Portões Abertos 2013 do DCTA, em São José dos Campos / SP, neste domingo

3

Caças F-5EM da FAB - foto Nunão - Poder Aéreo

Foguetes e aeronaves são atrações no DCTA neste domingo, 10 de novembro

Aeronaves da Força Aérea Brasileira, foguetes, demonstrações de paraquedismo, aérea e aeromodelismo estão entre as atrações do “Portões Abertos” que será realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) neste domingo (10) das 9h às 17h, em São José dos Campos. A entrada é gratuita.

O público também terá oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos institutos de pesquisa do principal pólo de tecnologia aeroespacial brasileiro. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por exemplo,vai expor maquetes dos foguetes de sondagem VSB-30 e VS 40, utilizados para levar ao espaço experimentos científicos. O protótipo do Veículo aéreo não-tripulado Acauã, que faz parte do projeto de desenvolvimento de tecnologias nacionais para veículos aéreos não-tripulados, também será exposto.

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), que possui em seu acervo aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas e protótipos de foguetes, estará aberto.

C-130 da FAB no Portões Abertos 2011 DCTA - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer a aeronave de transporte C-130 Hércules, que realiza apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro, os caças de alta performance F-5 e de ataque leve A-29 Super Tucano, além do helicóptero Super Puma, usado no transporte do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

A programação também inclui um show da esquadrilha de demonstração aérea Céu. Os organizadores prepararam infraestrutura completa para receber os visitantes, incluindo área para estacionamento e praça de alimentação.

Serviço

Portões Abertos 2013 no DCTA, em São José dos Campos (SP)

  • Data – 10 de novembro, das 9h às 17h
  • Local – Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
  • Acesso- exclusivamente pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
  • Entrada franca.

FONTE: FAB (Agência Força Aérea e DCTA)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayuan

É disso que falo quando alguns militares parecem estar muito confortáveis na posição que estão. Programam um portões abertos e estão eles lá fazendo passagens baixas, lançando foguetes, saltando e o escambau. Pra quem vai e não entende nada de p###a nenhuma, parece que está tudo maravilhoso e que os F-5 são realmente aeronaves de alto desempenho. Para o público e imprensa parece tudo ótimo. Não está faltando orçamento até para o custeio? Pois que não voe nada, que não salte ninguém e que não se lance coisa alguma. Fica todo mundo paradinho no chão com cara de velório. Tem… Read more »

Mayuan

Concordo Nunão até porque já tive essa percepção indo a eventos em Santa Cruz e Campos dos Afonsos. O que queri dizer é que mesmo esse pouco já é muito frente à situação que a FAB enfrenta. Não deveria voar nada, a própria FAB deveria organizar algo que desse visibilidade ao problema, ainda que fosse de forma velada. Você mesmo está comentando que as pessoas notaram. Notar no entanto não foi o suficiente para a imprensa noticiar algo, para o grande público tomar conhecimento. Foram só os interessados, os que por algum motivo foram lá. É por essas que fica… Read more »