MD 520 das Filipinas apoiam tropas em Zamboanga

5

O ataque aéreo nas filipinas - foto AP

As forças militares filipinas atacaram na segunda-feira (16/9) os rebeldes da facção Nur Misuari do grupo MNLF (Moro National Liberation Front) que ocuparam grande parte da região sul da cidade de Zamboanga, informou o governo local.

Os confrontos, que já entraram no oitavo dia, foram intensificados com o uso de dois helicópteros de ataque MG520. Eles lançaram foguetes contra posições rebeldes por volta do meio-dia de ontem attack helicopters unleashed two rounds of rockets after noon towards the rebel position at sitio Lustre in barangay Sta. Catalina.

O ataque aéreo veio depois de uma breve pausa da ofensiva terrestre conduzida pelas tropas do governo. A missão dos helicópteros era apoiar a tropas do governo em terra. Não foram anunciadas baixas.

Pelo menos 61 rebeldes morreram desde o início da ofensiva e outros 70 foram capturasdos na região de Zamboanga desde o último dia 9.

Informações oficiais dão conta de que seis soldados e três policiais foram mortos. Outros 60 estão feridos.

helicoptero MD 520 - filipinas

FONTE: philStar tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: helicópteros de ataque MD 520, como os da foto acima, tem sido intensamente empregados pelas forças filipinas contra insurgentes e grupos rebeldes que atuam naquele país.  Uma dessas aeronaves caiu no mar, próximo à costa, em 2007 quando apoiava tropas em solo. Posteriormente ela foi recuperada. A Força Aérea das Filipinas possui perto de duas dezenas desses helicópteros. Há informações de que as Filipinas selecionaram o Super Tucano em substituição dos velhos OV-10 Bronco.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

Olha o ST ganhando mercado…
Está aí um helicoptero que não daria nada para ele, muito mal para treinamento de pilotos e policiamento de cidades, não em combate com forças armadas, mesmo em um conflito assimetrico.

Corsario137

Fighting Falcon,

Concordo que este é o cenário mais que ideal para o ST. Será de grande valia para a ameaça filipina.

Quando ao MD…

É uma excelente máquina. Faz o diabo o danado. Tem uma performance incrível para um heli da categoria em que se encontra. Eu aprovo!

luizblower

Fora que essa camuflagem é o bicho.

Control

Srs

A família destes helis tem uma excelente folha de serviços desde a Guerra do Vietnan (OH6 Cayuse) até as guerras do golfo (MD´s). São utilizados até hoje pelas forças especiais do Tio Sam, pela agilidade, controle de vôo, dimensão e baixo ruído.

Sds

mbbravo

Isso ae!! quando se interveem em uma guerra tem que ser assim, não fica de veadagem, ai tem que ver com a ONU..