Ex-presidente do Senado colombiano pede derrubada de aviões de guerra russos

68

Segundo o Ministério da Defesa bombardeiros russos Tupolev 160 entraram no espaço aéreo colombiano por duas vezes na semana passada

 

Tu-160 - foto RIA Novosti Skrinnikov

ClippingNEWS-PA O senador governista Roy Barreras pediu nesta quarta-feira ao governo da Colômbia que, se aviões de guerra russos voltarem a sobrevoar o espaço aéreo do país sem permissão, como aconteceu na semana passada, “sejam derrubados pela Força Aérea” do país sul-americano.o Ministério das Relações Exteriores, é preciso advertir claramente ao governo russo que se aviões de guerra voltarem a passar sem permissão sobre o espaço colombiano, serão derrubados”, disse Barreras, que foi presidente do Senado entre 2012 e 2013.

O político, do Partido de la U, de governo, acrescentou que os aviões de guerra Kfir e equipamentos comprados para a Força Aérea “custam milhões” à Colômbia, que não os adquire “para desfilar”, mas para “defender” o país quando for necessário.

Segundo o Ministério da Defesa, na semana passada foram registrados dois incidentes com aviões russos, o primeiro quando bombardeiros Tupolev 160 de matrícula XM94104 e XM94115 entraram no espaço aéreo colombiano quando voavam da Venezuela à Nicarágua, países aliados da Rússia na região. Depois, estes bombardeiros violaram de novo o espaço aéreo colombiano quando fizeram o mesmo trajeto, desta vez de volta.

Este incidente fez com que o governo colombiano enviasse uma nota de protesto a Moscou.

FONTE: EFE, via Yahoo Notícias

NOTA DO EDITOR: a Colômbia estuda a aquisição de caças F-16 para substituir os seus Kfir na missão de interceptação.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Os europeus, japoneses e até os americanos, todos armados até os dentes, nunca se atreveram a derrubar um desses…

Aliás, esses voos são um teste para as defesas, todo mundo sabe que é uma provocação e eles não tem intenção de fazer um bombardeio, então porque iniciar uma crise internacional por causa disso?

Joner

Será que esse senhor tem ideia do que e com quem esta falando?

kkkkkkkkkkkkkkkkk

jacubao

Esse aí pirou na batatinha, rsrsrs… Onde ja se viu político entender dessas coisas…

joao.filho

Rsrsrs!!!!! Essa foi muito boa! A republiqueta de bananas que é marionete dos Estados Unidos ameaçando o poderosissimo urso gigante da Rússia! Caso isso ocorresse, seriam esmagados como uma formiga pisada por um elefante.

Baschera

Estavam na mira… era só colocar Pink Floyd no fone e apertar o botão “red”…..

http://www.youtube.com/watch?list=UUySzXmy51rhD15GXQOIkyrw&v=MawBkkbUyqs#t=28

A imagem é clara…. e o pod Litening está mirando as enormes turbinas…..

Sds.

Baschera

Ninguém mexeria com o maior aliado americano na América Latina… nem mesmo os russos. Bastaria Tio Sam deslocar uma FT mais ao sul de Miami……

Sds.

Blackhawk

Concordo com o Baschera, só falou isso porque sabe que tem as costas quentes. Mas a declaração é muito mais midiática do que qualquer outra coisa. Ninguém em sã consciência ameaçaria um país sabidamente muito superior, por uma simples passeadinha no seu espaço aéreo. A impressão que me dá, é que os russos não tão nem aí pras rotas… vão reto de qualquer jeito pra ser mais rápido hahaha

juarezmartinez

Se fosse por isto a FAB deveria ter derrubado o 07 Elint da FAA umas cinco vezes pelo menos.

Grande abraço

Mayuan

Taí a prova de que cabeça de político é igual fralda de bebê. Se olhar lá dentro só encontra m###a. É realmente uma boa idéia! A Colômbia faz o que nem os EUA faziam quando rotineiramente viam seu espaço aéreo invadido e derrubam dois bombardeiros que muito provavelmente nem carregados estavam. Depois se defende com um punhado de Kfirs e STs….. E ainda tem gente que acha que os EUA, atolados até o pescoço em contas e guerras das quais querem distância vão mesmo entrar em outra guerra porque um aliado de 3ª categoria deu uma de nervosinho e derrubou… Read more »

champs

Pelo menos a defesa aérea colombiana mostrou estar de prontidão.

