AW139 da PF foto correio

Barra de Cinco Pixels

Adquirido pela Polícia Federal, o Agusta Westland AW139 nunca levantou voo em missões oficiais. A supermáquina voadora veio do Rio para Brasília na segunda-feira, mas ‘enferruja’ no Brasil desde maio do ano passado. É que a PF não tem ninguém habilitado a guiá-la nem a fazer manutenção

 –

vinheta-clipping-aereoUm ano e quatro meses após a Polícia Federal (PF) assinar contrato no valor de R$ 28,9 milhões para a aquisição de um helicóptero biturbinado de grande porte, a aeronave modelo AgustaWestland AW 139, que deveria ser utilizada em missões policiais, ainda não entrou em operação. A PF sequer sabe quando começará a usar o equipamento que, na segunda-feira, foi transferido para Brasília. Até agora, não há nenhum contrato de manutenção firmado nem pilotos com cursos específicos para comandar esse tipo de modelo.

O helicóptero chegou ao Brasil em maio deste ano, dentro do prazo contratual para a entrega. Ficou parado no Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo. Entre os agentes da corporação, ganhou o apelido de “paralelepípedo” porque não sai do lugar. A Polícia Federal alega que o aparelho ainda não foi recebido oficialmente, portanto, não é responsável por não colocá-lo em operação, apesar de todo o investimento já feito. Questionada, a PF empurrou o problema para a empresa Synergy Aerospace Corp, responsável pela venda.

“A transferência da aeronave para a PF ocorre somente após o procedimento oficial de recebimento, atendidos inúmeros aspectos legais e contratuais. A empresa é obrigada a obter, por exemplo, certificados com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que demorou para ocorrer, fazendo com que o prazo previsto em contrato de entrega de 12 meses após a assinatura não fosse obedecido pela empresa”, alegou. No entanto, o Correio verificou que o equipamento de prefixo PRHFV já foi registrado na Agência de Aviação Civil (Anac) como sendo de propriedade da administração pública direta federal.

“No período em que o helicóptero permaneceu no Rio de Janeiro, bem como em São Paulo para atendimento das exigências da autoridade reguladora da aviação civil no Brasil, ele não pertencia oficialmente à PF, sendo de inteira responsabilidade da empresa, o que afasta a afirmação de que a aeronave não alçava voo por inexistência de contrato de manutenção ou de pilotos da PF”, afirma a Polícia Federal.

O Correio fotografou a chegada do helicóptero na segunda-feira. É possível perceber o logotipo da Polícia Federal na aeronave. “Embora possua certificado de aeronavegabilidade e certificado de matrícula, inclusive já em nome da Polícia Federal, ambos expedidos pela ANAC, o processo de recebimento oficial da aeronave pelo órgão iniciou-se hoje (10/09/2013), com o voo de aceitação e recebimento”, justificou a PF.

Para a aeronave começar a participar de operações, é necessário um contrato de manutenção. Normalmente, quando equipamentos desse tipo são comprados pelo serviço público, o contrato de aquisição é feito de maneira casada com o de manutenção. Não foi o que aconteceu com o AgustaWestland. A Polícia Federal utiliza o argumento de que só poderia fazer o contrato de manutenção após o recebimento oficial da aeronave. “Pelo fatos expostos, a Polícia Federal assinará contrato de manutenção somente após o recebimento oficial da aeronave. Deve-se esclarecer que a instituição é impedida legalmente de pagar pela manutenção de um bem que oficialmente ainda não lhe pertence.”

Longa espera

Especialista em aviação ouvido pelo Correio informou que, geralmente, os contratos de manutenção são feitos logo na assinatura do contrato. “Há vários casos em que a manutenção é casada com a aquisição. Sempre é assim. É normal. Agora, vão perder mais tempo para licitar esse novo contrato. Coloque, no mínimo, mais seis meses de espera”, atesta.

A PF reconheceu que os pilotos precisam passar por um curso específico. De acordo com a corporação, o treinamento só pode ser concluído em um mês. “Quanto ao treinamento, a PF já possui pilotos com habilidades para conduzir helicópteros. O treinamento voltado especificamente para pilotar esse tipo de modelo tem período de duração aproximado de um mês e requer o pronto emprego da aeronave, uma vez que ela possui características próprias pela sua utilização policial, o que a distingue de outras de uso civil.”

O Correio ouviu um piloto com mais de 30 anos de experiência. “Para comandar um AW 139, o piloto tem que ter experiência em aeronaves de médio e grande portes. Quem pilota um helicóptero Esquilo, por exemplo, não é apto a comandar um AW. É como pular de uma bicicleta para um Lamborghini (carro esportivo de luxo italiano).”

A assessoria de imprensa da PF informou que, até agora, só foram pagos 40% do valor total do contrato. Os 60% restantes serão quitados após o recebimento. “Todos os itens contratuais precisarão ser checados por uma comissão formada por servidores da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e da Coordenação de Administração (COAD) da PF a partir de hoje (segunda-feira), procedimento que, geralmente, dura alguns dias. Esse procedimento é uma espécie de ‘check list’ para confirmar se a empresa atendeu todos os requisitos listados no contrato de compra e venda”, salientou.

O Departamento de Polícia Federal assinou o contrato número 14/2012 em 14 de maio do ano passado. O pregão presencial ocorreu em 16 de dezembro de 2011. A aeronave é utilizada normalmente para transporte de pessoas e equipamentos. É bastante usada para levar funcionários às plataformas de petróleo em alto-mar.

A empresa Synergy e a Anac foram procuradas para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento desta edição, não se pronunciaram.

“A Polícia Federal assinará contrato de manutenção somente após o recebimento oficial da aeronave. A instituição é impedida legalmente de pagar pela manutenção de um bem que oficialmente ainda não lhe pertence” Trecho da nota da Polícia Federal sobre a falta de contrato de manutenção da aeronave

Ficha técnica:

  • Modelo: AgustaWestland AW 139
  • Motor: Biturbina
  • Capacidade: 15 pessoas
  • Peso máximo de decolagem: 6.800 kg
  • Velocidade máxima: 310 km/h
  • Autonomia: 1.250 km
  • Altitude máxima de operação: 20 mil pés

FONTE/FOTO: Correio Braziliense, via Federação Nacional dos Policiais Federais

COLABOROU: Henrique C.O.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Incompetência!

Corsario137

“Questionada, a PF empurrou o problema para a empresa Synergy Aerospace Corp, responsável pela venda.”

Grupo Synergy? Tô fora, sem comentários. A saber, eles são donos da Avianca e da Sênior Táxi Aéreo, maior operador de Aw139 na AL. Também são os representantes da AW no Brasil.

Corsario137

Mas que isso, pode ter certeza. Pode ver que tem tunga aí.

Marcos

Há algumas contradições na matéria: no título há informação de que a aeronave encontra-se parada desde maio do ano passado. Já no artigo, informa que a aeronave chegou ao Brasil em maio deste ano.

Baschera

Na boa….. é impossível comentar um “troço” destes sem esculachar o GF… é impossível não atrelar isto a política.

Não é possível tanta incompetência…… só mesmo quando não há um “patrão na empresa”…. como diz o ditado popular.

Estamos mesmo perdidos…. este pessoal…funcionários públicos só estão lá para receber o salário no fim de mês…. o resto que se exploda !

A única coisa que funciona neste “paif” (e olhe lá….) se chama Receita Federal… justo aquela que faz o papel de xerife de Nottingham…

Sds.

Fighting Falcon

Pelas reportagens que vemos com a situação da PF não seria novidade não ter pilotos por falta de R$ para investir em sua formação…

Corsario137

Poggio,

Foto da aeronave na Flórida, veja a data: http://www.fencecheck.com/forums/index.php?topic=26282.0

Tem tunga aí, escuta o que eu tô dizendo. Não é incompetência pura e simples não.

Marcos

A aeronave é nova ou usada?

Marcos

Corsario:

Como você sabe eque é a mesma aeronave?
Fui lá no site indicado, olhei, mas não consegui localizar nº matricula, nada!

Corsario137

Marcos,

Clica na foto que você vai ver ela grande.

Marcos

Teoria:

A aeronave fez translado pelo Atlântico Norte, Canadá, EUA, Caribe, Brasil!

