terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Array

FAB reconstrói único acesso por terra ao CPBV, em Cachimbo

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Ponte sobre Rio Braço Norte em Cachimbo - foto FAB

Ponte, que transporta parte do efetivo do Campo de Provas Brigadeiro Veloso e o combustível para as aeronaves que nele realizam exercícios, for reconstruída em parceria com o Exército Brasileiro

A ponte sobre o rio Braço Norte, único acesso terrestre ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na serra do Cachimbo, sul do Pará, foi entregue na manhã desta quarta-feira (09/10). A obra de reconstrução é resultado da parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) com o Exército Brasileiro.

Por ela é transportado parte do efetivo e o combustível utilizado para abastecer as aeronaves. “Essa ponte é fundamental para resolver questões logísticas, de subsistência e o acesso aos municípios vizinhos”, ressalta o comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, organização a qual o CPBV é subordinado.

Construída há 40 anos, a última reforma foi realizada em 1999. “Quando o carro passava, a ponte balançava e a fazia barulho, agora a gente está mais seguro”, revela o Cabo Ronicleiton Amaral da Silva, que faz parte do efetivo do CPBV e passa todos os dias pelo local.

Ponte sobre Rio Braço Norte em Cachimbo - foto 3 FAB

A ponte tem 32 metros de comprimento e 5m de largura. Toda a madeira utilizada na reconstrução foi apreendida em missões patrimoniais realizadas pela FAB na região e doadas pelo IBAMA. O custo da obra foi de R$Ponte sobre o rio Braço Forte é reiinaugurada Cabo V. Santos / Agência 40 mil. A reconstrução durou 18 dias e envolveu 15 militares do Exército e da FAB. Eles trabalharam 12 horas por dia para que a obra fosse realizada o mais rápido possível. Durante o período, uma via para pedestres permaneceu em atividade até o término dos trabalhos.

“O objetivo da Aeronáutica era fazer a recuperação da ponte e o Exército aproveitou para fazer o adestramento do pessoal capacitando-o em pontes semi permanentes. Isso simboliza o laço tático e o laço de amizade entre as duas Forças”, ressalta o comandante da 23ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército e diretor das obras, Wagner Oliveira Gonçalves.

Ponte sobre Rio Braço Norte em Cachimbo - foto 2 FAB

Campo de Provas – O CPBV localiza-se no sul do Pará na divisa com o Mato Grosso. A cidade mais próxima, Guarantã do Norte, fica a 80 Km do local. O efetivo da guarnição é de 179 pessoas, sendo que 79 pessoas moram em Guarantã do Norte e fazem o percurso todos os dias. Os outros dois terços passam 21 dias na organização e 21 dias em Brasília, em revezamento. O CPBV é o principal campo de provas para esquadrões da FAB realizarem exercícios operacionais com emprego de armamento.

FONTE / FOTOS (Cb V Santos): Agência Força Aérea – FAB

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho

Essa maravilha de ponte serve como um belo exemplo de “reaparelhamento” da FAB…rsrsrs.

Fighting Falcon

Olha o que a engenharia pode fazer onde não tem estrutura.
Soluções existem, falta boa vontade dos governantes utilizar o que tem de melhor para fazer acontecer no interior desse país.
Não é função do EB, mas que ele arrumaria muita coisa ai por esse interior não é brincadeira, além do custo infinitamente menor. Que o GF pegue a economia desses recursos e reaparelhe as FA a contento.

Mauricio R.

Interessante, ainda não apareceram “descendentes” de quilombolas, reinvindicando o campo de Cachimbo???
Não arrumem mto o lugar, senão eles aparecem!!!

Reportagens especiais

Poder Aéreo no Marrakech Air Show

Por Jean François Auran Especial para Forças de Defesa/Poder Aéreo A sexta edição do show aéreo marroquino "Marrakech Air Show", ocorreu...
- Advertisement -
- Advertisement -