Jatos AMX e Tornado italianos participaram do ‘Blue Flag’, em Israel

9

AMX e Tornado italianos com equipe que participou do Blue Flag em Israel - foto Força Aérea Italiana

A Força Aérea Italiana participou do exercício internacional Blue Flag 2013, realizado em Israel no mês de novembro no deserto de Neghev. O destacamento italiano, composto de 140 militares entre homens e mulheres, operou a partir da Base Aérea de Ovda com oito jatos Tornado ECR do 50° stormo de Piacenza e AMX do 51° Stormo de Istrana. Os jatos italianos operaram junto a aeronaves das forças aéreas de Israel, Estados Unidos e Grécia.

Segundo o tenente-coronel Massimo Gelmini, chefe do destacamento italiano, o exercício de cooperação internacional permitiu adestrar as tripulações de AMX e Tornado num ambiente complexo, com elevado grau de eficácia, de forma sinérgica e com segurança.

O desdobramento italiano para participar do exercício contou com o apoio de jatos KC-767A do 14° Stormo de Pratica di Mare e dos quadrimotores turboélice  C130J da 46ª Brigada Aérea de Pisa, transportando pessoal, meios e materiais necessários.

Tornado italiano que participou do Blue Flag em Israel - foto Força Aérea Italiana

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

KC 767A.

Os nossos(2) IAI, cadê a liberação por parte do MD e GF ?

Baschera

Cruze os dedos…. deve sair da gaveta em breve !

Agora, eu gostaria de ver a FAB neste exercício …… espaço exíguo, clima adverso, baterias SAM próximas, forças aéreas de verdade….

Sds.

champs

Taí uma coisa que sempre quis ver também, a FAB participando de mais exercícios internacionais.

Além da Cruzex, seriam interessantes exercícios periódicos com:

– Israel
– Otan (EUA e França)
– Brics (Africa do Sul e India), sendo realizados no país africano.

Baschera
Carcará 01

baschera, vc é que o nosso insider em bsb, pode nos dizer se os KCs serão mesmo de Tio Jacob ou seremos entubados pela EADS mais uma vez?

pco-andrade
juarezmartinez

Carcará 01 8 de dezembro de 2013 at 12:19 # baschera, vc é que o nosso insider em bsb, pode nos dizer se os KCs serão mesmo de Tio Jacob ou seremos entubados pela EADS mais uma vez? As duas células serão do Tio Sam, os aviônicos e sistemas de Revo é que serão do Tio Jaco. As duas primeiras células já estão sellecionadas, a FAB está tentando convencer o GF a alocação de recursos para uma tereceira célula, o EB está ajudando pois é parte interessada. Os dementes mentais do Itamaravilha vão nos por em outra fria na fronteira… Read more »

Guilherme Poggio

o EB está ajudando pois é parte interessada. Os dementes mentais do Itamaravilha vão nos por em outra fria na fronteira do Líbano.

Sim, a possibilidade é muito alta e um avião de transporte estratégico é fundamental nesse caso. Ou teremos que pedir carona para a OTAN?

http://www.forte.jor.br/2013/03/26/onu-consulta-e-brasil-avalia-envio-de-tropas-para-missao-de-paz-no-libano/

Carlos Alberto Soares

Baschera

“Agora, eu gostaria de ver a FAB neste exercício …… espaço exíguo, clima adverso, baterias SAM próximas, forças aéreas de verdade…”

‘Águias de ataque’ americanas na ‘Bandeira Azul’ israelense.’

É Amigo, nem que fossemos observadores.

“Talvez seria interessante uma equipe da FAB ter
acompanhado como observadores (AMX ?) se convidados logicamente. Sim, teatros muito distintos, mas ai é que está o X, sempre sai algo muito bom de aprendizado.”