Perguntas aos amigos:

1- O terceira aviao que acompanha os dois Tu-160 (aos 0:58 do video) mais atrás são os Kfir?

2- E a quarto avião mais embaixo (aos 1:09) também?

3- Nossos F-5M teriam condições de acompanhar os Tupolev se fosse em espço aéreo brasileiro?

abs

Edgar

champs, se nossos F-5M estiverem a baixa altitude, acima de algum grande centro, talvez os pilotos tenham condições de acompanhar as notícias sobre os Tupolev por seu smartphone conectado à rede 3G.

No mais, acredito que a “Lei do Abate” deveria valer tanto para traficantes quanto para bombardeiros internacionais, só não sei se os colombianos também possuem lei semelhante.

mbbravo

Esse senador, está mais que certo, tem a coragem que falta em muitos, __________ se são russos o ___________, tem que ser feito o que é para ser feito, por isso que no brasil as coisas não vão para frente, tem gente com medo, ________________________ , então se russos começarem a desfilar no espaço aéreo brasileiro nada será feito? “há tamo voando por aqui mesmo, vamos cata o pre sal pra nois, quem sabe um pedaço da amazônia também, aqui nesses países sul americanos, não acontece nada mesmo, são países submissos”. COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR. NÃO USE PALAVRAS DE… Read more »

Hamadjr

Até parece que os pilotos dos Tu-160 são amadores e que a aeronave não tem contra medidas, o senador quer estar em evidência para um possível novo mandato.
Já os Russos estão esticando a corda para ver até aonde incomoda o Tio Sam e se resolvesse passar pelo espaço aéreo do Brasil a FAB faria a escolta sem maiores xilique, já no congresso os boisanaros, emplumados e outras faunas estaria dando piti, o que seria até interessante pois quem sabe assim poderiam descobrir o quanto é importante e necessário estar com as Forças Armada atualizada.

eduardo pereira

Sei nao ,mas educaçao nunca é demais, se vc esta no terreno de alguém (se vc precisa passar por ele pra chegar ao seu objetivo) nao custa nada se comunicar, um ; _” e ae tudo em cima? só to de passagem ,valeu !rs

Sds.

ROTAnaRUA

Aproveitando a pergunta nº 3 do Champs gostaria de fazer outra. Ouvi dizer, porém não posso revelar a fonte, que alguns F-5M estariam em pane e, por esse motivo, não poderiam voar acima de Mach 1, pois, se isto fizessem, componentes do sistema eletrônico entrariam em colapso.

Alguém sabe algo sobre essa informação?

Marcos

1) É óbvio que a coisa é midiática;
2) Me parece que os colombianos interpretaram isso como uma provocação da Venezuela;
3) A interceptação e as ameaças dão a entender que ali não é a casa da mãe Joana;

Champs

Não, nossos F-5 não tem condições de acompanhar, por dois motivos: o primeiro é que os F-5 não tem velocidade, o segundo, dependendo de onde essas aeronaves penetrassem o nosso espaço aéreo, não haveria como haver os necessários desdobramentos.

Antonio M

Nos tempos de URSS, eles não eram tolerantes com quem invadia seu espaço aéreo.

Antonio M

Não quer dizer que “mereçam’ ser derrubados por causa disso, os tempos são outros mas não admitiam enganos sequer provocações, eram paranoicos em relação aseu
espaço aéreo.

