Espionagem: Super Hornet vai ‘pagar o pato’?

43

Governo restringirá à compra de caças para reequipar Forças Armadas brasileiras a resposta econômica ao monitoramento norte-americano

 

Super Hornet do Jolly Rogers sendo lançado do CVN 69 com AIM-9 na ponta da asa esquerda - foto USN

vinheta-clipping-aereoDepois de adotar um tom bastante duro contra as ações de espionagem norte-americana em seu discurso na abertura da 68º Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), a presidente Dilma Rousseff, em sua viagem aos Estados Unidos nesta semana, pretende deixar claro para os empresários e autoridades do país que não deixará que o caso atrapalhe as parcerias comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Esse será o recado que a presidente deverá passar nas demais reuniões das quais participará em solo americano. A agenda inclui, por exemplo, encontro com empresários que participarão de um seminário, promovido pelo banco Goldman Sachs e pelo Grupo Bandeirantes, para discutir oportunidades de investimentos em infraestrutura no Brasil, na quarta-feira.

De acordo com interlocutores da presidente, embora ela entenda que o episódio da espionagem norte-americana teve fins econômicos, Dilma, estrategicamente, optou por tratar os dois assuntos – espionagem e comércio – de forma desvinculada.

A única consequência econômica do episódio, se depender da presidente, deverá ser em relação ao acordo de cooperação na área da defesa, que envolve a compra de 36 caças que o governo brasileiro pretende fechar com o objetivo de reequipar as Forças Armadas.

Dilma entende que, para essa negociação, na qual a norte-americana Boeing vinha aparecia (sic) entre as favoritas, vale muito mais o critério da “confiança mútua” entre países, que as possíveis vantagens técnicas do modelo norte-americano F-18 Super Hornet. Isso porque a meta brasileira é conseguir um acordo que envolva transferência de tecnologia e uma parceria em longo prazo.

Sinais

O sinal de que o governo brasileiro não está mais disposto a fechar a parceria com os Estados Unidos já foi dado na nota emitida por ocasião do cancelamento da visita de estado que Dilma faria aos Estados Unidos no dia 23 de outubro.

Os dois governos emitiram simultaneamente notas sobre a recusa do convite pela presidente. A nota da Casa Branca ressalta a parceria nessa área. “O presidente Obama aguarda com esperança a oportunidade de receber a presidente Rousseff em Washington, em data a ser decidida por acordo. Outros importantes mecanismos de cooperação, entre os quais diálogos presidenciais sobre cooperação política, econômica, energética e de defesa, continuarão”, diz o texto.

Já a nota do Planalto não inclui a Defesa entre as parcerias estratégicas para o Brasil com os Estados Unidos. “O governo brasileiro tem presente a importância e a diversidade do relacionamento bilateral, fundado no respeito e na confiança mútua. Temos trabalhado conjuntamente para promover o crescimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda. Nossas relações compreendem a cooperação em áreas tão diversas como ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e finanças, envolvendo governos, empresas e cidadãos dos dois países”, diz o texto.

FONTE: ultimosegundo

COLABOROU: ‘phacsantos’

NOTA DO EDITOR 1: o maior prejudicado não é a empresa A, ou o país B que deixa de “vender” o caça ao Brasil, mas sim a Força Aérea Brasileira que não terá as aeronaves necessárias para a garantia do espaço aéreo.De qualquer forma, o governo encontrou a desculpa que precisava para seguir adiando o programa F-X2.

NOTA DO EDITOR 2: título original era – “Após criticar espionagem, Dilma tenta evitar abalo comercial entre Brasil e EUA”

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho

Pobre é a Força Aérea Brasileira, ainda fazendo milagres com seus poucos F-5. Governo de palhaços…

Justin Case

Amigos,

O fato de o Governo descartar um fornecedor americano não significa que a FAB terá que ficar sem os caças.
Há outras opções disponíveis. Basta escolher.
Abraços,

Justin

Latino dark

Concordo com os amigos , falta vontade politica em acabar essa ladainha ..

Infelizmente .

SDS

Corsario137

Já está provado por A+B que não existe alternativa alguma dentro dos 3 finalistas que não envolva num grau, menor ou maior, a participação dos EUA. Dado isso, não escolher o Super Hornet por motivos de segurança ou garantia de transferência de tecnologia não faz o menor sentido. Existem muito mais coisas em jogo além desse episódio ridículo e sem menor importância. Não fosse a repercussão da mídia e o anti-americaniismo barato que permeia mais as mentes do povo do que a de nossos governantes, isso já estaria resolvido. Superadas essas questões baratas, Obama fará um pronunciamento vago qualquer no… Read more »

Corsario137

Notem algo relevante: tempos atrás a imprensa francesa estaria como urubu na carniça. Já estariam dizendo que a fábrica estaria até em pré-produção das unidades brasileiras.

