Rafale - foto 4 Galante - Poder Aéreo

Renovação da frota de caças da FAB deve ser incluída na pauta de assuntos entre Dilma e Hollande na próxima semana em Brasília

ClippingNEWS-PAAdormecido no Palácio do Planalto, o programa F-X2, para a renovação da frota de caças da FAB (Força Aérea Brasileira), deve voltar à agenda da presidente Dilma Rousseff (PT) esta semana, durante a visita do presidente da França, François Hollande.

O mandatário francês chega ao Brasil na próxima quinta-feira. Na comitiva, altos executivos da Dassault, que lidera o consórcio Rafale, o caça que os franceses querem vender para a FAB.

O Rafale, que chegou a ser anunciado pelo ex-presidente Lula como o vencedor da concorrência para a compra das aeronaves, disputa com o F-18 Hornet, da norte-americana Boeing, e com o sueco Gripen NG, da Saab.

No entanto, a presidente Dilma chamou para ela a decisão sobre o desfecho do programa, mas não estipulou data para isso.

O F-X2 pode representar um contrato de cerca de R$ 10 bilhões para o fornecimento de 36 caças de última geração, além de fornecimento de componentes, treinamento e manutenção de pessoal. Uma das exigências do governo é a transferência de tecnologia dos caças para a indústria nacional, no caso, a Embraer foi indicada como receptora dos conhecimentos.

As três concorrentes inclusive divulgaram interesse em participar do programa do KC-390, cargueiro militar da FAB em desenvolvimento pela Embraer, além de parcerias com fornecedoras nacionais da cadeia aeronáutica.

Este mês, a FAB aposenta a sua frota de Mirages. Restaram os caças F-5 como os mais “modernos” da Força.

Caça

A visita do presidente da França, François Hollande, ao Brasil, deve trazer à tona novamente o programa F-X2

Chegada

Hollande chega ao país na próxima quinta-feira para visita de dois dias

Programa

O F-X2, programa para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira está sob a responsabilidade direta da presidente Dilma Rousseff Visita de Hollande coloca F-X2 na pauta.

FONTE: O Vale, via Notimp

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
geobosco

Ele vai vim à toa, se quiser resolver a venda dos Rafales para o Brasil, pois a tia não decidir nada, pois o governo tem mais coisas a decidir do que a compra dos caças……

Carlos Alberto Soares

Já foi dito aqui:

Se comprar o Rafale, será a “Rainha dos hangares”
e ponto.
Pensem na RT dos PTralhas, pode ser que
se concretize mais essa lambança ….

Carlos Alberto Soares

Já foi dito aqui:

Se comprar o Rafale, será a “Rainha dos hangares”
e ponto.
Pensem na RT dos PTralhas, pode ser que
se concretize mais essa lambança ….

Mauricio R.

Esse cara é um chato, pq não fica lá na França???
Vai amolar a Angela!!! É logo alí do lado.

Almeida

Zzzz…

Carlos Alberto Soares

Éhhhh …. Tomara que neve na França 10 dias sem parar ….

ivanildotavares

Se o Hollande quiser comprar uns A-29 (Super Tucano) para usar na África, já que tem dívida moral com as suas ex-colônias e precisa viver intervindo para diminiuir massacres, e ainda comprometer-se com uns C-390 (também da EMBRAER), por que não os Rafales. Bolamos uma forma de treinarmos intensivamente no computador (ou simulador) e umas sortidas reais muito rápidas só para o piloto sentir as diferenças. De vez em quando, conforme programação, exercícios tipo Cruzex. Pronto. Na iminência de ameaça real, intensificar-se-ia os exercícios de guerra conforme a configuração da ameaça. Prezado Carlos Alberto Soares O que significa RT ?… Read more »

ivanildotavares

…por que não os Rafales?

Iväny Junior

Caros Como já conversamos em outros posts, Hollande vai trazer uma carta com todas as importações e exportações entre brasil e frança, para negociar a compra dos rafales. Vai pressionar, ameaçar subir tarifas de bens-de-consumo que vão para lá (hélices de geradores eólicos, por exemplo) e vai apertar para que os bens que vêm de lá tenham alguma restrição de saída. Dona dilma, por sua vez, vai dizer que as coisas tão fechadas com ele, e, vai pedir uns caças de prateleira pra tapar o buraco da defesa aérea, uma vez que ela só precisará de um prazo de 6… Read more »