Baschera

É a mesma aeronave sim…. prefixo PP-HFV,fotografada na Flórida em 2012.

Sds.

Marcos

Cliquei!
É a mesma aeronave, sem dúvida.
A data da foto é de maio/2013.

Vader

I N A C R E D I T Á V E L Com ou sem tunga, isso aí é de um amadorismo, de um descaso com o dinheiro público antológico. Aliás, desde que o PT assumiu o poder que a Polícia Federal tem se notabilizado por dar dessas. Como não lembrar dos VANTs israelenses adquiridos pelo Sr. Tarso Genro com dispensa de licitação, dos quais apenas um chegou a voar (nem sei se ainda voa)? E que vieram também sem contrato de manutenção, sem treinamento de pilotos, sem nada? Ao ponto de o TB Saito ter tido que ir… Read more »

joao.filho

Brasil;

Sempre dois passos para frente, e um para traz…

Blind Man's Bluff

É Pizza, é pizza, é pizza é pizza é pizza!
http://www.estadao.com.br/aovivo/julgamento-do-mensalao-dia-10

Guizmo

Vader,
Concordo contigo.

É preocupante esse excesso de poder que está sendo dado à PF. Está se tornando uma milícia paramilitar, daqui a pouco vão comprar Super Tucanos pra “vigiar drogas”…….pode esperar

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Poggio foi fabricado no EUA assim como os de goiás tb os AW119.

mdanton

PT incompetentes há 10 anos….e as pesquisas indicam Dilma e corja toda do PT…..só me resta dizer …eitaaa povinho mequetrefe deste Brasil heim??!! Acho que não são só o PT corrupto e incompetente….no minimo tem mais uns 51 %..

Corsario137

Poggio, A coisa já começa estranha de nascença. 1. Conheço bem o Aw139 apesar de nunca ter voado em um. Longe de ser um estrategista capacitado para tal, mas questiono a utilidade dessa maquina pela PF. Uma aeronave de 14 lugares (!), long range (quase 1000km), que tem 2 PT6, ou seja, uma hora de vôo caríssima, e que não pousa em pistas despreparadas, para cumprir missões de policia? Esse helicóptero vai ficar baseado onde? Na fronteira com a Venezuela ou com o Paraguai? Porque se for num cenário tipicamente urbano, um vetor desse faz menos sentido ainda. 2. O… Read more »

Corsario137

Guizmo,
Daqui a pouco a PF compra os SH antes da FAB!

Marcos

Corsario acaba de desconstruir a PF.

Blind Man's Bluff

Nah Marcos, o PT e o PMDB ja aniquilaram com a PF faz teeeempo! Desde a Op. Boi Barrica, lembra?

juarezmartinez

Senhores, isto foi um processo iniciado pelo” Lugar tenent Herr Genro” de transformação da outrora eficiente PF e uma verdadeira Stasi do governo do partido da verdade absoluta.
A uns três anos eu comentei no BM a questão dos UAV Horus que iriam ficar na “chon” por falta de planejamento e de estrutura da PF, não deu outra.Agora esta, realmente, aonde esta gente mete a mão virá pó.

Grande abraço

Corsario137

Prezados, Vejam a matéria: http://www.pilotopolicial.com.br/caop-novo-aw139-e-nova-base-no-rio-de-janeiro/ Como suspeitava o Helicóptero vai ficar no Rio de Janeiro. O que a PF vai fazer com um Aw139 no Rio de Janeiro eu não sei. Talvez eles comecem a fazer operações na bacia de campos, prender gente em plataforma. Pior, parece, eu disse parece, que mais essa aquisição está sendo posta na conta da “Copa do Mundo”. E ainda descobri que ele está em SBJR! O que gera um agravante: A Sênior, representante do Aw e maior operador da maquina tem sua sede no aeroporto! Com peças, mecânicos e pilotos qualificados. Operam tbm grande… Read more »

Corsario137

Acho q eles vão decolar no inicio da copa e hoverar no céu do Maracanã ate o evento acabar!

Desculpem mas to indignado.

Pelo mesmo preço a PF operaria 3 esquilos B3+ com todos os opcionais (FLIR, gancho, farol, etc…) e ainda sobrava um troco.