Governo chinês ainda não forneceu a licença necessária

 

J-10 - 3

O caça chinês J-10 ainda não foi exportado devido à falta de licença emitida pelas autoridades chinesas, disse Ma Zhiping, vice-presidente da estatal China National Aero-Technology Import & Export Corporation.

Em resposta a relatos da mídia exterior e especulações de que o J-10 foi exportado para o Paquistão, Ma foi citado pelo portal de notícias huanqiu.com , dizendo que nem mesmo um único J-10 foi enviado ao Paquistão.

“A obtenção de uma autorização nacional antes de exportá-lo é prioridade”, disse Ma durante a Aviation Expo/China 2013, em Pequim.

O país, que lançou um programa de pesquisa para um novo caça a jato geração em 1984, viu pela primeira vez o julgamento do avião 14 anos depois . O jato entrou oficialmente em serviço em 2006.

“Podemos antecipar boas perspectivas de exportação já que muitos potenciais clientes têm demonstrado grande interesse nele e fizeram perguntas sobre o preço. Muitos países asiáticos, africanos e da América Latina, que são usuários de caças chineses, soviéticos e franceses formam uma clientela enorme “, disse Ma.

FONTE: GlobalTimes (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

Linda essa foto do J-10.

Dá para ver nitidamente a quebra de torção que caracteriza a asa desse caça (é a primeira vez que vejo esse recurso num delta).

Alguém sabe por que ele não obtém licença de exportação, visto que existem vários interessados em adquiri-lo?

Galeão Cumbica

Ele parece com um mini typhoon!

GC

Soldat

Para mim parece mas com o Rafale!

Galeão Cumbica

O rafale tem entradas de ar laterais e typhoon como o J10 sao inferiores.

Sds

Baschera

Já disse isto anteriormente….

Da metade para trás ele se parece com um F-16 e da metade para frente com um EF-2000 Eurofighter…..

Pena que seja considerado um vetor de terceira geração.

Quando divulgarem seu preço, aposto que será inferior a Us$ 40 milhões.

Sds.

Max

Baschera, o J-10 é um caça de 3ª geração?

Mauricio R.

OFF TOPIC… …mas nem tanto!!! Este post, de um ac chinês, me parece um bom lugar p/ esta notícia: Voa na França o 1º exemplar do carissimo remendão, nem radar AESA tem, de M-2000H indiano. (http://www.livefistdefence.com/2013/10/1st-upgraded-indian-mirage-2000-flies.html) Qnto a este ac chinês, pouco importa se é de 3ª ou qualquer outra geração, ou se realmente custará 40 milhões USD a unidade, o que realmente importará serão a capacidade do eventual operador, exceto a própria China PRC, em mante-lo, a qualidade e a integridade do material de reposição e seu custo operacional ao longo de sua vida útil. O resto é papo… Read more »

Max

Eu acho interessante saber a geração de um caça.
E não sou plastimodelista .
Acho que em pleno século 21, os chineses lançarem um caça com características dos anos 80, um fato revelador da verdadeira capacidade técnica/industrial deles.
Quem irá comprar um avião desses que não vai fazer frente a um inimigo de 4ªgeração?

Wagner

Muita gente pode querer comprar esse avião, que pode ser adaptado com tecnologias de caças de 4,5 geração. Eu acho que um país que consegue produzir um caça como esse, que tem suas qualidades, está a caminho de produzir SOZINHO um caça ainda melhor daqui a uns anos. Além disso, ele tem potencial de exportação sem duvida alguma. Muitos paises vão compra-lo e ficar felizes com ele ( presumindo que seja resistente e duravel…). Somente tres paises do mundo embarcaram na quinta geração que vc tanto ama : USA ( com restrições e problemas orçamentarios e de disponibilidade), Rússia ainda… Read more »

Baschera

Max
5 de outubro de 2013 at 15:31 #

Baschera, o J-10 é um caça de 3ª geração?

A maioria dos analista assim o consideram, como se pode comprovar nas várias matérias acerca desta nota que já li.

