Edwards deu adeus ao T-38A na escola de piloto de testes

2

T-38A e T-38C da USAF

T-38A em voo de despedida com  T-38C em Edwards - ampliação foto USAF

Versão modernizada T-38C, equipada com ‘glass cockpit’,  continuará o trabalho de formação dos pilotos de testes na base

Por décadas, a Escola de Pilotos de Testes da Força Aérea dos EUA (USAF), na Base Aérea de Edwards, vem empregando o jato treinador supersônico T-38 Talon no seu curso. No final de setembro, o modelo A deixou oficialmente de fazer parte da escola, com um voo de despedida realizado no dia 20 daquele mês.

Na foto (ampliada acima e completa abaixo), um T-38C que continua a ser empregado no curso é visto voando com o último T-38A que era empregado em Edwards (Califórnia – EUA), no que foi chamado “heritage flight”, pois reuniu no mesmo voo uma versão antiga e nova do jato. No dia 23, os últimos dois T-38A deixaram Edwards rumo à Base Aérea de Holloman (Novo México), onde estava programado que passariam por manutenção e retirada de todos os sistemas de aquisição de dados utilizados no curso de piloto de testes, para serem restaurados à configuração tradicional.

T-38A em voo de despedida com  T-38C em Edwards - foto USAF

Após essas modificações, os T-38A serão enviados ao Comando de Combate Aéreo na Base Aérea de Langley (Virgínia) e Tyndall (Flórida), para serem utilizados no programa de treinamento de pilotos de F-22 Raptor, em que simulam alvos para mísseis. Por sua vez, o curso de piloto de testes de Edwards continuará utilizando o T-38C, que usa a mesma célula e motor do T-38A, porém com uma nova aviônica. Esta inclui um painel com telas digitais integradas (“glass cockpit”), HUD (visor ao nível dos olhos) e um sistema de simulação de lançamento de bombas (“no drop bomb” scoring system).

FONTE / FOTO: USAF – Edwards AFB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

E nós continuamos com nossos velhinhos, porém guerreiros 5-M.