Major da USAF, realizando intercâmbio na Argentina, foi o vencedor do troféu Kolligian. Mesmo após uma colisão no ar e perda de boa parte de uma das asas ele conseguiu pousar o seu avião, uma jato IA-63 Pampa II, em segurança.

 

IA-63 Pampa - foto 3 FADEA

Um piloto da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que manteve o controle de sua aeronave apesar de perder 80% de sua asa esquerda durante uma colisão no ar, recebeu o troféu Koren Kolligian Jr. 2013 no último dia 14 de novembro.

O Chefe do Estado-Maior da USAF, brigadeiro Mark A. Welsh III, apresentou o prêmio para o major Douglas Witmer, que na época realizava intercâmbio junta ao 1 º Esquadrão da 4º Brigada Aérea da Força Aérea Argentina em Mendoza.

Witmer, que atuava como piloto e instrutor de aeronave AT-63 Pampa II, na ocasião do incidente voava como parte de uma formação de seis aeronaves no dia 10 agosto de 2012, durante as comemorações do centenário da Escola Argentina de aviação em Córdoba.

Tudo parecia estar indo bem, até que um dos alas da Witmer fez uma manobra excessivamente agressiva, fazendo com que o outro avião colidisse com o de Witmer.

Surpreendentemente Witmer foi capaz de manter o controle de sua aeronave com a maior parte das superfícies de comando de sua asa esquerda fora de operação.

7Kolligian Trophy Presentation P2013-02769

Mantendo a calma, Witmer disse desviou seu avião para longe da multidão de espectadores nas proximidades e da formação de aeronaves e encarregou o estudante a bordo de seu avião para se preparar para uma possível ejeção.

Embora danificado, seu avião ainda podia ser controlado. Witmer foi capaz de pousar em um aeroporto próximo, que tinha uma pista mais longa e maiores facilidades de resgate.

“Ele tem 3.000 horas de voo – um delas está em um avião com uma asa só”, disse Welsh.

No seu discurso, Welsh disse que “o raciocínio rápido do Major Witmer sob extrema pressão e sua gestão bem-sucedida dos eventos e condicionantes locais salvou um avião valioso, dois pilotos e potencialmente centenas de espectadores.”

O troféu é apresentado anualmente pelo chefe da Força Aérea, em nome de primeiro tenente Koren Kolligian Jr., um piloto da USAF que desapareceu ao largo da costa da Califórnia, em 1955, quando pilotava um T-33 Shooting Star. Nos últimos 55 anos, os membros da família Kolligian participam da cerimônia – este ano não foi diferente.

“Estamos maravilhados com esta façanha notável ​​de pilotagem”, disse Kory Kolligian , sobrinho de Koren.

O prêmio foi criado em 1958 e os indicados devem mostrar habilidade extraordinária, agilidade, criatividade e/ou proficiência em evitar ou minimizar a gravidade de um acidente de voo.

FONTE: USAF (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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Clésio Luiz

Hum, 80% da asa é? Difícil de acreditar. Como aquele F-15 israelense. O povo diz que foi verdade, mas só acredito vendo um vídeo do avião pousando. Caso contrário, pra mim é só mais um causo da aviação.

PS: Não que eu não acredite em pousos com perdas de parte da asa. Mas 80% e ainda pousar, pra mim é conversa de aviador/pescador, não importa o quão oficial os relatos sejam…

Marcelo

troféu Koren Kolligian Jr. 2014 ?

é agraciado antecipadamente?

nem sabia que oficiais da USAF fazem intercâmbio com os hermanos…

Galeão Cumbica

Cade a foto com o passaro com a asa quebrada?

sds
GC

Marcos

“apesar de perder 80% de sua asa esquerda”

“com a maior parte das superfícies de comando de sua asa esquerda fora de operação”

Pois é! Perdeu a asa ou só o aileron?

Clésio Luiz

Realmente, aquela pontinha ali representa 80% da asa… Esse pessoal tá aumentando muito as histórias…

Justin Case

Amigos,

A asa que aparece danificada na foto do link é a DIREITA.
Será que foi a outra asa deste avião ou a asa esquerda do avião que colidiu com o da foto?
Abraços,

Justin

Justin Case

Poggio,

Já vi que não foi a outra asa do mesmo avião.

Sobre o acidente, encontrei este vídeo, que é interrompido no momento da colisão:
http://www.youtube.com/watch?v=KtlVwnaQtTA
O comentário do autor (ao vivo) confirma o episódio.
Abraço,

Justin

Clésio Luiz

Esse vídeo do zero foi bem ilustrativo. Dá para ver o aileron sendo acionado para contrapor a rolagem, mas sem efeito.

Eu acredito que em alguns casos, perder até uns 40% da asa ainda deixa a aeronave (muito mal) controlável, mas acima disso é lenha na certa.

Reinaldo Neves

O link com a foto do Pampa é do meu site, asasmetalicas. Se 80% da asa foi arrancada estou ainda esperando ve-la cair… Como disse na minha reportagem, a colisão aconteceu bem em cima dos representantes da imprensa e não foi percebida pelo público, que estava a partir de uns 300 ,400 metros a esquerda. Eu mesmo fotografei o início da dispersão, não vi o choque nem escutei nada. Alguns instantes após, alguns colegas fotógrafos disseram haver acontecido um toque e alguns pequenos pedaços caiam, bem leves, parecendo ser algum tipo de enchimento. NINGUÉM, entre os dezenas de fotógrafos reportou… Read more »