Rafales: tudo vale a pena quando a fatura não é pequena

27

Dilma Hollande

ClippingNEWS-PAOs rafalistas se reúnem novamente, munidos de argumentos e truques, para dar um novo bote. O fato é que a visita oficial do presidente da França, François Hollande, está sendo uma aragem para ressuscitar o propino-suspeito projeto de venda dos caças supersônicos Rafale à nossa FAB.

Jornais já editam pressurosas matérias requentadas jorrando versões elaboradas se não fossem hiris. Vejamos duas:

1) que a FAB está sem poder de cobertura estratégica aérea em Brasilia, com seus superados caças Mirage que devem chegar ao dead line da operacionalidade em janeiro;

2) que, se Dilma não resolver até lá, vai ficar sem um guarda-chuva para sua proteção aérea.

O brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB, sabe disto de cor e salteado. E ri (japonês ri?) com dessa tentativa de lobby menor pró-Rafale, a proposta a FX-2 de mais alto custo, de piores contrapartidas comercias, nenhuma transferência e muita arrogância envelopada em lobby explícito.

Ah, como lobista-autoridade-brasileira adora o champã da casa da Dassault nos environs de Paris. Casa simplesmente não – castelo!

Só existe agora uma diferença: não estão mais nas duas pontas da negociação direta entre presidentes, Lula e Sarkozy.

Destarte é Dilma e Hollande, uma solitária em que se aposta uma franspunte do poder (eu não aposto nessa fábula), que trabalha sob licença de Lula mas não segue toda a agenda do lulismo, e um socialista tímido e impopular que jamais se meteu a vender armas bélicas.

Há outros detalhes. As mãos do lobby pró-Rafales teriam mudado de titularidade. Seria comandado por um trio com bastante prestígio dentro e fora do governo.

Comandaria o lobby em suas condições atuais o ex-ministro Antonio Palocci, a quem se atribui um enorme poder de articulação de negócios de consultoria e lobby.

A ele teriam se juntado duas figuras com comprovado acesso: um ministro de Estado – de quem Dilma gosta – e um ex-ministro de Estado, de quem Dilma não gosta.

Do que eles tratam em suas conversas que giram hoje em São Paulo? Ora, ajustar as planilhas para a FAB adquirir os Rafales!

Consta até que o ex-ministro, uma portentosa personagem da Corte, foi morar em São Paulo para estar mais à vontade em suas tentativas. Abriu apartamento. Sua mulher tomou-se de amores pela sociedade paulistana.

A compra dos Rafales vale a pena. Se concatenada seria, 13 anos depois da primeira tentativa do F-X1,ainda no governo FHC, a compra do ano, ou da década.

Tudo vale a pena quando a fatura não é pequena.

FONTE: www.cartapolis.com.br

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Bozzo

Meio ácida esta matéria, totalmente desnecessária o tom de crítica.

A França pretende fazer uma proposta mais “direta” a Dilma, com mais ênfase na ToT.

Marcos

Pingos nos “i”s!

Clésio Luiz

Marcante a imparcialidade desse Leonardo Mota Neto…

Marcos

Gostei de alguns termos:

rafalistas;
munidos de … truques;
propino-suspeito projeto;
proposta de mais alto custo, de piores contrapartidas comercias, nenhuma transferência e muita arrogância envelopada em lobby explícito;

Antonio M

Dureza mesmo é ouvir falar em políticos que eu gostaria que estivessem afastados, execrados, presos mas continuam atuando protegidos pela sombra do poder de seus companheiros e partido.

Guilherme Poggio

Não gostei da reportagem.

Emprego de termos preconceituosos, acusações sem fundamento, etc. Dava para tratar do assunto de forma mais elegante.

Ou vai dizer que chefes de Estado e altos representantes dos demais concorrentes também não visitaram a presidente ou não se reuniram com o MinDef e o CA?

Marcos

Poggio

“Ou vai dizer que chefes de Estado e altos representantes dos demais concorrentes também não visitaram a presidente ou não se reuniram com o MinDef e o CA?”

De fato, visitaram!

Porém o único concorrente que foi “o eleito” pelo ex Presidente da República, ante mesmo que houvesse sido feita a análise completa pela Copac, foi a Dassault.

“Não basta ser a mulher de César, tem de se parecer com a mulher de César”.

Baschera

Não em um Chateau francês ….. as escondidas, fora da agenda do então ministro.

O “ex-ministro de quem Dilma não gosta” de que trata a reportagem… e o NJ. Agora lobista da Dassaut.

Sds.

Marcos

Término de reunião. Nenhuma declaração.

Baschera

Houve uma sim…. sobre “mochileiros brasileiros” na França… KKKKK !

Não adianta….. De Gaulle tinha razão !

Sds.

Joner

Também não gostei da reportagem, usou um tom grosseiro, parece não entender do assunto, pois se entendesse, não escreveria isso, usaria o espaço para trazer informações, mas como não as tem, escreveu besteira…

Baschera

Sendo mais explicito: Fronteira aberta para brasileiros Em Brasília hoje, o presidente francês participa de assinatura de acordo para que turistas possam ficar um ano no país europeu e até trabalhar http://www.defesa.gov.br/phocadownload/ … 2_2013.pdf Sobre os CAÇAS: SEM ACORDO SOBRE CAÇAS O governo brasileiro descarta, no entanto, a possibilidade de que a decisão sobre o modelo de avião de caça que será comprado coincida com a visita de Estado do presidente da França ao Brasil. A França disputa a preferência brasileira com o caça Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault. Estão no páreo também a norte-americana Boeing e a sueca… Read more »

Carlos Alberto Soares

Olha ai gente, a Czarina dos Hangares chegando ….

