Comenta-se agora, no próprio governo, que o Gripen está de novo na parada.

 

F-X2-vinheta3-poder_aereo

ClippingNEWS-PAAlém de listar o mandachuva da Dassault em sua comitiva, o presidente da França, François Hollande, incluiu uma curiosidade na agenda de hoje em Brasília: um “encontro privado” com o ex-presidente Lula. As duas coisas apontam para um pesado lobby pelo caça Rafale na renovação da frota da FAB.

Por que Hollande se encontraria com Lula na casa do embaixador francês, depois de se reunir oficialmente com Dilma e assinar acordos e declaração conjunta?
Não deve ser para tomar chá, até porque chá é coisa de inglês. Mas bem pode ser para falar de caça, já que Lula foi o grande defensor dos Rafale.

As chances do caça francês, porém, parecem bem pequenas. É o mais caro, sua manutenção também é a mais cara, tirou terceiro (e último) lugar no relatório da FAB, nunca teve a simpatia do Comando da Aeronáutica e foi perdendo o seu grande trunfo: o apoio político. Depois de assinar o acordo bilionário dos submarinos e viver aos abraços com o então presidente Nicolas Sarkozy, Lula só teve más notícias de Paris.

Primeiro, Sarkozy tirou o tapete do Brasil e votou contra o acordo do Irã na ONU. Depois, Hollande não apoiou o candidato de Dilma e do Itamaraty na OMC –que, além de tudo, foi vitorioso. Entre as duas coisas, os helicópteros franceses das Forças Armadas viraram uma encrenca.

Se o Planalto era pró-Rafale com Lula, passou a ser a favor do americano F-18, da Boeing, com Dilma. Mas o F-18 se chocou em pleno ar com as denúncias de espionagem.

Nessas acrobacias todas, a Aeronáutica voa em círculos, ao sabor das conveniências políticas, e já está lá pelo quarto relatório sobre os caças. O primeiro deu vitória ao Gripen NG, da Saab sueca, o segundo foi enviesado pela Defesa para o Rafale e o terceiro destacou grandes virtudes e as novas ofertas do F-18. Comenta-se agora, no próprio governo, que o Gripen está de novo na parada.

Dilma se reúne com militares no dia 18. Última chance em 2013.

FONTE: coluna Eliane Cantanhede

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

“…Comenta-se agora, no próprio governo, que o Gripen está de novo na parada…”

E caso venha a ser o Gripen, os próprios americanos não vão achar ruim e a bravata ONU da espionagem vai perdendo cada vez seu fôlego …..

Almeida

A gerenta deveria puxar o tapete e ir de Gripen logo. Encerra essa saia curta de lobby francês e norte americano com a perfeita desculpa de que só começaremos a pagar depois de receber o último caça, depois até mesmo de uma provável reeleição dela. Resolvendo agora, além de adiantar o lado da FAB, ainda evita que o próximo, caso não seja ela, desfaça o acordo.

Mauricio R.

São Bernardo, do ex-sindicalista-piloto de teste-fã da Saab e nas hora vagas prefeito municipal, Luis Marinho, tem aeroporto, aeroclube, pista de fazenda, ou algo parecido???
Pois vai ver, é de lá que vem esse renovado interesse pelo ac sueco.

Nick

“Entre as duas coisas, os helicópteros franceses das Forças Armadas viraram uma encrenca.”

Eu ri dessa parte. 🙂

Sobre os caças, não existe motivo REAL que suporte a escolha do Rafale. FATO.

