Amorim: F-X2 ‘será concluído em breve’ e há interesse em ‘quinta geração de aviões de combate’

12

NOVO - Protesto pró - F-X2

País quer aprofundar parceria com a Rússia, diz Amorim

ClippingNEWS-PAO ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o Brasil está interessado em aprofundar uma parceria militar estratégica com a Rússia que poderá incluir a cooperação na área cibernética e, no futuro, a possibilidade de o País comprar aviões de combate russos. Ele fez essa afirmação depois de reunir-se em Brasília com o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

Segundo Amorim, o Brasil e a Rússia concordaram em estabelecer um grupo de trabalho sobre defesa cibernética. O País passou a ver maior necessidade de melhorar seus sistemas de defesa cibernética depois da revelação de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) espionou vários “alvos” brasileiros, entre eles a presidente Dilma Rousseff e dirigentes da Petrobras.

De acordo com o Ministério da Defesa, o Brasil deverá receber no primeiro trimestre de 2014 os últimos três helicópteros militares russos MI-35M, de um total de 12 adquiridos. O Brasil também espera concluir um acordo para comprar cerca de US$ 1 bilhão em equipamento de defesa antiaérea russo em meados do próximo ano.

Amorim também disse que o processo de seleção da quarta geração de aviões de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB) “será concluído em breve” e que o Brasil também está interessado em discutir a possibilidade de comprar caças da Rússia no futuro. “Estamos muito interessados em ouvir sobre e em discutir uma quinta geração de aviões de combate com nossos parceiros”, acrescentou o ministro.

Em um processo iniciado ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil está selecionando o fornecedor de 36 novos aviões de combate, em um contrato que poderá chegar a US$ 5 bilhões. Os três finalistas são o Rafale, produzido pela francesa Dassault Aviation, o F/A 18E/F Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

FONTE: Agência Estado, via Território Eldorado (com informações do Dow Jones Newswires)

NOTA DO EDITOR: os destaques em negrito são nossos, assim como o título. A chamada original é o atual subtítulo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Eu estou ouvindo que esse FX-2 “será concluído em breve” há pelo menos uns 4 anos.

eduardo pereira

Eta nóis !! O papo foi bâo mesmo cumpadi to começando a achar que os vidros em Brasilia serao quebrados ao som de big motores de Sukhoy’s num futuro nao tao distante !!rs

Nick

Esse “em breve” do MD Cone não quer dizer nada. Mas nada mesmo. Nadica de nada. Nothing. NAADAAAAAAA!

Resumo da história: muito blá-blá-blá e nada de concreto nem mesmo as baterias anti-áereas russas.

A pérola do dia foi:”Brasil também está interessado em discutir a possibilidade de comprar caças da Rússia no futuro”

INTERESSADO em DISCUTIR no FUTURO : Ou seja vamos falar disso mais pra frente, quem sabe tenhamos algum presidente com capacidade de decidir alguma coisa. Hoje só temos uma presidente que não quer NADA com NADA, a não ser é claro se reeleger.

[]’s

Baschera

Nada de novo… o Brasil é o eterno país do “futuro”. Que não chega nunca…. Os editores e muitos colegas aqui sabem que este processo, inicialmente chamado de Projeto Fênix, iniciou seus estudos preliminares em 1991, ainda no âmbito interno da FAB, e, em 1996, passou a ser conhecido como “FX”… e se arrasta como um zumbí até os dias de hoje….e não foi decidido ainda. Então, se um processo iniciado a mais de vinte anos ainda não foi concluído… este tal “futuro” dito pelo MD será quando o “messias” voltar…. Recomenda-se ao russos, portanto, uma certa dose de paciência… Read more »

Bogaz

Traduzindo o texto conforme a nocão de tempo do governo:

“Muito em breve” = pelo menos 17 anos.

“Futuro” = com certeza não vamos estar vivos para ver isso.

E so uma questão de interpretacão.

glaison

Eu gosto do assunto aviação.
Mas quando tem essas noticias aqui no PA, eu sinto uma tristeza. Não teremos caças, a não ser que quem for vender seja associada a uma empreiteira, e nós sabemos disso.
Só vende quem patrocina o governo, e ainda assim, em uma condição económica favorável. Não é o caso.
Falam do PT, mas FHC também não resolveu. Não há diferença entre governos, assim, como não existe diferença entre o resultado.
Nenhum.

thomas_dw

não sabia que o Amorim contava piadas tao boas.

DrCockroach

Depois que o Nunao disse que o Galante se recusa a comentar sobre o FX-2, adotei a mesma politica. Mas, em contraste, minha promessa fica valendo ateh a proxima vez que o DrCockroach volte a falar do FX-2 🙂 O que nao entendo sobre o CA eh que ele fica dando prazos, dando promessas, e nao cumprindo, sem nenhuma vergonha. Este homem eh um pecador, o que ele vai fazer agora, correr p/ se esconder atras de uma pedra? O momento musical continua com a fantastica Nina Simone (“Sinnerman”): http://youtu.be/0hcEiEyylEA Oh Sinnerman, where you gonna run to? Sinnerman, where you… Read more »

Edgar

Realmente, o FX-2 será concluído em breve

Marcos

O Brasil não é o país do futuro. É o país do passado, que já foi e nunca será alcançado.

Oganza

Esse Sr. Ministro é uma pústula no corpo da raça humana, mas a minha briga é com a imprensa, que hj no Brasil é uma porcaria de papagaio que só repete o que os outros falam, ninguém questiona, ninguém da opinião…. hj eu não assino mais nada, revista, tv, rádio… está tudo na núvem… mas eu sou uma minoria que tem acesso a isso e o mínimo de disposição de buscar publicações que estão sendo oferecidas como assinaturas. Na boa, esses grupos de comuicação não merecem um centavo meu… não enrriqueçam mais esses sangue-sugas. Fica aqui o meu apelo por… Read more »