Basta lembar do 747 da KAL …….

edurval

Senhores, Levando uma hipótese. Não estariam os russos fazendo um showzinho para gerar a oportunidade de nossos políticos ou mídia questionassem a FAB sobre a capacidade do acompanhamento desses vôos? Não seria uma ótima oportunidade para a FAB jogar no ventilador a verdade? Que os únicos vetores disponíveis para essa empreitada estarão dando baixa no final do ano e que após não teremos como impedir esse tipo de vôo? E que após isso só poderemos ficar olhando os Russos passeando pelos nossos céus, não acham isso interessante? Lógico que os russos não vão invadir os céus brasileiros, afinal eles tem… Read more »

edurval

Levando = Levantando

Santana Denis

Apesar de ser muito menos capaz militarmente falando, a Colômbia é um país soberano, e exerce soberania plena sobre seu espaço aéreo, independente quais foram os aviões invasores e sua bandeira. A Russia costuma fazer isso, la nos países que estão no entorno do seu gigante território. Eu acho muito estranho as pessoas validem essas atitudes por um país ser menos ou mais capaz que outro, esse tipo de atitude gera desgaste local, essas pequenas coisas quando acumuladas pode em médio prazo virar uma bola de neve e junto com as rivalidades locais encubadas e mau resolvidas desestabilizar uma região… Read more »

solskhaer

Perguntinha básico a todos os amigos que comentaram acima!
Se ouvissem ou avistassem um ladrão armado no telhado de vocês, o que fariam? Resposta sem piadas por favor!

DrCockroach

Quando estive em Yekaterinburgo escutei varios “causos” militares. Um deles foi do Gary Powers (http://www.aereo.jor.br/2013/01/10/como-voar-um-aviao-espiao-lockheed-u-2/) que tinha sido abatido com seu U-2 e caiu nas proximidades. Contaram que os locais pensaram que ele era um tipo de heroi russo e serviram chah (vodka?) e bolo p/ ele 🙂 O Gary Powers nao falava nada, ou por choque ou por prudencia. Nem mesmos os militares russos sabiam se tinham abatido o U-2 com os misseis S-75 que foram lancados. Depois ele foi preso quando descobriram do que se tratava. O “causo” continua dizendo que o Kruschev ficou furioso om a invasao… Read more »

Carcará 01

E se fosse um B-1B que tivesse invadido o espaço aéreo da Venefavela ou de Cuba?? Será que muitos seriam tão “ahh, deixa pra lá…” assim??

Dois pesos, duas medidas… Pra mim, tá mais do que certo mesmo a Colombia. Eu faria o mesmo…

juarezmartinez

ROTAnaRUA 8 de novembro de 2013 at 8:46 #

Aproveitando a pergunta nº 3 do Champs gostaria de fazer outra. Ouvi dizer, porém não posso revelar a fonte, que alguns F-5M estariam em pane e, por esse motivo, não poderiam voar acima de Mach 1, pois, se isto fizessem, componentes do sistema eletrônico entrariam em colapso.

Alguém sabe algo sobre essa informação?

Sua fonte está completamente equivocada.

Grande abraço

sergiocintra

Desde que existem satélites, a invasão de territorio acontece, Sempre o mais poderoso fara uso de suas perrogativas, quer na era dos balões, quer na era da eletrônica. O resto è ruído. Mas “solskhaer”, se eu tiver o meu lar ameaçado – familiares e principalmente filhos – portando arma vou defender enão portando aciono a polícia (que poderia ser o “tio Sam” no caso), mas nada me garante que ela atenda prontamente. Solução ficar quieto e rezar para não ser visto e nem ouvido e espero que os câes ladrão. Também sabemos hoje que os peruanos faziam treinamentos com seus… Read more »

Edgar

Acho que a retaliação mais correta no caso deste fato ocorrer no Brasil seria deslocar alguns de nossos aviões bombardeiros de “longo” alcance para fazer o mesmo no espaço aéreo russo. Como temos uma boa relação com a Suécia, acho que poderíamos utilizar uma base aérea deles como apoio para fazer a 10ª escala de reabastecimento, pois, como geralmente os russos mandam dois Tu-160, para uma boa retaliação seria necessário o envio de, no mínimo, 4 A-1, para projeção de poder adequada com uma aeronave “semelhante”. Tudo bem que os Tupolevs russos vem sem escalas, mas nada impediria nossos A-1… Read more »

joao.filho

“Aproveitando a pergunta nº 3 do Champs gostaria de fazer outra. Ouvi dizer, porém não posso revelar a fonte, que alguns F-5M estariam em pane e, por esse motivo, não poderiam voar acima de Mach 1, pois, se isto fizessem, componentes do sistema eletrônico entrariam em colapso.”

