sexta-feira, setembro 30, 2022

Gripen para o Brasil

Array

Portões Abertos 2013 do DCTA, em São José dos Campos / SP, neste domingo

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Caças F-5EM da FAB - foto Nunão - Poder Aéreo

Foguetes e aeronaves são atrações no DCTA neste domingo, 10 de novembro

Aeronaves da Força Aérea Brasileira, foguetes, demonstrações de paraquedismo, aérea e aeromodelismo estão entre as atrações do “Portões Abertos” que será realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) neste domingo (10) das 9h às 17h, em São José dos Campos. A entrada é gratuita.

O público também terá oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos institutos de pesquisa do principal pólo de tecnologia aeroespacial brasileiro. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por exemplo,vai expor maquetes dos foguetes de sondagem VSB-30 e VS 40, utilizados para levar ao espaço experimentos científicos. O protótipo do Veículo aéreo não-tripulado Acauã, que faz parte do projeto de desenvolvimento de tecnologias nacionais para veículos aéreos não-tripulados, também será exposto.

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), que possui em seu acervo aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas e protótipos de foguetes, estará aberto.

C-130 da FAB no Portões Abertos 2011 DCTA - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer a aeronave de transporte C-130 Hércules, que realiza apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro, os caças de alta performance F-5 e de ataque leve A-29 Super Tucano, além do helicóptero Super Puma, usado no transporte do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

A programação também inclui um show da esquadrilha de demonstração aérea Céu. Os organizadores prepararam infraestrutura completa para receber os visitantes, incluindo área para estacionamento e praça de alimentação.

Serviço

Portões Abertos 2013 no DCTA, em São José dos Campos (SP)

  • Data – 10 de novembro, das 9h às 17h
  • Local – Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
  • Acesso- exclusivamente pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
  • Entrada franca.

FONTE: FAB (Agência Força Aérea e DCTA)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayuan

É disso que falo quando alguns militares parecem estar muito confortáveis na posição que estão. Programam um portões abertos e estão eles lá fazendo passagens baixas, lançando foguetes, saltando e o escambau. Pra quem vai e não entende nada de p###a nenhuma, parece que está tudo maravilhoso e que os F-5 são realmente aeronaves de alto desempenho. Para o público e imprensa parece tudo ótimo. Não está faltando orçamento até para o custeio? Pois que não voe nada, que não salte ninguém e que não se lance coisa alguma. Fica todo mundo paradinho no chão com cara de velório. Tem… Read more »

Mayuan

Concordo Nunão até porque já tive essa percepção indo a eventos em Santa Cruz e Campos dos Afonsos. O que queri dizer é que mesmo esse pouco já é muito frente à situação que a FAB enfrenta. Não deveria voar nada, a própria FAB deveria organizar algo que desse visibilidade ao problema, ainda que fosse de forma velada. Você mesmo está comentando que as pessoas notaram. Notar no entanto não foi o suficiente para a imprensa noticiar algo, para o grande público tomar conhecimento. Foram só os interessados, os que por algum motivo foram lá. É por essas que fica… Read more »

Últimas Notícias

Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

Estação será usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para auxiliar na proteção de fronteiras do Brasil A...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -