Piloto espanhol alcança a marca de 4.000 horas de voo em jatos F-5

3

ten cel Jesús Antonio Caballero alcança 4000 horas de F-5 - foto Força Aérea Espanhola - Ejercito del Aire

Foi a primeira vez que um piloto espanhol atingiu essa marca que, segundo a Força Aérea Espanhola, faz dele o piloto com mais horas de voo em F-5 não só na Espanha, mas em todo o mundo

Na última quarta-feira, 11 de julho, um marco importante foi atingido por um piloto da Força Aérea Espanhola: o tenente-coronel  Jesús Antonio Caballero, chefe do Grupo de Estudos e Forças Aéreas da Ala 23 da Base Aérea de Talavera cumpriu 4.000 horas de voo na aeronave F-5

Esse feito, obtido individualmente, é um fato único na Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e também internacionalmente, segundo a nota divulgada no site da Força no dia seguinte, pois até o momento não se tem conhecimento de algum outro piloto que tivesse atingido a marca, nos países que operam ou já operaram as diversas versões do F-5.

Bolacha comemorativa 4000 horas de F-5 - foto Força Aérea Espanhola - Ejercito del AireA missão das 4.000 horas realizada pelo tenente-coronel, que é instrutor de F-5, foi de treinamento para professores destinados recentemente à Ala 23. No caso, uma missão de interceptação ar-ar dentro do Plano de Instrução II.

O primeiro voo do tenente-coronel Caballero em F-5 foi realizado em 1987, quando chegou à Ala 23 como aluno. Depois, ele continuou voando esse sistema de armas na Ala 21 da Base Aérea de Morón, no Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX) da Base Aérea de Torrejón e, novamente desde 1993, na Ala 23 como instrutor. Caballero voou as versões A, RF, B e M* da aeronave.

FONTE: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

*NOTA DO EDITOR: “M” é a designação da versão modernizada dos jatos F-5B (bipostos) espanhóis, utilizados para treinamento de pilotos de caça. Para saber mais, clique nos dois primeiros links da lista abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

Pode deixar,
Do jeito que vai nosso F-X nossos pilotos se tiverem orçamento vão voar muito mais que isso (infelizmente).