[]’s

Antonio M

Mauricio R. 12 de dezembro de 2013 at 19:24 # Quando é o o chefe do executivo e ministros que são recebidos em castelos para “agrados” patrocinados pelo fabricante francês, que fazem “anúncios precoces” em palanques e até mesmo um desses que se ao sair do governo imediatamente se torna lobbysta deste mesmo fabricante frânces, não há problemas está tudo bem mas se um prefeito que é do mesmo partido e companheiro dos mesmos mas que não tem nenhum poder decisório sobre a concorrência e mostra sua preferência pessoal relacionada a um fabricante que já está instalado a décadas na… Read more »

Antonio M

correção: “…Caso tenha provas que ele levou uma propina para isso, verba para campanha etc tudo bem, principalmente se não considera que convites para convescotes e empregos dados explicitamente por um dos concorrentes que já tem passado recente ligado ao gosto pelo pagamento de “comissões” , não o sejam também.

Grifo

Senhores, ou sai dia 18 na reunião com os oficiais generais, ou podemos lavrar a certidão de óbito do FX-2.

Pessoalmente acho que não sai mais nada.

Gilberto Rezende

O único suporte real a compra do Rafale é que é o melhor caça militar entre os três modelos.

Se quiser PAGAR O PREÇO leva o melhor vetor e sua tecnologia.

Se quiser pagar baratinho pode levar tecnologia Yankee de segunda ou terceira mão Iankee ou Yankee via suécia…

mdanton

ALERTA! DESCULPE-ME POR TOMAR ESTE ESPAÇO com outro assunto, mas isso é de interesse de todos, pois esta em jogo a segurança da população brasileira…tanto física como alimentar. Acho melhor a caserna prestar mais atenção aos estratagemas maliciosos, travestidos de “boas intenções”, _____________ para se perpetuar no poder. Sucumbir os outros partidos por inanição, nos mesmos moldes da lei do desarmamento, é sinal claro e irrefutável de GOLPE branco (aquele que não parece, MAS É). O financiamento de campanha é pedra basilar para a pluralidade partidária e de representação da população. Quando se restringe o direito de “doar” botar dinheiro… Read more »

Gilberto Rezende

Quanto ao Gripen na parada eu estrebucho de tanto RIR.

É só qualquer militar IDÔNEO comparar os dados fornecidos no FX-2 com os dados atuais do “Gripen NG real” o Gripen E/F a partir de airframe dos JAS 39 Gripen C/D “adquiridos” pela Força Aérea Sueca para encaminhar para a LIXEIRA mais próxima a proposta da SAAB…

Fernando "Nunão" De Martini

“o Gripen E/F a partir de airframe dos JAS 39 Gripen C/D “adquiridos” pela Força Aérea Sueca “ Gilberto, já te respondi isso em outro post. Essa história de “airframe dos JAS 39 Gripen C/D ‘adquiridos’ pela Força Aérea Sueca” não é bem assim. Até o momento, o que está mais ou menos confirmado de reaproveitamento de Gripen C para o Gripen E é assento ejetável, sistema hidráulico e ambiental, itens desse gênero. Se aproveitarem alguma coisa da fuselagem do Gripen C, e unicamente para os exemplares suecos (os suíços serão inteiramente novos) será parte da fuselagem dianteira, pois todo… Read more »

Antonio M

Gilberto Rezende
13 de dezembro de 2013 at 10:48 #

Seu eu entendi, é o tipo do “crime” que a Dassault fazia muito com a linha Mirage ……

Observador

Fernando “Nunão” De Martini13 de dezembro de 2013 at 11:33

Rêrêrê.

“NÃO ALIMENTE OS TROLLS!”

Fernando "Nunão" De Martini

Observador,

Normalmente não estou 100% preocupado com algumas coisas inexatas que o Gilberto escreve.

Ou, no máximo, estou 10% preocupado.

90% da minha preocupação, isso sim, é algum outro leitor acreditar 100% no que ele está escrevendo, então ao menos tento fazer um contraponto baseado em informações que existem aqui mesmo nos sites da trilogia.

juarezmartinez

Nunão, não te preocupas, ninguém mais acredita na blenorragia verbal do Goilberto patido da verdade absoluta Rezende, ele só faz sucesso no blog dos cachorros ceginhos…..

Grande abraço