Caças MiG-21 mais antigos da IAF serão aposentados nesta quarta-feira

11

A Mig-21 FL lands at Kalaikunda after a sortie on December 5, 2013

Uma das primeiras variantes do caça MiG 21 em atividade na Índia, que lutou na guerra contra o Paquistão em 1971, está prestes a voar para os anais da história nesta quarta-feira.

A aeronave fará o seu último voo durante uma cerimônia de encerramento das atividades na base aérea de Kalaikunda, na presença do comandante da Força Aérea Indiana (IAF), N A K Browne.

“O estrondo do pós-combustor do MiG-21 FL não será mais ouvido a partir de 11 de dezembro”, disse a IAF em um comunicado.

Quatro MiG-21 FL, pilotados por instrutores da Unidade de Conversão Operacional, farão uma passagem enquanto Browne comandará a cerimônia de despedida. Formações de MiG-27 ML e Sukhoi-30MKI também voarão em reverência ao legado do caça que voou nas guerras de 1965 e 1971.

Em pequenos números, o MiG-21 atuou de forma restrita em 1965, mas foi crucial em 1971, dando à IAF a superioridade aérea sobre pontos vitais, informou o comunicado.

No primeiro combate supersônico ocorrido no subcontinente em 1971, um Mig-21 FL da IAF teria derrubado um F-104 Starfighter do Paquistão com os seus canhões internos e, no final das hostilidades, os Mig-21 da IAF teriam derrubado quatro F-104, dois F-6, um F-86 Sabre e um Lockheed C-130 Hercules, segundo fontes indianas.

FONTE:
Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR 1: a IAF ainda voa um número considerável do MiG-21 modernizado, conhecido como “Bison”. Essse modelo ainda deverá permanecer em atividade até 2020 ou mais, dependendo do reequipamento da IAF, que aguarda ansiosa a conclusão das negociações do programa MMRCA, no qual o Rafale foi eleito a proposta L1.

NOTA DO EDITOR 2: o modelo FL é a versão de exportação do MiG-21 PF. Na Índia foram produzidos sob licença 205 MiG-21 FL.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

MIG 21, este pode ser considerado uma plataforma de sucesso na sua época, “foi um divisor de ares” para a ex-URSS. A IAI faz um belo “Upgrade” nesse “lutador”,
ainda da “pau” em muito vetor dito mais moderno.

Iväny Junior

Um ótimo avião, no fim de sua vida útil. Ainda existem Migs-21 interessantes como os Bis Fishbed L de 1972, e posteriormente modernizados com chaff, flare e jamming, como também novos radares e mísseis.

Carlos Alberto Soares

Verdade – concordamos, detalhe: Ainda baixo custo comparado com outros da mesma estirpe ou inferiores e até superiores.

Carlos Alberto Soares

MiG-21 Lancer “Versão atualizada para a Força Aérea Romena feito por Elbit Systems de Israel e Aerostar SA da Romênia. O Lancer-A versão é otimizada para ataque ao solo ser capaz de entregar munições guiadas de precisão de origem oriental e ocidental, bem como ar R-60, R-73 e Python III para mísseis ar. A versão Lancer-B é a versão trainer ea versão Lancer-C é a versão de superioridade aérea com 2 dispositivos multifunções LCD, capacete montado vista ea Elta EL/M-2032 combate radar Aérea.” http://www.iai.co.il/2013/17866-37526-en/IAI.aspx Comentários sobre o texto e o link acima de quem tem melhor domínio no assunto, por… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno
Carlos Alberto Soares

André Sávio Craveiro Bueno
10 de dezembro de 2013 at 8:35 #
Off Topic

“Hollande trará ao Brasil fabricante de caça”

Vai ser a “Rainha dos Hangares”, já foi mencionado
isso várias vezes.

joao.filho

Carlos, so uma perguntinha: Se por acaso vencesse (em 2089) o FX-2 o Rafale, e dai? Todos sabemos que o F-18, o Grippen ou ate mesmo esse Mig 21 no Brasil seriam rainha de hangares tambem, tendo em vista os pouquissimos recursos a conta gotas para partes, combustivel, treinamento e etc.

Infelizmente, essa e a realidade.

Iväny Junior

Caro Carlos Alberto Soares

O lancer eu já havia esquecido. Um ótimo vetor, sem dúvidas.

bitt

Uma bela aeronave. Mas sofreu, em toda a carreira, pela falta de um propulsor que pudesse explorar plenamente as características do desenho. Era capaz de curvas espetaculares mas perdia potência com extrema rapidez, o que tornava o desempenho aerodinâmico praticamente inócuo. No Vietnam, os ases norte vietnamitas preferiam o MiG17, que “parecia um avião de acrobacia”, segundo alguns pilotos n.americanos. Parece que se saiu mal no mano-a-mano com pilotos bem treinados e decididos.

Iväny Junior

Caro bitt

Segundo alguns pilotos de f-4 phantom, quando se via um desses nos céus coreanos e vietnamitas, eles fugiam.

Carlos Alberto Soares

Iväny Junior

“Segundo alguns pilotos de f-4 phantom, quando se via um desses nos céus coreanos e vietnamitas, eles fugiam.”

Bem elucidativo, principalmente se ler a matéria toda,
recomendo aos interessados em F-4’s e MIG’s.

http://sistemasdearmas.com.br/ca/bvr05vietna2.html