser anunciado numa visita oficial fora ou dentro do Brasil… Com quem quer que seja…

Que coisa CANSATIVA…

Antonio M

Gilberto Rezende
12 de dezembro de 2013 at 19:22 #

Tem toda razão. O LuLLa não fez isso em 2009 nénão ?!?!?!?!?!!?!?

Carlos Alberto Soares

“Antonio M
13 de dezembro de 2013 at 6:18 #
Gilberto Rezende
12 de dezembro de 2013 at 19:22 #

Tem toda razão. O LuLLa não fez isso em 2009 nénão ?!?!?!?!?!!?!?”

Perfeito e apoiado colega, se procurarmos ou nos lembrarmos certamente vai ter uma infinidade em outros assuntos de relevância.

Nick

Se a frança quiser levar essa só tem um jeito:

Fazer uma proposta “indecente” dos Rafales: Custo ZERO na aquisição, pagando-se somente a manutenção dos mesmos. 🙂

[]’s

PS: E não vale embutir o preço de fabricação nas peças de reposição. 😉

Fernando "Nunão" De Martini

“Nick em 13/12/2013 as 6:49 Se a frança quiser levar essa só tem um jeito: Fazer uma proposta “indecente” dos Rafales: Custo ZERO na aquisição, pagando-se somente a manutenção dos mesmos” Nick, acho muito difícil, por mais que haja interesse na manutenção futura, apoio logístico etc. Os franceses precisam desesperadamente de algum cliente internacional que compre, e logo, os caças pelo menos ao mesmo custo pago pelas Forças Armadas Francesas, para aliviar o orçamento de Defesa francês. O que se está aproveitando para oferecer agora, por parte da delegação francesa, é algo que o Poder Aéreo já vem mostrando há… Read more »

Bogaz

Ainda acho que vai dar F-18, só estão esperando abaixar a poeira..o problema é quanto tempo mais vão esperar..

Galeão Cumbica

Que foto linda!

Este aviao tem um conjunto de ponta a ponta, nada faltando , sobrando so o preço!

Sds
GC

thomas_dw

o FX2 morreu, somente os jornalistas e os fornecedores ainda acreditam que sai alguma coisa, não vai sair, se fosse para sair, basta uma decisão da Presidente,

Jamais em um ano eleitoral, se ira comprar aviões de combate.

Ficou para o próximo governo.

Antonio M

Guilherme Poggio
13 de dezembro de 2013 at 8:56 #

Isso, em 2007 não 2009.

Valeu Poggio.

Antonio M

Guilherme Poggio
13 de dezembro de 2013 at 8:56 #

Não, é 2099 mesmo !!! rsrsrsrsrsrs…

É tanta enrolação que me confundi ……

Gilberto Rezende

Justamente porque mesmo que o presidente fale não significa que a decisão seja oficial é que falo. Todos desqualificam o que aconteceu em 2009 porque a escolha foi pelo Rafale. Se Lula tivesse optado pelo SH estariam até hoje cobrando-o pela palavra dada e não cumprida. Desculpe-me se não levo este argumento a sério. O princípio é válido para TODOS, aliás SE o Presidente Lula não tivesse comentado NADA e simplesmente DECIDISSE o FX-2, o Rafale estava já voando por aí… Foi justamente aquela fala infeliz que possibilitou a montagem da reação da turma do Saito que BLOQUEOU até hoje… Read more »

Oganza

Foto BONIIIITA… Mas o avião é uma PORCARIA – E o é porque simplesmente não cabe no bolso de ninguém, principalmente no nosso. Então sim, o Brasil pode comprar esse carro importado, mas não vai aguentar pagar as revisões, trocas de óleo e vixe imagina quando vier a conta da correia dentada e dos pneus… afff e depois, carro francês é uma trap total. No fim, esse ai de cima é uma PORCARIA econômica e militarmente não vai servi DE NADA pq vai estar no HANGAR sem o eixo que segura a rebimboca da parafuseta que não estava contemplada no… Read more »