Nada se ouve da AFP. Nenhuma declaração da Dassault. Até a propaganda da RFA eles retiraram.

Vader

Bem, diz a lenda que o Rafale ao menos não é mais uma opção do FX2 desde abril/13, graças ao bom pai. Assim, pelo menos estamos fud. e sem caça agora, mas no futuro, se vier o dia em que este país venha a ter um governo de verdade poderemos comprar algum caça sem ter que desativar nossas rainhas de hangar francesas com metade das horas de vôo ainda por voar… No mais, tudo que eu não quero é ver super-poderosos e avançados Super Hornet da FAB apoiando as PeTralhices do governo ao redor do mundo. Caça pro governo do… Read more »

jairo boppre sobrinho

Srs
É triste, mas na real o Vader disse tudo.
Abs

ricardo_recife

FX-II é um Zumbi, um morto-vivo ratejante perdendo pedaços por todo canto. Infelizmente temos de assumir, é mais F-5 ou jatinhos. Não acho que vá dar Rainha do Hangar, Super Hornet ou Gripen. Este processo de escolha já foi, babau, caducou por completo. Se for Russou ou chines tanto faz, comparado com os F-5 M até o JF-17 é mais lucro, infelizmente, para a FAB e todos nós. Para piorar quem sabe se o JF-17 Thunder não seja fabricado na Argentina com motor chinês, aviônica boliviana e radar venezuelano. Fabricaremos o pneu. O poderoso caça da UNASUL. Já tem o… Read more »

rommelqe

F-18 SH: parece incrivel, mas é o lógico. Esperem.

Nick

Se não dá para anunciar o F-18 E, que se anuncie a 2ª opção. O que não pode é continuar enrolando.

[]’s

Marcos

Olha mamãe, sem avião!

Max

O engraçado é que ela ainda quer que os “porcos” capitalistas americanos invistam em infraestrutura aqui no Brasil. Os mesmos empresários que devem ter doado uma grana preta para a eleição do Obama .
Não vamos comprar aviões da Boeing mas, da pra fazerem uns portos e umas estradinhas pra “nóis”? São só algumas dezenas de bilhões do seus dólares imperialistas .
Por que não pede investimentos da Rússia, do Irã ou quem sabe de Cuba?

Gilberto Rezende

Se a DEFINIÇÃO na compra dos caças for verdadeiramente a colocada nesta notícia estou muito FELIZ o Brigadeiro Saito teve o castigo MERECIDO…

Esporo para logo o pedido espontâneo do Brigadeiro Saito de DEMISSÃO do cargo de Comandante da Aeronáutica…

E a definição em breve do FX-2 entre o Rafale e o Su-35S…

DUVIDO que o BRIGADEIRO resista ao colapso do seu candidato….

Gilberto Rezende

Espero para logo…

O Brigadeiro Saito não é um fungo… Que tenha esporos…

Gilberto Rezende

E a FAB não vai acabar porque não vai operar o aviãozinho aeronaval yankee fan boys… E a Embraer está mais SEGURA sem a excessiva proximidade que a escolha do Super Hornet proporcionaria nas próximas três décadas… CRESÇAM…. ESTOU FELIZ E PATRIOTICAMENTE ALIVIADO. Adoro os EUA, seus produtos, futebol americano, disney, filmes, séries, tecnologia e o escambau… Mas em assuntos de segurança e DEFESA MILITAR quero a melhor distância de uma nação que se ACHA excepcional e que PODE fazer qualquer coisa sem limite moral ou ético desde que atenda a seus interesses exclusivos… E acha que o mundo está… Read more »

Rogério

Gilberto Rezende disse: 25 de setembro de 2013 às 0:24 Então vá p/ Cuba, Coreia do Norte…. Irã não, pq no Irã tem bastante arma yankee, rsrsrs. Prefiro, como sempre preferi, o Gripen, mas com certeza o escolhido será o SH. Afinal se foram espionados mesmo, daqui a pouco começam a brotar os podres…. Vai sobrar até p/ new aliada PeTralha rede Globo. Interessante esses trolls de net, desviam o foco do assunto e posam de santos. Os americanos nos bisbilhotaram? Nós não votamos e nem arrecadamos impostos nos EUA, os eleitores deles devem estar satisfeitos com o serviço de… Read more »

