Home Treinamento Piloto espanhol alcança a marca de 4.000 horas de voo em jatos...

Piloto espanhol alcança a marca de 4.000 horas de voo em jatos F-5

442
7

ten cel Jesús Antonio Caballero alcança 4000 horas de F-5 - foto Força Aérea Espanhola - Ejercito del Aire

Foi a primeira vez que um piloto espanhol atingiu essa marca que, segundo a Força Aérea Espanhola, faz dele o piloto com mais horas de voo em F-5 não só na Espanha, mas em todo o mundo

Na última quarta-feira, 11 de julho, um marco importante foi atingido por um piloto da Força Aérea Espanhola: o tenente-coronel  Jesús Antonio Caballero, chefe do Grupo de Estudos e Forças Aéreas da Ala 23 da Base Aérea de Talavera cumpriu 4.000 horas de voo na aeronave F-5

Esse feito, obtido individualmente, é um fato único na Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e também internacionalmente, segundo a nota divulgada no site da Força no dia seguinte, pois até o momento não se tem conhecimento de algum outro piloto que tivesse atingido a marca, nos países que operam ou já operaram as diversas versões do F-5.

Bolacha comemorativa 4000 horas de F-5 - foto Força Aérea Espanhola - Ejercito del AireA missão das 4.000 horas realizada pelo tenente-coronel, que é instrutor de F-5, foi de treinamento para professores destinados recentemente à Ala 23. No caso, uma missão de interceptação ar-ar dentro do Plano de Instrução II.

O primeiro voo do tenente-coronel Caballero em F-5 foi realizado em 1987, quando chegou à Ala 23 como aluno. Depois, ele continuou voando esse sistema de armas na Ala 21 da Base Aérea de Morón, no Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX) da Base Aérea de Torrejón e, novamente desde 1993, na Ala 23 como instrutor. Caballero voou as versões A, RF, B e M* da aeronave.

FONTE: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

*NOTA DO EDITOR: “M” é a designação da versão modernizada dos jatos F-5B (bipostos) espanhóis, utilizados para treinamento de pilotos de caça. Para saber mais, clique nos dois primeiros links da lista abaixo.

VEJA TAMBÉM:

7
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fighting FalconFernando "Nunão" De MartiniRoberto F Santana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

A notícia não deixa de trazer surpresa.
No F-16, bem mais novo que o F-5, e praticamente voado pelo mesmo número de nações, já encontramos aviadores na casa das seis mil horas.
Somente com cadernetas chegando as quatro mil existem 39 pilotos até o momento.
http://www.f-16.net/pilots-4000-hours.html

E na FAB?

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Prezado Nunão,

Em um número perto de duas dezenas de países, as peculiaridades da carreira militar estaria praticamente na mesma média.
Portanto, eu se fosse arriscar uma explicação, tentaria achar no próprio tipo de aeronave, o F-5 com baixa autonomia é para “tiros” curtos, já um voo no F-16 tem um voo (missão) muito mais duradoura, ou melhor, fica mais tempo no ar.
Acho que seria por esse sentido.

Fighting Falcon
Visitante
Fighting Falcon

Pode deixar,
Do jeito que vai nosso F-X nossos pilotos se tiverem orçamento vão voar muito mais que isso (infelizmente).

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Prezado Nunao,

Leia a sinopse desse video, o piloto, apesar de ser um excelente acrobata, parece ser muito jovem para ter ja 9.000 horas so no F-5.

http://www.youtube.com/watch?v=9s7mj2Zwgkc

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Rapaz…
Acho bom esse FX-2 vir logo, se moda pega no Brasil…
Haja `love` !

http://www.youtube.com/watch?v=qPJQZ6bRjNs