Juarez, totalmente errado!!! Os F-5M estao todos no estado da arte, voam no minimo a Mach 3.5, armados com centenas dos misseis mais sofisticados do continente, e abatem SU-35, Mig-35 e ate F-18 com facilidade!!!
(Ironic Mode On)

Wagner

KKKKKKKKKK !!! coitados… quanta infantilidade desses colombianos… 1) Abater esses aviões é uma declaração de guerra. 2) Um unico Delta III submerso destroçaria a Colômbia. 3) Os USA, se o caldo engrossasse, jamais entrariam em Guerra atomica com a Rússia por causa da Colombia. 4)Parem de achar que as grandes potências se importam com nossas republiquetas bananeiras. Vcs acham que os norte americanos vão dar a vida pela Colômbia ???!!! KKKKKKKK !!! 5) Invasão ” acidental” de espaço aéreo sempre acontece e a própria OTAN jamais teve a imaturidade de abrir fogo contra os russos. 6) USA e Rússia não… Read more »

Wagner

Aliás, os próprios norte americanos, por baixo dos panos, já devem ter falado a Bogotá : ” Não me façam ca&&&& !!! “

Ivan

Solskhaer, “Se ouvissem ou avistassem um ladrão armado no telhado de vocês, o que fariam?” Meu pai me contava uma história engraçada, que teria ocorrido com um dos irmãos Suassuna no século passado, aí pelos anos 70. Ao ouvir ruídos no quintal, olhou pela janela do primeiro andar e viu um ladrão pegando uma escada para alcançar um janelão que ficar aberto durante a noite. Homem educado e humanista, resolveu sentar-se no beirao interno do referido janelão para dialogar com o meliante, na intenção de conhecer os motivos daquele descaminho e convencer-lo a deixar aquela vida de crimes. O “dito… Read more »

Sniper

Eu devolvo a pergunta entao: pq os russos nao emitem uma nota oficial do tipo: ” vamos passar sempre que der em nossa telha e se vcs estressarem muito, bombardeamos e fica tudo por isso mesmo”. Ah! é pq viria resposta, ne? alias, duas! a colombiana, evidentemente nem seria lida. Ja a outra… Ehehe Adotar medidas provocativas embebidas de dubiedade é fácil, agora manda assumir uma posiçao clara, definida, enfiar o pe na jaca sao outros quinhentos… O senador fez isso. Com a palavra, a mamãezinha Rússia…

Iväny Junior

Olá a todos Lembrei da primeira interceptação em espaço aéreo brasileiro, de um avião russo partindo de Cuba para mediar a guerra das malvinas, então estourada. Naquela situação, em plena guerra fria e sendo o brasil aliado dos eua declaradamente não foi cogitado esse disparate. O avião pousou para esclarecimentos e depois foi liberado. Uma interceptação nestes termos não haveria problema. Abater dois bombardeiros nucleares caríssimos, além de improvável pelos kfir’s, ainda traria uma série de problemas para a colombia. Lembre que nenhum dos grandes se envolveu quando a Inglaterra “deu uma lição” na argentina, que a época estava razoavelmente… Read more »

nunes neto

Bom os colombianos estão certos, mas queria perguntar para eles, se acharam certo invadir o espaço aéreo equatoriano e ainda jogar uma bomba no território do vizinho foi legal? É aquela coisa quem faz esquece,kkkkk, não têm moral para reclamar!

Mauricio R.

Alguém aí sabe se a chancelaria colombiana já chamou o embaixador russo em Bogotá, se é que há um, p/ dar-lhe um sonoro esporro???
Se não ,aguardemos.
Se sim, então mexamo-nos, que é p/ frente que se anda.

