Helicóptero de Dilma falha pela segunda vez em menos de uma semana

26

Dilma embarca em VH-34 após recepcionar papa - foto D Ramalho - Terra

vinheta-clipping-aereoPela segunda vez em um intervalo de seis dias, um helicóptero que transportaria a presidente Dilma Rousseff sofreu pane elétrica e não pôde decolar. Dilma seguiria para a Base Aérea de Brasília, de onde iria para o Rio Grande do Norte, mas teve de fazer o descolamento de carro.

Segundo explicações da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave, um H-34 (Super Puma), “apresentou um problema no motor de partida durante o acionamento de um dos motores”.

“A aeronave não chegou a decolar e não houve qualquer risco à segurança dos ocupantes do H-34, que já se encontra novamente em operação, após ter passado pela devida manutenção”, afirma o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica por meio de nota.

Na quinta-feira da semana passada, outra falha elétrica frustrou a decolagem de um Super Puma com a presidente a bordo. A aeronave foi consertada no pátio do Palácio da Alvorada. A Aeronáutica não soube dizer se é o mesmo helicóptero que deu problema hoje.

A promessa do Planalto em 2012 era que no segundo semestre deste ano a presidente não usaria mais helicópteros Super Puma. A previsão era que as aeronaves usadas em Brasília seriam trocadas pelo modelo EC-725. O primeiro foi entregue em julho do ano passado e o segundo deveria ter sido entregue no meio de 2013.

O Grupo de Transportes Especiais da Aeronáutica dispõe de duas aeronaves VH-34 (Super Puma) e duas VH-35 (EC135). Toda a manutenção obedece, rigorosamente, aos critérios do fabricante.

FONTE / FOTO: Portal Terra (a foto da presidente entrando na versão vip do Super Puma é da época da visita do papa Francisco ao Brasil)

NOTA DO EDITOR:
o que a reportagem não respondeu é por que a presidente não usa o EC-725, uma vez que o mesmo já foi entregue.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

O GSI sabe porque ela não usa o EC-725…..

Sds.

joao.filho

Porque ela nao usa a vassoura???

Augusto

“o que a reportagem não respondeu é por que a presidente não usa o EC-725, uma vez que o mesmo já foi entregue.”

Ah, se a grande imprensa fosse atrás dos detalhes!

Renato Oliveira

Augusto disse: “Ah, se a grande imprensa fosse atrás dos detalhes!”

Simples, Augusto. O Portal Terra, entre outros, fazem parte da imprensa grande, enquanto a Trilogia e uns poucos outros fazem parte da grande imprensa.

A grandeza, neste caso, não se relaciona ao tamanho da mídia, mas sim com a seriedade e profundidade com que o assunto é tratado. Uma pena que a grande imprensa, já há um bom tempo, esteja ligada à imprensa pequena – o que não significa que imprensa pequena necessariamente signifique imprensa grande.

Renato Oliveira

Prezado joao.filho,

Provavelmente ela tem que levar mais para… ops pessoal dela, e a vassoura só cabe uma pessoa.

joao.filho

rsrs. Renato, ta bacana teu avatar…

ci_pin_ha

Alguém sabe dizer quantos Super Puma nossas Forças Armadas possuem? e se não valeria uma modernização?

solskhaer

Coitado dos pobres mortais motoristas aqui de Brasília ter que ceder aos truculentos batedores em dar passagem para a comitiva frustrada! E que trânsito!!!!
Já vi e ouvi várias passagem desse helicóptero aqui pertinho do meu trabalho, me causa má impressão!

solskhaer

… olha o português, digo “passagens”.

Blind Man's Bluff

Sei que é errado dizer isso (pelos pilotos claro!), mas vamos torcer para que caia de uma vez e acabe logo com essa bruxa!

Nick

Caro Blind..

É errado querer algo mal de uma pessoa, mas que dá vontade dá…:)

[]’s

ricardo_recife

Caro Bind.

Também tenho este sentimento nefasto, mas justo.