Uma coisa é certa, na época que se iniciaram os estudos para sua construção (1984) as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de semelhantes vetores tinha esta caracteristica que se convencionou chamar de terceira geração.

O J-10 tem caracteristicas semelhantes a um F-16 Block 30 …. na minha opinião.

Sds.

Max

Grato pela resposta Baschera.

nunes neto

Só lembrando que os sinos não produziram sozinhos esse caça, conta a lenda que receberam (Compraram) o projeto de Israel!

Fighting Falcon

Quanto será que sairia um caça desses para venda externa com o pacote completo?

joao.filho

“Só lembrando que os sinos não produziram sozinhos esse caça, conta a lenda que receberam (Compraram) o projeto de Israel!”

E isso o que tem de ruim? Comprar um projeto e produzir seria uma possibilidade muito atraente para o Brasil, caso houvesse seriedade nesse pais. Sempre que a China ou a Russia mostram um caça novo, chovem as criticas do Brasil, que ate agora nem sequer um modesto caça a altura do F-5 conseguiu projetar, nem se diga produzir…

Max

João.Filho, acaso também não chovem criticas pela falta de seriedade ao Brasil na área de defesa ?
Os comentaristas que criticam aspectos desse ou outro projeto são obrigados a produzir um caça para terem o direito de comentar?

joao.filho

Nao, simplesmente quero ver o Brasil falar muito menos, e fazer muito mais nessa area. E como aquele cara barrigudo que fica criticando o Mr. Olimpia. Ja esta na hora do Brasil sair dos anod 70 na area dos caças!!!

Max

Nisso concordamos plenamente.
Mas aqui, se você tivesse bilhões de dólares e fizesse um longo e demorado sacrifício de investir na produção de um caça moderno, ia terminar falido sem apoio do governo nem para encomendar o mínimo para manter a linha de produção aberta .
É só lembrar do caso do Osório.
Aqui, sem propina, das grandes nos lugares certos é muito difícil, quase impossível se produzir algo que preste e isso em todos os setores importantes

Mauricio R.

Não existe tal coisa:

“…nem para encomendar o mínimo para manter a linha de produção aberta .”

As necessidades de FAB são minúsculas e finitas, então se não for exportavel, nada feito, não se sustenta!!!

Ivan

https://static.rcgroups.net/forums/attachments/9/5/1/2/a1626098-80-j10%20and%20Lavi%20comparison.jpg?d=1198421192 Uma imagem pode esclarecer muita coisa. Esta aponta as semelhanças entre o J10 chinês e o Lavi israelense. Não há coincidência, mas uma transação comercial que desagradou profundamente os americanos. Uma prioridade estratégica de Pequim é modernizar o People’s Liberation Army – PLA, em terra, mar, ar e espaço. Para atingir seus objetivos vão buscar tecnologia em qualquer lugar (França, Israel, Rússia ou Ucrânia) e por qualquer meio (compra, cópia, espionagem ou roubo). Já li declarações de líderes do PC chinês que até mesmo os avanços econômicos tem por objetivo final o fortalecimeno do PLA, que é o braço… Read more »

Ivan

Em tempo:

O AEREO tem um excelente desenho comparativo entre
Gripen A ou C, JF17 Thunder e J10 ‘Vigorous Dragon’.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/05/Gripen-J-10-FC-1.jpg

Vale a pena rever.

Sds.,
Ivan.

Ivan

Ainda em tempo:

Apesar do J10 ‘Vigoroys Dragon’ ser parecido também com o EF2000 Typhoon, há diferenças importantes que podem ser observadas neste desenho comparativo:

https://www.defence.pk/gallery/data/504/medium/00138611282007010712035ur5.jpg

Não apenas a quantidade de motores (um contra dois), mas a forma das entradas de ar, a posição dos canards e até mesmo a dimensão das aeronaves, entre outras.

Abç.,
Ivan.

nunes neto

João filho ,acho que vc não leu o que eu disse, eu não critiquei, apenas dei uma resposta ao wagner que disse que um país que produz um caça desses sozinho…. ai respond:i conta a lenda que eles não produziram sozinhos… caiu a ficha?Abçs