Esquadrão GRIFO 18 anos: Guardião da soberania brasileira na Amazônia

    307
    1

    O 2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, Esquadrão GRIFO, possui um currículo rico, forjado na evolução histórica da Força Aérea Brasileira na Amazônia.

     

    domingo aereo AFA 2011 A-29A 5713 - foto Poggio
    vinheta-clipping-aereoO 2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, Esquadrão GRIFO, possui um currículo rico, forjado na evolução histórica da Força Aérea Brasileira na Amazônia. Oriundo da 2ª Esquadrilha do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo, o 2º/3º GAV é uma das mais recentes unidades de combate da Força Aérea Brasileira, ativado em 28 de setembro de 1995 pela Portaria Ministerial n.º R-619/GM3. Inicialmente criado como unidade da extinta Aviação de Ataque, o esquadrão foi elevado no ano de 2001 à condição de Esquadrão da Aviação de Caça, firmando o seu espaço nos céus da Amazônia. O Esquadrão é subordinado operacionalmente à Terceira Força Aérea e administrativamente à Base Aérea de Porto Velho.
     O ser mitológico que dá nome ao Esquadrão surgiu na região da Mesopotâmia e mostrava-se imponente e soberano por possuir um robusto e imponente tronco de Leão, cabeça de cordeiro, orelha de cavalo e bico de águia. Cada uma dessas características tinha um motivo: o cordeiro seria um animal sagrado; o cavalo o animal mais dócil e servil ao homem; a águia, altivez da rapina e impiedade com os inimigos; o leão representava o poder máximo do reino animal.
    O 2º/3º GAV é, atualmente, equipado com aeronaves A-29 SUPER TUCANO, que desempenha com muito êxito as diversas missões executadas pelo Esquadrão, quais sejam: interceptação, apoio aéreo aproximado, ataque, reconhecimento armado e controle aéreo avançado.
    Desde que foi ativado o Esquadrão Grifo já realizou inúmeras missões de grande importância. Dentre elas, realizou a primeira campanha de Tiro Aéreo sobre o continente, executada no espaço aéreo da Serra do Cachimbo; participou da Operação Tapete Verde – Querari, onde fez emprego real na faixa de fronteira com a Colômbia; atuou e atua em várias operações de policiamento do espaço aéreo, além de realizar várias missões conjuntas com o Exército e Marinha, patrulhando constantemente as fronteiras Amazônicas, no combate a ilícitos de toda a natureza.

    Assim, o Esquadrão Grifo é um dos guardiões da soberania brasileira na Amazônia. É uma unidade jovem, aguerrida e de pronto-emprego e estará sempre pronta a atender os objetivos da nação brasileira, seja na Amazônia ou nos mais diversos rincões deste imenso país.

    FONTE: emrondonia.com.br

    FOTO: meramente ilustrativa

    Subscribe
    Notify of
    guest
    1 Comentário
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Fighting Falcon
    Fighting Falcon
    7 anos atrás

    Precisamos de mais esquadroes desses ao longo da fronteira.