Antonio M

nunes neto 8 de novembro de 2013 at 17:56 # O que tem a ver uma invasão de espaço aéreo “sem motivos aparentes” com a guerra da Colombia contra as farcs ? Depois do trabalho para chegar ao narco-guerrilheiros seria inteligente “pedir autorização”, aguardar a decisão que provavelmente seria um não e deixá-los escapar mais uma vez? Lembrando que foi um dos golpes que levaram as farcs serem desmoralizadas e enfraquecida? Pesquise um pouco sobre Raúl Reyes e o contexto saberá sobre os motivos do ataque. E guerra é guerra porém, ambos países já restabeleceram relações diplomáticas, a Colômbia forneceu… Read more »

Tadeu Mendes

Tem gente aqui que realmente nao conhece os EUA. Se a Colombia derruba esses T-160, claro que vira uma crise internacional, mas jamais os russos irao esmagar a Colombia, porque vao ter que passar por em cima dos EUA primeiro. E os russos nao tem nem estomago para provocar os EUA , e nem meios para fazer qualquer coisa contra a Colombia. E tem mais, o ataque da Colombia as FARCs. em territorio equatoriano esta plenamente justificao. Alem do mais, o ataque foi do lado colombiano, so que as bombas e as balas cairam do lado equatoriano. Para quem nao… Read more »

Groo

Lembrei do incidente em que um caça chinês “acidentalmente ” se chocou contra um P-3 americano.

Mayuan

O bom da democracia é o direito das pessoas de falarem o que quiserem. O problema da democracia é que muitas vezes muito disso não se aproveita muito. No fim desse dia, o que restou de concreto foi que: 1 – A Rússia fez cagada de invadir o espaço aéreo dos outros. Tem que perder essa mania. 2 – Como bem lembrou o Poggio, a Colômbia ganhou excelentes argumentos para reforçar sua FA. 3 – A Colômbia fez sua parte. Tal qual cachorro desdentado que é, foi lá atrás do invasor, latiu, fez sua presença e voltou pra casa. Não… Read more »

nunes neto

Antonio M, sim seria inteligente pedir autorização para “invadir” e “Bombardear” o território de um país soberano! O que têm haver? Se queres espeito ,respeita primeiro,percebe-se que pelo que a Colômbia fez no Equador, que ela está se lixando,para a soberania dos vizinhos, para o bom relacionamento,que o primordial é, primeiro eu,segundo eu…o certo era ter avisado autoridades do Equador, alguma dúvida?Discordas?Sei de um hércules colombiano que teria descido sem autorização em território brasileiro,mas o que ocorreu se justificava,já que tinha um bando de soldados metralhados lá dentro, isso lá na cabeça do cachorro!Vamos ao que interessa , o Professor… Read more »

Antonio M

nunes neto 9 de novembro de 2013 at 9:41 # Caro Nunes, Do jeito que querem fazer parecer, a primeira ação da Colômbia teria sido invansão mas a verdade é que não por uma mas, por diversas vezes informou sobre posições ao Equador, principalmente sobre o paradeiro de Raul Reys, e pediu informações e ações mais efetivas contra as farcs ao governo equatoriano e como foram tratados tais pedidos?!?! E tanto sabia que a operação foi precisa e matou quantos inocentes?!?!?!? A Colômbia chegou a acusar o Equador de parcimônia e indiferença e mesmo assim, não fizeram nada então, pararam… Read more »

bitt

Bem, resta saber se Tu (que avião espetacular…) invadiu o espaço aéreo deles. Se for o caso, estaria estabelecido o direito, mas resta saber se qualquer governo latino americano gostaria de iniciar uma crise internacional apenas contando que os EUA “colocaria uma FT ao sul da Flórida” – pq basta lembrar da guerra das Malvinas para saber como os EUA agem nessas ocasiões. Mas que seria interessante, seria. Gostaria de saber se os russos mandariam uma unidade para a Venezuela, colocariam os pilotos a bordo dos SU venezuelanos e derrubariam uns dois ou três aviões colombianos em retaliação…