Edgar
Carlos Alberto Soares

Antonio M 12 de dezembro de 2013 at 13:09 # “Dureza mesmo é ouvir falar em políticos que eu gostaria que estivessem afastados, execrados, presos mas continuam atuando protegidos pela sombra do poder de seus companheiros e partido.” O apê é em SBC ? Hoje é festa lá no meu apê Pode aparecer Vai rolar bundalelê Hoje é festa lá no meu apê Tem birita Até amanhecer Chega aí Pode entrar Quem tá aqui tá em casa Chega aí Pode entrar Quem tá aqui tá em casa Olá, prazer! A noite (hum) é nossa Garçom, por favor, venha aqui E… Read more »

Gilberto Rezende

Post esgoto PURO.

O site desceu ao nível mais baixo histórico.

Parece post de troll yankee.

LAMENTÁVEL…

O site deveria ter vergonha de postar um texto desta qualidade.

Observador

Senhores, O texto demonstra um fato: muita gente, dentro e fora do governo, já chegou a conclusão que o Rafale é um PÉSSIMO negócio para a nação e um ÓTIMO negócio para meia dúzia de apaniguados. Continuo apostando: este assunto é para 2015. Já falo isto há uns dois anos, quando a canoa econômica começou a virar: antes das eleições presidenciais, neca de pitibiriba de FX-2. E minha aposta avança mais: entre o F-18, o Gripen e o Rafale vencerá o NADA ou, no máximo alguns F-16 no osso, cortesia by Uncle Sam, porque o próximo governo, seja da “incompetenta”… Read more »

Iväny Junior

E com a nossa grana, vai embora também a capacidade mach 2. Os suecos da Saab não tiveram o jogo de cintura promíscuo necessário para fechar o negócio. Umas propinas aqui e acolá poderiam ter vendido o Gripen pelo preço do rafale. O que no geral sairia mais barato, porque a maioria dos aviões iria ser montado aqui, gerando empregos. A frança sabe como fazer as paradas. Até porque o brasil sempre tentou ser uma cópia “intelectual” de lá. A academia brasileira de bestas (letras) até na sua sede (petit trianon) copia o nome da francesa, e tal qual a… Read more »

Almeida

Apesar de concordar com o ponto de vista, também não gostei da matéria. Até agredir gratuitamente japoneses ele conseguiu, no mesmo texto. Lamentável.

Lulá, NJ e sua corja tentarão empurrar isso goela abaixo da Dilma. Espero que ela não seja tão idiota a esse ponto. Não tem como justificar pagar CARO e ADIANTADO (vide PROSUB e EC-725) quando o público em geral já sabe que se pode pagar BARATO e A PERDER DE VISTA.

juarezmartinez

Acho brabo, até porque pelas “cunversa” que se escuta, tem gente com o rabo preso com Tio Sam até o pescoço.
Uma coisa deste tipo poderia causar consequências muito graves ao atual GF, poderia terminar muito mal…..

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

Falando a mais pura verdade:
Tá difícil ter o verdadeiro orgulho brasileiro,
bater no peito e se sentir um cidadão,
baseado no respeito das autoridades superiores e
principalmente da superior, a máxima, a que deveria ser e exigir um exemplo irrepreensível.
Mas quando se é preposta e ainda mais do que há de pior só pode dar nisso, “TERRA DE NINGUÉM”.

Nick

A opçao pelos caças franceses seria uma “tapetão” tão grande quanto a de salvar o Fluminense e mandar a Lusa para a segundona. 🙂

No mais, o Gripen já deveria ter sido anunciado se a questão econômica-financeira fosse empecilho, já que a não exige “down payment” e possui carência para o 1º pagamento para 2018, época onde teoricamente deveria ser entregue o primeiro caça.

[]’s

Almeida

Pois é Nick, Fluminenses estará na série A em 2014… tudo pode acontecer nefe paífe…

Wagner

Quanto odio no coração desse sujeito…

kkkkkkkk !!

🙂

cristiano.gr

O Brasil já está vivendo um momento de grande estagnação econômica, a economia está crescendo menos que a de países desenvolvidos, enquanto Rússia, Índia e Turquia andam voando baixo, isso para não falar da China. E a compra do Rafale com os preços e os custos envolvidos seria de longe a mais prejudicial ao país, a não ser que realmente haja ToT e a fabricação das turbinas e outras tecnologias seja repassada a empresas NACIONAIS. Nada de apertaparafusobras.

cristiano.gr

Pois é, Fluminense na série A nefe paífe e o Curintia com estádio de presente. Nunca antes na história defe paífe.

Bom mesmo é ser gremista. Time perseguido por e invejado por todo o país, mas mesmo assim, volta e meia dá uns relhaços no lombo desses moleques.

Carlos Alberto Soares

“cristiano.gr”

“e invejado por todo o país”

Desculpe-me, mas na minha camisa tem muito, mas muito mais estrelas que na sua, S.P.F.C. e de projeções bem significativas.

“Time perseguido” ?

Procure um analista, pode ser o de Bagé ! kkkk ….

http://www.youtube.com/watch?v=wZBISUeSwv8

NOTA DO EDITOR: ESPERO QUE ESTA DISCUSSÃO SOBRE FUTEBOL TENHA ACABADO POR AQUI PARA QUE OS COMENTÁRIOS NÃO TENHAM QUE SER EDITADOS.