Fordefesa 4 - 46-47

A revista Forças de Defesa número 4, do primeiro trimestre de 2012, trouxe um levantamento de todos os programas de aquisição de caças (denominados “Programas F-X”) que ocorreram ao longo deste início de Século ao redor do planeta. Foi uma árdua tarefa que demandou muita pesquisa e formatação, mas que no final trouxe gratas e interessantes conclusões sobre quais os caças que mais foram negociados neste período. Muitos poderão até se surpreender com o resultado final.

Resolvemos disponibilizar o artigo em formato PDF para que mais leitores tenham acesso às informações preciosas deste trabalho e possam ter uma visão mais abrangente, para comparar com o programa F-X2 da FAB. Para baixar o artigo, clique na imagem acima ou aqui.

Aproveitamos para informar que ainda temos (poucos) exemplares da revista impressa Forças de Defesa número 4. Quem quiser comprar, envie e-mail para revista@fordefesa.com.br solicitando informações.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayuan

A leitura desse artigo, desde que saiu em papel, me ajudou a consolidar uma opinião que possuía: como é nocivo ao Brasil que os programas de aquisições militares estejam sujeitos ao crivo do Poder Executivo! Não pensem que não acho que o comando das FAs não deve estar nas mãos do Executivo. O/A Presidente da República (não me peçam pra agredir a língua pátria chamando de presidenta) deve ser o/a comandante (imagina comandanta…) das FAs mas não deve ser quem decide o que se compra para elas. Em outras palavras, decidir como empregá-la pois isto faz parte da esfera política… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Se formos considerar que o atual FX2 é descendente do FX e este do Projeto Fênix, do início dos anos 90, veremos que ele passou pelos gabinetes de Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique (duas vezes), Lula (duas vezes) e Dilma.” Mayuan, Já coloquei essa opinião aqui algumas vezes (e sem querer puxar sardinha para qualquer um dos presidentes que você citou), mas precisamos fazer uma distinção entre as fases em que o programa não está na mesa deles, para decidir, pois ainda estaria nas etapas de avaliação da FAB, e as fases em que está na mesa (ou seja,… Read more »

Mayuan

Concordo com tudo isso Nunão e é por isso que sempre discordo dos colegas quando exaltam ou atacam esse ou aquele governante/partido. Não sou militante e nem mesmo simpatizante de partido algum. A estrutura política no Brasil precisa urgentemente ser completamente revista. Por isso mesmo, uma das coisas que precisa ser revista é o fato desse tipo de decisão caber ao Poder Executivo. Tem que ser decidido por cada FA com o orçamento que lhe for destinado. Somente elas tem o conhecimento técnico e operacional para poder decidir o que priorizar. É por isso não ser uma realidade que tantos… Read more »

Iväny Junior

Passando por aqui para parabenizar esta reportagem. Muito bom.