Tadeu Mendes

Para quem nao sabe, a interceptacao dos T-160 russos pelos Kfirs da Colombia obrigou os russos a mudarem o rumo. Se a primeira incucrsao do espaco aereo colombiano foi acidental ( o que eu duvido ), a segunda incursao foi deliberada provocacao, e a Colombia teria direito, amparado por Leis internacionais, de abater os T-160 russos. A Colombia foi testada, foi humilhada e nao abateu os invasores. O que passa nesta aera, esta totalmente monitorada pelo Estados Unidos, que provavelmente informou a Colombia da tentativa venezuelana de fazer a Colombia morder a isca e causar uma crise internacional. Os T-160,… Read more »

nunes neto

Antonio M, pela sua lógica, então a Força Aérea Italiana, pode chegar aqui no Brasil e jogar uma bomba para matar o Cesari Battisti,sem pedir permissão ou sem avisar as autoridades brasileiras, pesquise um pouco sobre o que ele fez na Itália!Se um vizinho meu invadir a minha casa armado e dando tiro, nem vou perguntar, vou meter bala! Invadiu um espaço soberano, está errado não tem desculpa, a não ser dizer que não sabia, agora invadir e bombardear!Abçs

Antonio M

nunes neto 9 de novembro de 2013 at 18:21 # Não é exatamente jogar bomba ou se justificaria, mas não duvido que algum dia o peguem de um jeito ou de outro já que tentaram os meios legais que foram “interpretados’ a favor do meliante. O Battisti fugiu e devido ao acobertamento e proteção por políticos brasileiros permanece por aqui mas, mesmo sendo um terrorista não se tem notícia de que ainda atuava matando, traficando, mantendo seu grupo armado etc, houve processo e foi julgado mas no Brasil o que ocorreu com Batistti não seria ilegal mas, imoral com certeza… Read more »

nunes neto

Concordo, entrar, matar e ir embora, vários países fazem isso, EUA, fez isso quando matou Bin Laden, acho que sem autorização!Mas invadir espaço aéreo e bombardear para mim, é bemmmmm fora da lei, Israel faz isso direto!Mas se o país invadido derrubar a aeronave do invasor, o mesmo não pode chorar, claro que os Russos estavam testando a prontidão dos Colombianos a pedido do Venezuelanos sobre coordenação do professor Girafales!Abçs

Ivan

As declarações do senador Roy Barreras são oportunistas e midiáticas. O objetivo é atrair os holofotes para ele, o valente que faz desafios com as espadas alheias, sem risco pessoal. Ele não é importante. Contudo o acontecimento em si é importante e está passando desapercebido por nosso Brasil berço esplêndido preocupado com a Copa do Mundo FIFA. Um dos esportes preferidos da Força Aérea Russa é passear nas barbas das fronteiras aéreas adversárias ou marginalmente dentro delas, com seus aviões de reconhecimento e bombardeiros. Seus Tu-160 (codinome Otan Blackjack) são particularmente interessantes para este tipo de jogo. Velozes com imenso… Read more »

Ivan
Ivan

O conterrâneo Guppy fica me zoando, perguntando pelo “mapento”. É bullying sabia? Ka ka ka ka… Mas como não sou tão politicamente (ou ecologicamente, ou seja lá o que raios for) assim, gosto da brincadeira e visto a carapuça: sou mapento mesmo. Com um mapa na cabeça, ou simplesmente em uma janela na tela do computador, fica sempre mais fácil entender, ou simplesmente especular, os motivos de uma ou outra manobra. Assim sendo, com a prerrogativa de “mapento cabuloso”, convido aos amigos entusiastas a procurar sempre o mapa da região em questão. Para esta segue o mapa político do Caribe:… Read more »

Soldat

Duvida?

Qual é a politica da FAB em relação a bombardeiros?

Porque o Brasil não tem?

E não seria interessante o Brasil comprar alguns TU-160?

Ivan

Soldat, A FAB não tem doutrina, recursos para aquisição e manutenção, nem mesmo alvos para um Tu160 ‘Blackjack’, nem mesmo para um cinquentão como o menor e bem mais antigo Tu16 ‘Badger’. O pior é que tenho dúvidas se consegueriamos interceptar um ‘Blackjack’ em velocidade e altitude máxima. Pesquise em qualquer site de busca: Tupolev Tu160 Vc encontrará alguns dados interessantes: – Velocidade máxima a 12.000 metros em torno de mach 2,05 (2.220 km/h, 1.200 knots, 1.380 mph); – Velocidade de cruzeiro de mach 0,9 (960 km/h, 518 knots, 596 mph); – Teto de serviço em 15.006 m (49,235 ft).… Read more »