Segundo Jornal O Dia, brigadeiro Saito revela que quer ficar no cargo

37

Saito no Senado - foto FAB - agência Força Aérea

Brigadeiro disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão

ClippingNEWS-PARio – O comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, está disposto a ficar mais um ano no cargo. A revelação foi feita ontem no Rio pelo próprio militar, durante encontro de prestação de contas com oficiais superiores.

Saito disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão, que era dada como certa até a bombástica declaração de ontem. “Foi um descontentamento geral”, resumiu fonte da coluna, presente ao encontro.

A insatisfação partiu ainda de oficiais especialistas, que vão ver colegas oriundos da Academia da FAB e médicos serem promovidos no fim do ano, em detrimento dos demais.

No encontro, Saito classificou como “necessário” o processo de promoção que desagrada os oficiais especialistas. O grupo saiu do encontro sem nenhuma promessa de que terá prioridade nas promoções no fim do próximo ano.

O comandante Saito frustrou a audiência também ao falar do arrastado processo de compra de novos caças para FAB. Disse que o processo ainda está em estudo e sem data para ser concluído. Voltou a dizer que, por ele, os caças norte-americanos F/A-18 Super Hornet são os preferidos, mas que a decisão final será mesmo da equipe econômica do governo e do ministro da Defesa, Celso Amorim, e que a opinião dele não deve pesar.

FONTE: Jornal O Dia/Coluna Força Militar – 12.10.13

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Podem esperar que sai nota da FAB sobre essa reportagem aí.

Fighting Falcon

Olha,
Ele poderia pendurar as chuteiras para dar um novo ar para a Força.
Fez um bom trabalho até aqui dentro das limitações impostas, mas a força precisa se renovar na forma de comandar e conduzir as coisas.

Rogério

A reportagem é do dia 12/10

André Sávio Craveiro Bueno

Ele expressou opinião pessoal, dizendo que prefere os SH?

eduardo pereira

Ta confuso hein essa de minha opiniao nao conta muito joga areia no Vespao ou Gripen e deixa margem pro negócio c/ Sukhoy 35/Pak Fa e etc. .

Nick

Essa reportagem tem problemas, ou o CA da FAB.

Afirmar que o processo de aquisição dos caças ainda está em estudos e está nas mãos da equipe econômica, não bate com a informação que a decisão só estava aguardando o ok da Dilmona.

No mais acredito que o Saito está na hora de aposentar, visto que falhou na capacidade de convencer o presidente de escolher e assinar com um dos 3 caças do FX-2.

[]’s

eduardo pereira

O prob. é que o jovem anciao nao quer largar o osso Nick !!
Sds.

joao.filho

Esse e um dos piores problemas do Brasil. Uma vez que um funcionario recebe seu cargo, vai querer ficar la a vida toda. “Sangue jovem? rsrsrs…

Brandenburg

Chama-se “apego ao poder” e aí é acompanhado pelos demais comandantes de força.Há interesse do Min Def e da Presidente porque não são criadores de “marolas” e é preferivel assim do que outros com personalidade mais forte que poderiam criar atritos com determinadas áreas do governo e também com o próprio. Como exemplo o emprego do Exército como “guarda pretoriana” ´para atender ao governador do estado do Rio na data de hoje.

Baschera

Falam do Saito…. mas e os outros, também não querem sair…já que entraram juntos.

Perguntem ao CMA se ele quer sair !

Sds.

Gilberto Rezende

Estou de ALMA lavada, enxaguada e passada… SEMPRE disse que este ___________ tinha preferência PESSOAL pelo Super Hornet e que no Short List manobrou para tirar os russos na marra e para direcionar a sua escolha. E repito o que sempre digo, a ÚNICA explicação para o FX-2 não ter terminado no governo Lula após a declaração em favor do Rafale foi a resistência ATIVA do Brigadeiro Saito a escolha política do Presidente anterior. O Governo Dilma devia deixar de ser covarde ou medroso e trocar de vez os três comandantes militares que estouraram a expulsória de 70 anos. DEU…… Read more »

juarezmartinez

Gilberto Rezende 21 de outubro de 2013 at 17:55 # Estou de ALMA lavada, enxaguada e passada… É gente da laia , quando vem um oficial da índoel o Brig Saito e fala aquiloque pense e se expressa de forma clara e aberta, vocês, a escória dester país relamente lavam a alma. SEMPRE disse que este malsinado JAPA tinha preferência PESSOAL pelo Super Hornet e que no Short List manobrou para tirar os russos na marra e para direcionar a sua escolha. Aqui tu te engana, quem tirou os Russos do FX foram eles próprios ao se negarem a trasferir… Read more »

Wagner

Ou seja, trata-se de um agente infiltrado a serviço de Washington.

ué, vcs nao querem ideologia ?? então, está aí !

juarezmartinez

Qual é a ideologia Wagner????

Grande abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, a conversa está desandando. Atenção para as regras do debate, na coluna direita da página.

birut@

Este __________ não larga o osso mesmo, não resolve nada e ainda quer perpetuar. Vai _______ !!!”!________

COMENTÁRIO EDITADO.

