Home Ministério da Defesa Celso Amorim sobre o F-X2: leasing de caças russos ‘não está em...

Celso Amorim sobre o F-X2: leasing de caças russos ‘não está em consideração’

289
16

Sukhoi Su-35 - foto OAK - UAC

Abaixo, trechos de extensa entrevista concedida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, ao programa “Poder e Política” da Folha de São Paulo / Uol. A matéria completa está reproduzida no blog das Forças Terrestres. Clique aqui para acessar. Para ver o texto completo no site da Folha de São Paulo, clique no link ao final.

Recomendamos o acesso ao original da Folha para também acessar os vídeos e a transcrição completa da entrevista, que também trata da presença no Haiti, do processo de aquisição de baterias antiaéreas russas, da Copa do Mundo e, principalmente, do recente acordo com o Irã.

ClippingNEWS-PAO que está faltando para ser encerrado o programa da compra dos caças, o chamado F-X2?

Estou muito confiante de que vai ter um bom andamento, mas quanto menos eu falar dele melhor.

O sr. já disse até que o Brasil poderia negociar uma parceira de construção de caças de quinta geração com a Rússia. A Rússia que está desenvolvendo esses modelos de quinta geração. Houve alguma evolução nessa área?

Isso é uma possibilidade para o futuro. Volto a insistir: nós não podemos ter todos os ovos em uma única cesta. Nós não sabemos o que é o futuro do mundo. Nós gostamos de pensar que o mundo é uma coisa certinha, de que todo mundo vai se comportar sempre de uma mesma maneira. Mas não é assim.

Sou de uma geração que viu a Guerra Fria. A Guerra Fria acabou. Não existe mais bipolaridade. Existe multipluralidade de informação. O mundo mudou muito e não sei nesse mundo novo, cheio de incertezas, o que vai acontecer.

Tenho que ter uma diversificação. Acho que isso é essencial para a segurança do Brasil. Sob esse aspecto é que nós estamos abertos a uma cooperação para um caça de quinta geração com qualidades que o de quarta e meia, com dizem, não terá, com a Rússia – e com, eventualmente, outros.

Não é só com a Rússia. A Rússia sugeriu essa hipótese também. É uma hipótese que nós temos que considerar. De qualquer maneira isso é uma coisa que ainda terá que ser para o futuro porque de imediato nós temos que preencher a necessidade que existe hoje.

Essa necessidade vamos ter que preencher ainda com os caças de quarta geração. Eles dizem quarta e meia porque já estão um pouco melhorados. E é isso que nós estamos tratando de fazer.

Sukhoi T-50 - protótipo - foto 3 Sukhoi

Ainda que seja para o futuro, se sair o acordo com a Rússia sobre o caça de quinta geração, isso permitiria uma solução intermediária com o Brasil fazendo, por um tempo, leasing de caças russos de quarta geração?

Não está em consideração.

Não?

Não está em consideração.

Não há essa hipótese?

Não há essa hipótese, tanto quanto eu saiba.

Parece que a Rússia…

Eles gostariam que a gente fizesse um leasing, mas isso não nos dá nada porque nós queremos ter

Seria cancelado o F-X2?

É óbvio que nós não faremos isso. O F-X2 vai se realizar.

Não tem essa história de leasing?

Não.

Aviões de combate Sukhoi com o PAKFA à frente - foto Sukhoi

Qual é o cronograma do F-X2?

Sou sempre muito otimista. Acho que otimismo faz parte da descrição do homem público. Minha expectativa é para que algo muito breve ocorra.

O sr. acha que dentro do governo da presidente Dilma Rousseff, que termina em dezembro do ano que vem, o Brasil vai ter concluído esse programa de compra dos caças?

Veja bem… Entre uma decisão final para comprar determinado caça e a chegada dele no Brasil levará algum tempo. Creio que a decisão final será tomada bem antes disso.

A presidente tem falado para o sr. que vai tomar essa decisão?

Minhas conversas com a presidenta são, do meu ponto de vista, totalmente privadas. Se ela quiser conversar a esse respeito, ela pode. Eu, não.

Em que medida esse episódio aí da espionagem, da NSA, acabou afastando um pouco a possibilidade da Boeing vencer essa concorrência dos caças?

Tanto quanto sei, a decisão sobre esse tema será técnica. Levando em conta os elementos de performance, transferência de tecnologia, inclusive acesso a código fonte, e preço. Três elementos.

