Rússia reúne indústria espacial do país em holding pública

4

lancador_Soyuz ClippingNEWS-PAA maioria das empresas do setor espacial russo será agrupada em uma holding pública, como parte de uma reforma do setor, após uma série de fracassos, em virtude de um decreto presidencial publicado nesta segunda-feira.

O texto, assinado por Vladimir Putin, formaliza a criação de uma “companhia espacial unificada” responsável pela produção, entrega e manutenção de tecnologias espaciais, “incluindo para clientes estrangeiros”.

O decreto prevê um prazo de dois anos para a aplicação desta medida.

A formação da holding é esperada há meses para unificar e fortalecer uma indústria muito dispersa e abalada por diversas falhas do setor.

O último fracasso foi a explosão de um foguete Proton em 2 de julho no cosmódromo de Baikonur, em um episódio que causou grande constrangimento.

No início de outubro, o primeiro-ministro Dmitry Medvedev demitiu o diretor da agência espacial Roskosmos, Vladimir Popovkin, que foi substituído pelo vice-ministro da Defesa na época, Oleg Ostapenko.

Em abril, Putin anunciou um investimento de 40 bilhões de euros em programas espaciais até 2020, para dar prestígio a uma indústria muito bem sucedida na época da União Soviética.

FONTE: AFP, via Estado de Minas

COLABOROU: R. Carvalho

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr

40 bi em euros em 7 anos, então por ano 5,7 alguma coisa para o programa, com a rescessão em escala global será?? se for mesmo os camaradas tão podendo

Oganza

Holding pública?

Qualquer semelhança com Puthênfia, China e vice-versa não é mera concidência.

O projeto de puder tupiniquim passa pela onipotência de UM ParTido, poder as FFAA (com quadros simpáticos ao ParTido), controle da economia com favorecimento de simpatizantes que na veradae não simpatizam com nada além do lucro pessoal mas quando acordarem JÁ ERA e para finalizar, todas as bolsas para manter a massa no cabresto.

desculpem ter saido do topico… mês com notícias difíceis.

bitt

Seria interessante que os comentadores deste forum se informassem um pouco mais sobre o caráter das econômias chinesa e russa, desde a crise do comunismo, nos anos 1980. De fato, as mudanças na estrutura econômica chines são anteriores à crise soviética, e guardam diferenças consideráveis, em função da natureza do regime chinês. Falar em “holding” russa não tem relação com uma holding ocidental, e nem com uma estatal no modelo brasileiro – que, por sinal, hj em dia é bem diferente do modelo implantado no período Vargas e usado e modificado à larga durante o periodo militar. A decisão russa… Read more »

Wagner

Bitt, excelente comentário. Parabéns.