Max

Gilberto: “que PODE fazer qualquer coisa sem limite moral ou ético desde que atenda a seus interesses exclusivos…” Se isso fosse verdade, mais da metade do mundo já estaria de joelhos. E se a definição está mesmo entre o Rafale e o SU-35, primeiro os franceses não pensariam duas vezes em embargar o que quer que os EUA pedissem em caso de necessidade , segundo, o custo político e até econômico de embarcar de vez na barca furada Russa iria acabar nos transformando futuramente numa Venezuela gigante com falta de papel higiênico e com nossos governantes consultando o Fantasma do… Read more »

tiagobap

Acho que a resposta ao post está nos discursos proferidos ontem pela Dilma e pelo Obama, ontem, na ONU. A presidentE parece estar p. da vida com o EUA e seu presidente… E estando a decisão na mão dela, como já amplamente escancarado por aí, acredito que sim, o SH vai pagar o pato, infelizmente.

Fighting Falcon

Vai comprar o que então?
Todos possuem alguma coisa produzida por americanos. Vai fazer milagre e produzir um do zero com 100% de nacionalização?

nunes neto

Que venha o Gripen, adoraria o SH, mas tb fico feliz com o Gripen!

Mauricio R.

Acho que os americanos deveriam obrigar a Dilma e os petralhas a pedirem penico.
Passem a dificultar o acesso ao mercado americano, dificultem as vendas da Embraer, principalmente nos EUA, cancelem o LAS, criem caso p/ venderem peças de reposição.
Ataquem a proximidade do regime ao Irã, Cuba, Síria e que tais, cobrem a coerência de nossa política externa nos diversos organismos internacionais.
Enfim exponham o regime patético e infantil, que governa o Brasil.

Antonio M

Gilberto Rezende disse: 25 de setembro de 2013 às 0:24 Aproveitando esse artigo do blog Terrestre: Brasil x Chile x Argentina x México no ranking mundial 23 de setembro de 2013, em Economia, por Alexandre Galante . 1.PIB per capita em US$. Chile (38) US$ 15.363 – Argentina (51) US$ 11.557 – Brasil (53) US$ 11.339 – México (57) US$ 9.741,70. 2.Índice de Desenvolvimento Humano –IDH. Chile (40) 0,819 – Argentina (45) 0,811 – México (61) 0,775 – Brasil (85) 0,730. 3.Competitividade. Chile (34) – México (55) – Brasil (56) – Argentina (104). E ainda os dados do joseboscojr :… Read more »

Antonio M

errata: blog Forças Terrestres

eder albino

Bom, a presidente não vai comprar o SH?!
O presidente Obama então se vira e pergunta ao seu secretário de defesa:
“Quantos SH nós temos hoje operando na US Navy?”
“Quantos F-15, F-16, F-22 temos na força aérea?”
“Se não vendermos os SH para o Brasil estaremos ponde em risco nossa soberania nacional?!”(modo irônico)
Só tem um perdedor nessa conversa. E não é os EUA!
Lembrando que o meu prefirido é o Gripen.

Marcos

Vai chegar uma hora que vamos querer comprar o SH e eles não vão querer vender.

Marcos

Isso é só mais uma desculpa para não comprar os caças.

Mauricio R.

De volta para o futuro:

(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/148204/israel-offers-kfir-block-60-to-nato-countries.html)

Se este tb não for do agrado da petralhada, desisto, a FAB que faça aviões de papel!!!

Bogaz

“Cresçam”? Melhor ficar sem aviões, com a força aérea falida mas com o orgulho intacto??

Bom..primeiro que não da pra ter orgulho do Brasil por causa do governo faz muito tempo. Depois essa de americanu malvado e imperialista é conversinha pra boi dormir…os cars ainda são o país mais rico do mundo e estão defendendo interesses deles..ou será q algum outro país no lugar deles faria diferente?
se os caras tem um caça ótimo e a parceria com a Embraer geraria bons frutos o F-18 seria mais do que bem vindo.

Guizmo

Trago algumas informações interessantes e, espero que novas aos amigos:
A prefeitura de uma cidade da Grande São Paulo está negociando com o governo SUECO para a instalação de fábricas de componentes do caça GRIPEN.