Marcos

Largar o osso é difícil!!!

Carcará 01

E dai gilberto, se ele prefere o SH?? Ele como piloto não pode preferir um determinado avião?? Ou o que vale é a palavra de um ex presidente bebado, _______, _______, que mal sabe o que é uma asa??

Ele não pode preferir o SH pq é americano?? Então se o cmte preferisse o russo ou frances, a palavra dele valeria??

_______________________!! E tenha respeito, LAVE E ENXAGUE A SUA BOCA, quando se referir a um cidadão honrado que tem anos de excelentes serviços prestados a Força!!!

EDITADO: ATAQUE PESSOAL

Colombelli

Fez bons projetos com o que tinha, mas falhou ao não ser suficientemente incisivo na questão do FX-2. O salário ele não perderia, podia e devia ter partido pro choque com a presidência. Os altos escalões das forças armadas tem demonstrado uma apatia mortificante e comodista, que revela preocupação exacerbada com soldos e promoções e não com coisas que deviam ser muito mais importantes a um militar. Isso ocorre com aqueles que não nasceram guerreiros eque fazem da carreira um emprego público. Em contraponto, outros, muitos inclusive que falam aqui, nunca vestiram um farda, mas tem o mais elevado senso… Read more »

Colombelli

A propósito, como ja é de conhecimento de alguns, fui militar de carreira atuando na infantaria do EB. Em junho de 1997, fiz críticas a um oficial e relatei a real situação do EB aos soldados, com reduções de até 2000% nas verbas. Um oficial que se esgueirava e ficou escondido , e que era o próprio criticado, useiro e vezeiro de embustes para aparecer para o coronel, deu uma “parte” contra mim. Fui punido com quatro dias de detenção no quartel, em direito de defesa que não existia na época o âmbito das FA. No mesmo dia, pedi demissão… Read more »

Grifo

Senhores, para mim tem muita coisa errada nesta notícia, que julgo inverídica. Primeiro duvido que o brigadeiro Saito tenha se “justificado” ou “prestado contas” sobre sua permanência no cargo para os seus subordinados, ainda mais oficiais de mais baixa patente como foi o caso. A permanência dele no Comando é assunto entre ele, o Ministro da Defesa e a Presidente da República e mais ninguém. Segundo acredito que jamais o brigadeiro Saito iria declarar publicamente preferência sobre este ou aquele concorrente, em matéria que está sob decisão da Presidente da República. Eu acredito que o brigadeiro Saito pessoalmente goste muito… Read more »

Gilberto Rezende

Como cidadão ele tem todo direito a ter opinião, como militar ele tem OBRIGAÇÃO de obedecer as ordens do poder CIVIL CONSTITUCIONAL. O Short List diz que os três caças ATENDEM ao serviço. Uma vez que o Presidente decidiu pelo Rafale ele TINHA a OBRIGAÇÃO de obedecer e ponto final. ISTO é o comportamento que se ESPERA de um militar num estado democrático de DIREITO. Não foi isto que ele fez, deixou de ser militar para ser ator político e com uma chantagem POLÍTICA conseguiu que o presidente anterior (considerando suas prioridades políticas) não finalizasse o FX-2 e atendesse a… Read more »

Edgar

Gilberto, pelo que me lembro, o próprio MD da ocasião desmentiu o Sr. Presidente. Você acha mesmo que se o que o antigo presidente falava pudesse ser registrado, ou seja, não voltasse atrás na própria decisão, o TB não teria aceitado o francês como caça escolhido? Sendo que a própria COPAC o colocou na shortlist, como você disse, estando apto a ser escolhido? Veja que não foi o Saito que desmentiu o presidente, mas sim o próprio Ministro da Defesa nomeado por Lula. Veja o que realmente ocorreu antes de permanecer nesse loop infinito de acusações ao TB: http://www.aereo.jor.br/2009/09/08/jobim-contradiz-lula-e-afirma-que-compra-de-cacas-ainda-esta-em-analise/ http://www.aereo.jor.br/2009/09/09/f-x2-franca-tera-que-reduzir-custos-do-rafale/… Read more »

mdanton

Colombelli…parabéns!
Os militares atuais, em sua grande maioria, estão mais para entreguistas do que idealistas pela nação brasileira. Só reclamam de salários e fazem beijinhos…
Como já disse em outro tópico…o orçamento anual das forças armadas só perde para o da PREVIDENCIA SOCIAL…é maior que o da saúd e da educação. Uma enormidade de dinheiro desperdiçado com pensões de filhas, netas, bisnetas, tataranetas, etc….tem familia pendurada nisso há mais de 1 século. Essa grana toda daria para dotar de “brinquedinhos” toda as forças, mas só esta servindo para sutentar vagabundos que nunca passaram perto de um quartel.

Blackhawk

Engraçado que a moderação não edita um ataque pessoal ao ex-presidente.
Por mais que não concorde em algumas coisas e não tenha ficado satisfeito com seu governo, é uma falta de respeito e falta de patriotismo ofender uma pessoa que já foi presidente da república.
Em segundo lugar, gostaria de saber dos foristas, quem daqui não bebe? Quem nunca ficou de porre? Muitos daqui que chamam o ex-presidente de bêbado, mas fazem seu discurso moralista em cuecas.

