Gripen na Suíça: oposição à compra de caças consegue assinaturas para referendo

3

Gripen F em Axalp - foto 3 Depto de Defesa da Suíça

80.000 assinaturas já foram coletadas um mês e meio antes do final do prazo. Provável data do referendo será 18 de maio de 2014

Oponentes da compra de novos caças para a Suíça conseguiram coletar 80.000 assinaturas em prol de um referendo sobre essa decisão, seis semanas antes do prazo final para essa coleta. Assim, provavelmente haverá um referendo popular em 18 de maio do ano que vem para aprovar ou não o negócio de 3,126 bilhões de francos suíços (cerca de 3,450 bilhões de dólares).

Segundo uma representante dos opositores da compra, Brigitte Marti, a rapidez na coleta de assinaturas impressionou. Marti pertence a um comitê de esquerda denominado “aliança contra novos aviões de combate”. O Parlamento Suíço já aprovou a compra de 22 caças Gripen, produzidos pela sueca Saab, em sua recente sessão de outono (do hemisfério norte).

Os oponentes encaram esse negócio como um desperdício de dinheiro do contribuinte, afirmando que os novos caças como muito caros e desnecessários (nota do editor: essa parece ser, também, uma opinião compartilhada por alguns jornais de língua francesa na Suíça, pois a partir de uma mesma fonte de notícia destacaram a frase “trop chers et inutiles”  – muito caros e desnecessários – enquanto jornais de língua alemã preferiram destacar simplesmente que os eleitores vão votar – “Stimmvolk wird abstimmen”).

O que os eleitores deverão votar é sobre o a Lei do Fundo Gripen, que forma a base para o financiamento dos caças. Durante dez anos, 300 milhões de francos suíços serão direcionados a esse fundo, caso seja aprovado no referendo.

Gripen F em Axalp - foto Depto de Defesa da Suíça

FONTES: Tribune de Genève e Berner Zeitung (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês e alemão)

FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Algo esperado em se tratando de Suíça.

Eu arrisco a dizer que ocorrerá o mesmo que aconteceu antes da compra dos F/A-18 Hornet. Ou seja, o grupo “a favor” dos caças vai vencer com uma margem não muito grande.

Almeida

A compra dos Hornet tem mais de uma década, de lá pra cá a tendência, na Suíça, é cada vez mais pela extinção das forças armadas convencionais.

Pessoal em Linköping deve estar roendo as unhas…