Gilberto Rezende

Como eu disse Rogério, sou um patriota, ex-militar que amo MEU PAÍS. Que tal VOCÊ ir para o país que realmente AMA e ADMIRA, vai para os EUA e FIQUE LÁ e deixe o MEU país em paz… Estou cansado de brasileiros que amam os EUA e só fazem dizer que o Brasil não presta… Max o mundo não está de joelhos porque os EUA apesar de poderosos sã extremamente incompetentes na arena política internacional ao apoiar CONSISTANTEMENTE uma política de apoio a ditadores que FACILITAM suas negociações e falcatruas comerciais e viram problemas políticos… A lista é longa e… Read more »

Gilberto Rezende

Antonio M. COMPARE estes mesmos dados que forneces com os dados do último governo FHC e vais ver que o Brasil está ainda muito mal porque ANTES estava MUITO PIOR… Peguemos o IDH. SE seu país tem um IDH como se melhora esta situação??? Diminui-se a mortalidade… O que aconteceu no Brasil nos últimos 12 anos ??? Aumenta-se a escolaridade… O que aconteceu no Brasil nos últimos 12 anos ??? Melhora-se a saúde… O que aconteceu no Brasil nos últimos 12 anos ??? Aumenta-se a oferta de serviços PÚBLICOS??? O que aconteceu no Brasil nos últimos 12 anos ??? Iniciativas… Read more »

Bogaz

Rezende..não vou me aprofundar mais nesse tema pois foge do foco de aviação…mas discordo totalmente de você..

O que esse governo faz é somente roubar, exigir tributos extremamente incompatíveis com os serviços que devolve para o povo e e criar programas assistencialistas para compra de voto e perpetuação no poder..é bem simples…

volto pra famosa frase..o que vale mais…dar para um faminto um peixe ou ensinar ele a pescar? No Brasil fica claro que é dar o peixe e esperar o voto em volta.

Gilberto Rezende

Bogaz os impostos do PT são OS MESMOS do tempo do tucanato menos o imposto da CPMF que foi retirado pela oposição ao governo atual. O PT não inventou a carga tributária brasileira e a arrecadação AUMENTOU porque o país se desenvolveu e o governo atual fiscaliza MAIS e faz muito menos isenções fiscais a grandes grupos econômicos como em tempos anteriores. Eu sei pois trabalho na SRF… Quando os jovens atendidos pelos programas educacionais e os Institutos federais começarem a impactar o mercado de trabalho nos próximos 5 a 10 anos a gente volta a conversar… Que adianta ensinar… Read more »

HMS TIRELESS

Gilberto:

Você fala dos tais “milhões do patrimônio público” mas se esquece dos bilhões que o BNDES enterrou no mundo x, inclusive relaxando nas garantias. Tudo isso no governo do PT

Antonio M

Gilberto Rezende disse: 25 de setembro de 2013 às 14:49 Muito do que se conseguiu de bom foi graças à estabildade econômica. Poderia ser melhor? Sim, sem dúvida mas, mostre o que o governo atual fez sem que fosse possível sem estabilidade econômica. Mostre alguma medida econômica original deste governo, que não fo continuismo do governo anterior. Os componentes do governo atual eram contra TUDO inclusive a nefasta CPMF que tentaram mater com unhas e dentes e se comprometeram a continuar a política econômica de FHC, mesmo porque NUNCA tiveram uma. Vide os grandes economistas do partido NUNCA convidados para… Read more »

Rogério

Gilberto, sou mais patriota que você, pois quero o melhor p/ o Brasil, ja vc se conforma com essa mediocridade atual , por simples ideologia partidaria. vc é mais petista que brasileiro, eu não tenho bandeira partidaria, simples assim.

Ivan

Qualquer pesquisa que se faça, por ano ou por governo, a carga tributária subiu. É fácil gastar, basta observar seu orçamento familiar.

Este gráfico foi da Exame:
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/files/2010/12/Impostos.jpg

Mas vamos voltar para os ‘aviãozinhus’.

joseboscojr

E com todo esse péssimo histórico dos americanos e você ainda quer que os enfrentemos?
Mui amigo…Mui patriota…
Rrssss

Roberto Bozzo

Srs um off topic interessante:

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=29164

Não sabia que estas plataformas eram fabricadas fora do país…

Ivan

Os ‘aviãozinhus’…

ricardo_recife

O Brasil não começou em 2002.

Alias sem Plano Real não teriamos moeda, governo, quem sabe quiça democracia.

Vamos voltar ao tópico. FX – II morto e não-enterrado.

Abs,

Ricardo

Guizmo

Senhores,
Vejam a capa do VALOR de hoje, dia 26/out. A bola que eu cantei há 2 meses saiu na mídia…….FX-2 só em 2015.

Além disso a reportagem cita o Gripen, reescrevo o que escrevi ontem nesse mesmo post: “A prefeitura de uma cidade da Grande São Paulo está negociando com o governo SUECO para a instalação de fábricas de componentes do caça GRIPEN”.

Acho que logo após a eleição, teremos caças da Saab com as cores da FAB.