Pensando no quem vem na fila o sentimento fica mais forte. O ideal era uma voo com a Bruxa, o ex, o vice e os presidentes da Câmara e do Senado, e mais uns mil.

Abs,

Ricardo

Fighting Falcon

Acho que ela não usa, pq o pessoal do GSI andou lendo as opiniões sobre a aeronave aqui no Aéreo rsrs

thomas_dw

nao usam devido as restricoes operacionais, que, para um helicoptero de uso militar nao sao tao importantes, mas para uma unidade que transporta um chefe de estado tornam seu uso impossivel.

Alias, nem sei para que compraram os Caracal para o GTE, pois os Super Puma estao semi novos.

4 helicoperos para a Presidencia, alem dos 2 menores, so no Brasil.

Vader

Pois éééééé…

ci_pin_ha

Isso me fez pensar: se o helicóptero presidencial está assim, imagina os outros…

Fernando "Nunão" De Martini

O que acho curioso da notícia é que, aparentemente, não se usa nenhum dos dois VH-35 “Tico e Teco” (EC-135) em Brasília, preferindo-se o Super Puma para esses deslocamentos curtos… Frequentemente, os EC-135 estão em São Paulo, apoiando deslocamentos aqui na Capital, e às vezes se vê até mesmo os dois juntos na Base Aérea de São Paulo. A impressão que dá é que ficam a maior parte do tempo na capital paulista. http://www.aereo.jor.br/2012/10/01/sabado-aereo-2012-na-basp-sol-ceu-azul-e-avioes-para-todos-os-gostos/ http://www.aereo.jor.br/2011/09/19/portoes-abertos-basp-70-anos/ http://www.aereo.jor.br/2011/09/21/eurocopter-ec135-de-uso-militar-no-brasil/ http://www.aereo.jor.br/2009/03/20/conheca-os-mais-novos-helicopteros-da-fab/ Tirando a questão de que é necessário ter uma aeronave reserva, não seria o caso de pelo menos um ser usado de forma… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Que é isso, Poggio… A porta do EC-135 é boa pra caramba, e o espaço eu acho muito bom.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/09/EC135-do-GTE-foto-5-Poder-A%C3%A9reo-Nun%C3%A3o.jpg

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/09/BASP-70-anos-EC-135-3-foto-poder-aereo.jpg

Talvez o problema seja que, com o assento virado para trás, dá dor no pescoço tentando olhar para o que o piloto está fazendo e tentar dar pitaco…

(maldade… Mas também, quem mandou ganhar a fama de “corneteira”? http://www.aereo.jor.br/2013/05/26/dilma-invade-cabine-do-piloto-e-vira-corneteira-dos-voos-oficiais/)

Marcos

Solução tem nome: Sikorsky!

Mas é americano.

Mauricio R.

Algumas orelhas no GTE, devem estar bem quentes.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Maurício.

Até tu, Brutus, quer dizer, GTE…

Klesson

Nunão,

Outra hipótese talvez seja que a presidente olhando para trás, tenha a sensação de que as coisas estão passando, indo embora, preconizando um futuro não tão distante assim.
tomara que acabe logo!

Nautilus

O Brasil é um país rico, por isso os Super Puma serão desativados quando os EC725 entrarem em serviço. Só países pobres, como o Reino Unido modernizam helicópteros mais antigos, como a RAF está fazendo com seus Puma (sim, Puminha mesmo, não Super Puma!)…

Colombelli

Blind, concordo, mas bem que ela podia convidar uma certa pessoa para este vôo da “esperança” rumo ao desconhecido uma que ao tentar agarrar-se sentiria falta de uma pequena área de contato na mão.

E se não for demais, pediria que os pilotos saissem ilesos ( e ovacionados como heróis) e que os outros dois citados acima tivessem bastante tempo de agonia antes do fim para pensar no que fizeram.

A suprema ironia seria perecerem dentro de um aparelho que empurraram ao contribuinte a preço de ouro e por conta sabe-se lá de que tipo de motivação infame.