Ficaram três países na concorrência. Caças de três países [EUA, França e Suécia]. Quanto a isso não há mais possibilidade de recuo?

Filosoficamente não gosto de falar em coisas absolutas, mas não vejo nenhuma possibilidade de revisão disso. Não está no horizonte, não está nas considerações.

FONTE: Folha de São Paulo

FOTOS: UAC e Sukhoi

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
6 anos atrás

– E ai, sai?
– Sai, um dia sai!
– E a governanta?
– Ela se quiser falar, fala. Eu não posso!

Pois é, isso ai dá ideia de como é o governo da Governanta. Só em administrações medíocres, quer pública ou privada, é que o subordinando não pode falar com o superior.

bitt
6 anos atrás

“Ficaram três países na concorrência. Caças de três países [EUA, França e Suécia]. Quanto a isso não há mais possibilidade de recuo? Filosoficamente não gosto de falar em coisas absolutas, mas não vejo nenhuma possibilidade de revisão disso. Não está no horizonte, não está nas considerações.” Uma verdadeira pérola, a ser discutida em local mais adequado, qum sabe, um programa de pós-graduação em filosofia. Filosofia me causa urticária, mas não pude deixar de considerar… “não vejo nenhuma possibilidade de revisão disso.” “Disso” o quê? Das coisa absolutas ou do recuo? Ou dos dois? Até eu que costumo a ter mais… Read more »

Bogaz
Bogaz
6 anos atrás

Caramba…não quis falar nada, nem se comprometer com nada. Mas pelo menos deu uma informação muito importante. Rússia esta fora da jogada. Nada de leasing. Pelo que entendi o leasing não é considerado nem para aviões não russos, ou seja, nada de leasing de griphens também.

Iväny Junior
Iväny Junior
6 anos atrás

Sinceramente O cidadão entra no programa de estudos, ingressa na Epcar aos 16 anos, faz o curso, ingressa na AFA em tempo recorde, forma-se oficial, forma-se aviador, piloto de caça e piloto de caça supersônico. Mantém um intenso preparo físico e intelectual rotineiramente, enfim, dedica toda a sua vida à corporação. Depois têm que prestar satisfação à um sr. dessa estirpe (celso amorim). Nunca havia falado sobre isso aqui, mas isso foi um dos motivos de ter desistido da carreira militar. Nem vou falar o que penso desse elemento (amorim), porque não falo protegido sobre um nick fake. Mas que… Read more »

eduardo pereira
eduardo pereira
6 anos atrás

Algumas falas do ministro somadas à visita do Hollande em breve podem ser algum sinal !!!

Sds.

Baschera
Baschera
6 anos atrás

Não confiem muito no diz Wally….

Sds.

Almeida
Almeida
6 anos atrás

“Estou muito confiante de que vai ter um bom andamento, mas quanto menos eu falar dele melhor.” “Não há essa hipótese, tanto quanto eu saiba.” “Sou sempre muito otimista. Minha expectativa é para que algo muito breve ocorra.” “Se ela quiser conversar a esse respeito, ela pode. Eu, não.” “Tanto quanto sei, a decisão sobre esse tema será técnica.” Somente neste trechinho postado aqui no Aéreo já vemos como o Amorim é lacaio, subserviente e passivo com a gerenta incompetenta. Incrível como um diplomata de carreira com décadas de serviço público e um currículo invejável se sujeita aos mandos e… Read more »

Almeida
Almeida
6 anos atrás

Quer dizer, é claro que quem chega ao topo do Itamaraty só o faz porque lambeu as botas de muita gente no caminho, é claro. Não sei por que estou surpreso…

Guizmo
Guizmo
6 anos atrás

Isso é importante. Haverá um tampão proveniente do país vencedor até a chegada do FX-2. Entretanto para mim, eu ainda duvido que a decisão saia nos próximos 11 meses.

Teremos F-5 até Dez/2014 e “saboneteadas” do Amorim até lá. Depois de reeleita, a Dilma anuncia o vencedor e avião tampão já chegando em 2015

Baschera
Baschera
6 anos atrás

OK…. eu li tudo o que Wally disse… então o negócio e fazer o que aquela picar…. ops…politica disse no passado recente: “Relaxa e goza” !

Tudo está OK…very nice…. já podemos ir a Flórida ou a Praia da Cal em Torres….. tudo está encaminhado.

Enfim, enjoy brazilian people ! That is !

Sds.

Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

Amorin: um amador falando do que não deveria

Vader
6 anos atrás

Eu sempre disse que essa história de caças russos não existia…