Ex-comandantes da Força Aérea da Coreia do Sul estão contra a escolha do F-15 SE

 

F-35 taxiando - foto jsfmil

Quinze ex-comandantes da Força Aérea da Coreia do Sul encaminharam uma carta para a presidente do país, Park Geun-hye, solicitando que ela adquira caças efetivamente furtivos. Eles disseram que a Coreia deveria “dar prioridade às funções furtivas” para a atual etapa do programa de aquisição de caças (o F-XIII), independentemente do orçamento.

Todos os chefes da Força Aérea que ainda estão vivos assinaram a carta, com exceção de seis que estão doentes ou no exterior.

“Originalmente, a Força Aérea deu prioridade às capacidades dos caças, a fim de responder às ameaças da Coreia do Norte ou ameaças potenciais de países vizinhos”, disseram eles na carta enviada em 29 de agosto. “Mas se o projeto for implementado sob os parâmetros atuais”, que colocam a prioridade no preço, “a Força Aérea será obrigada a selecionar o F-15SE, que tem pouca capacidade furtiva.”

Há três candidatos, mas os outros dois – o Lockheed Martin F-35A e o EADS Eurofighter – foram eliminados porque eles são muito caros.

O ex-comandantes pediram para Park não avaliar os modelos com base em seus preços somente, mas realizar uma avaliação abrangente.

Porém, eles também não querem que o projeto pare e recomece do zero, uma vez que um criaria um vácuo na defesa do país. Em vez disso, eles insistem que a presidente busque fundos adicionais.

Um funcionário da Administração do Programa de Aquisição de Defesa disse que seria contra as regras. “Mesmo que a presidente decida atribuir um orçamento maior, o projeto teria que começar tudo de novo”, para garantir a transparência, disse ele.

FONTE: Chosun (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Cade nossos ex-comandantes!!!?

GC

Marcos
Marcos

Poggio

Grato!

Marcos

Cumbica:

Nossos ex comandantes estão na beira na piscina dando uma bronzeada na pança.

Marcelo Andrade

Uns com tanto outros com tão pouco……

Vader

A Coréia do Sul precisa do MELHOR para fazer frente às ameaças sino-norte-coreanas.

E o melhor sem dúvida é o Lightning, embora o Remendão seja um caça de respeito.

Antonio M

Ex-comandantes se manifestando assim no Brasil, seria enquadrados por insubordinação ao poder civil, golpistas saudosos de 64 etc e a presidenta e seu partido iriam fazer de tudo tirando proveito político-eleitora da situação.

Marcos

Senhores:

De fato o F-35 é a melhor aeronave. Se vislumbrarmos os próximos trinta anos então…

Mas o que faz uma Força Aérea não é só ter uma aeronave de ponta, no estado da arte, mas sua doutrina, sua capacidade de se reinventar nas situações difíceis, no melhor uso do equipamento e do armamento, da capacidade de seu pessoal e de seu treinamento.

O Paquistão deu conta dos Mig 21 indianos utilizando F-86 Sabre.

Uma Força Aérea como FORÇA DE FATO, é aquela coerente e de bom senso, coisa que por aqui não existe.

Nick

Resta saber o que vai prevalecer:

Custos : F-15 SE
Capacidades: F-35A

[]’s

Fighting Falcon

E aqui a gente brigando para comprar três duzias de caças ainda não furtivos (o que já está de bom tamanho) para quem não terá nada daqui uns anos.