Gilberto Rezende

Muito engraçado a EDIÇÃO DO COMENT induzindo um insulto onde não houve…

Acho que vou tirar umas férias do site…

RomauBR

Falta de patriotismo ofender a um larápio de nove dedos, alguém que não fez outra coisa senão locupletar a si e a sua família? Um ser que fez de tudo, e por fim, tudo que fez foi inventar e organizar métodos para que ele e seu bando de asseclas se perpetuassem no poder? Com todo o respeito, eu mesmo já fiquei de porre, e muuuuitas vezes, mas nunca em cadeia nacional e/ou representando meu país. Tigrinho, que tal uns dias em Pyongyang? Ou quem sabe em Caracas, uma das cidades mais tranquilas do mundo? Talvez uma prainha ensolarada nas enseadas… Read more »

Blackhawk

RomauBR, se teu discurso fosse contra todos os que fizeram isso com o país, talvez pudesse ser considerado pelo menos um pouco imparcial. O problema é que reiteradamente aqui só é visto um lado da moeda, aquele que lhe agrada. O resto é esquecido porque não lhe é conveniente lembrar.
Erros todos cometeram e certamente ainda cometerão… Lula, Dilma, FHC, Collor, os ditadores militares, etc, etc.

Gilberto Rezende
juarezmartinez

Já vai tarde, e quando 2015 chegar a nau chamada Brasil estiver fazendo agua por todos os lados tu é um dos primeiros dessa ______________ que apossou do poder neste país que vai ser o primeiro a pular fora…
___________________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO DIRIGIR OFENSAS AOS DEMAIS COMENTARISTAS.

joseboscojr

Só agora o Saito revelou que tem preferência pelo Super Hornet e a atual presidente do país, a Dilma, ainda não se manifestou a respeito.
O Lula era o presidente no passado, portanto, não me parece que houve qualquer quebra de hierarquia.
Não creio que o estado democrático de direito esteja em risco.

juarezmartinez

Mestre Bosco, a” bambizagem esquerdopata” se deve porque o Brig Saito externou a prefer~ência pelo avião “duzamericanu”, caso tivesse externado pelo Rafale ou ainda pela entrada do Sukhoi pela porta dos fundos esta mesma “gente” estaria enaltecendo a liderança e o alinhamento com o pensamento GF, tudo para esta tchurma é ideologia e oportunidade para uma falcatrua.

Grande abraço

Vader

Blackhawk 22 de outubro de 2013 at 14:34 # Nunca vi nenhum Presidente-General de porre dando declaração em cadeia nacional. Muito menos tratando de assunto tão sério quanto a compra de caças da FAB. Nunca vi aquele _________do Sarney fazer isso. Nunca vi o__________ Collor de Mello fazer isso. Nunca vi Itamar Franco fazer isso. E nunca, nunca mesmo vi FHC fazer isso. Nem a Dilma, creio, jamais envergonharia o país assim. Me desculpe companheiro: o que o CIDADÃO Lula (porque ele já não é mais p. nenhuma) fez naquele fatídico 7 de setembro de 2009, com as câmeras de… Read more »

Colombelli

Gilberto, em que pese as suas anunciadas férias, e o fato de eu não ter procuração para defesa do Saito, é preciso esclarecer uma coisa: o fato de o Rafale não estar em Anapolis hoje não tem relação alguma com qualquer coisa que o Brigadeiro tenha feito. Não foi a preferência dele por A ou B que fulminou a escolha do Rafale. Aliás ele não tem, nem nunca teve poder para isso. Ao presidente cabia e cabe esta escolha e dela ela ( ou da ausência ainda de decisão séria), a atual, deve, e o seu antecessor devia, respostas ao… Read more »

Guilherme Poggio

Ainda ressalto que, ate onde se sabe, a preferência da FAB era pelo Gripen por motivos óbvios.

Prezado Colombelli

Eu completaria essa frase dizendo que há indícios a favor do Gripen em função da hierarquização das propostas com base nos critérios estabelecidos pela COPAC, que fez a avaliação de todo o processo, e com referendo do Alto Comando da Aeronáutica.

Control

Srs Em um processo de licitação pública, nenhum funcionário público que tenha algum grau possível de influência no processo pode externar preferência por um proponente sob pena de colocar sob suspeita todo o processo e incorrer no risco de ações judiciais que inviabilizem a licitação incorrendo em prejuízo para o Estado. O que implica, seja na geração de suspeita sobre a lisura do processo, seja no risco de processos e atraso da licitação em crime do funcionário público que deve ser punido. Se o Brigadeiro Saito externou uma preferência, ele errou e, pela lógica devia/deve ser afastado do processo (Como… Read more »

Guilherme Poggio

Em um processo de licitação pública, nenhum funcionário público que tenha algum grau possível de influência no processo pode externar preferência por um proponente sob pena de colocar sob suspeita todo o processo e incorrer no risco de ações judiciais que inviabilizem a licitação incorrendo em prejuízo para o Estado.

Possivelmente o Jobim e o Lula não sabiam disso.