O Super Hornet subiu no telhado… e o F-X2 também

32

Segundo reportagem do jornal ‘O Globo’, integrantes do governo acreditam que a compra dos caças não ocorrerá no atual mandato presidencial de Dilma Rousseff em função dos escândalos de espionagem

F-X2-vinheta7-poder_aereo

 

vinheta-clipping-aereo A divulgação de documentos mostrando que a Petrobras foi alvo da espionagem americana não foi de todo surpreendente para a presidente. Desde a primeira revelação, semana passada, de que o Brasil havia sido alvo da NSA, Dilma já havia afirmado a interlocutores que desconfiava que o interesse envolvido na interceptação era econômico, e não de segurança nacional. Agora, os americanos já podem contabilizar o primeiro prejuízo: a inclinação que a presidente tinha pela proposta dos EUA para os caças que a Força Aérea Brasileira (FAB) pretende comprar.

Nos últimos meses, a norte-americana Boeing havia assumido o favoritismo na disputa pela compra de 36 caças por cerca de US$ 4 bilhões, imbróglio que se arrasta há anos. A visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, em junho, havia fortalecido decisivamente a posição da empresa. Agora, com o caso de espionagem, a disputa volta à estaca zero, segundo interlocutores da presidente.

Na avaliação de integrantes do governo, a tendência é que, com isso, a compra dos caças sequer ocorra no primeiro governo Dilma. Isso porque as demais opções, o francês Rafale e o sueco Grippen, também sofrem resistências. O avião francês chegou a ser o favorito do governo durante a gestão do ex-presidente Lula, mas problemas na negociação dos aviões deste modelo com a Índia criaram resistências em Dilma. Como não haveria condições políticas de Dilma anunciar a compra dos caças em breve, e o valor envolvido é muito grade, a tendência é que a decisão fique para após o ano eleitoral.

Após a nota de ontem, a ordem no Planalto é aguardar que o governo de Obama viabilize a viagem da presidente a Washington. O maior temor é que a visita de Estado seja ofuscada por novas denúncias. O governo avalia que, se ocorresse sem sobressaltos, a visita seria amplamente positiva para a imagem de Dilma. Por isso, o cancelamento pode ser uma perda.

FONTE: O Globo, via resenha do EB

COLABOROU: Henrique C.O.

NOTA DO EDITOR: título original era “Episódio de espionagem pode impedir compra de caças americanos”

VEJA TAMBÉM:

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

O problema é “a fonte”! Vai que daqui a alguns anos eles descobrem que “estavam enganados?” Como é que fica?

Vader

É “do jogo” a pressão que o governo está colocando sobre os americanos. Pra mim isso tudo aí é carta marcada, e as coisas já estão encaminhadas. Basta um pouquinho de habilidade do governo Obama, passar um açuquinha na boquinha da véinha, e o Vespão está encomendado, deixando todos felizes, a FAB, a Embraer e os fãs de aviação de verdade, e deixando a caterva antiamericana debulhada em lágrimas e rasgação de calcinhas, rsrsrs… Mas claro, o PaTético governo da gerenta pode muto bem decidir por nada. E aí a FAB vai para o Plano B: os F-16 desérticos. Porque… Read more »

eduardo pereira

Este negócio com a Boeing ja estava encaminhadaaaaaaaaaaço e agora estao fazendo tudo pra avacalhar ,mas creio (espero estar certo) que nossa governanta nao será tao burra ao ponto de perder uma oportunidade de ouro de fechar com a Boeing e assim nos garantir um crescimento tecnológico na industria de aviaçao militar e espacial, mediante a parceria ja iniciada(em termos) com a Embraer sem precedentes na nossa história (geraçao de empregos,renda e conhecimento).
Sds

eduardo pereira

Vader se prepara porque daqui a pouco os anti americanos que postaram no PN viram chorar sua desafeiçoes aqui!!rs
Sds.

Nick

E a FAB é culpada pela incompetência da ABIN?

Palhaçada. Mas para os inimigos do Tio Sam dentro do governo é uma bela de uma munição.

[]’s

Mauricio R.

Eu só fico feliz se:

#embraerforadofx2

Não é obrigação da União e menos ainda da FAB, privilegiarem empresa privada.
Ainda mais qndo não manja nada do riscado.

cristiano.gr

Eu ficaria feliz se desde o início fosse o Su-35. E vale lembrar: “Não tá morto quem luta e quem pelea.” Talvez o Sukhoi seja como o Grêmio, Imortal.

JapaMan

“No primeiro Governo da Presidenta” ? Ja não bastasse 4 anos.

JapaMan

Patético, todo mundo sabe que o mundo inteiro “O MUNDO INTEIRO” tem serviço de inteligência, é verdade que alguns nem tanto, kkkk mas o fato é que sempre existiu, podem ter certeza que outros países “amigos” devem ter feito a mesma coisa por aqui, só que como são “amiguinhos” óbvio que não é do interesse de alguns jogar no ventilador, sinceramente, não sei o que pode acontecer ainda, acredito que os EUA ainda tem algumas cartas na mangas, como o tão sonhado apoio a bendita cadeira no conselho, esse DESgoverno é uma palhaçada. Sds.

jura_gol

Minha preocupação é outra, cadê as revistas forças de defesa que ainda não chegou em nenhuma banca do Cambuci, nem da vila Mariana,vou ter que comprar pela net de novo ,gente eu preciso de 3 exemplares a até agora nada, até o jornaleiro sabe quando me vê se esconde,

Fighting Falcon

Caso venham os F-16, quem é o fabricante?
Vão vir do Japão? Mesmo se for é só aparencia, pois não deixa de ter vários itens americanos.
Se o F-18 ou seja lá o que for não vem por possuir itens americanos, o tampão F-16 ou qq outra aeronave também não vem.
Só se for chinês ou russo…
SU-27, SU-30, JF-17?
O que virá

Antonio M

Mauricio R. disse:
10 de setembro de 2013 às 10:42

Ok, vamos fazer uma campanha aqui no blog para que a Petrobras venha a ser escolhida para fabricante do caça.

Ou alguém tem sugestão para uma outra estata? Ah é, mas pensando bem a boa parte da Embraer não pertence a fundos de pensão estatais ?!?!

HMS TIRELESS

Uma coisa é certa senhores: Se não for o Super Hornet não haverá caça algum para a FAB. Conforme já foi dito e caudalosamente comprovado aqui o vespão é o vetor que melhor atende as necessidades da força. A opção pelo Rafale não existe! Nunca existiu! Foi apenas uma incontinência político-verbo-etílica do iluminado de Garanhuns. O aparelho é caro, tanto para se adquirir como para se manter, e a tão propalada “ToT irrestrita”é uma farsa. Politicamente também seria um desastre a opção pelo caça gaulês posto que além da dificuldade para explicar ao público interno e à oposição por que… Read more »

joao.filho

Primeiro governo Dilma??? Deus nos livre de outro “governo” desses.

Joner

Essas denuncias cairam como uma luva para a presidente, ela não tem vontade de escolher caça algum, ai surgiram essas noticias de espionagem, fechou! Ela vai dizer que não vai comprar mais por que a situação esta comprometida, e fim de conversa por mais 15 anos!

Joner

E se nós brasileiros mantivermos essa “equipe” no governo, fazemos por merecer o país que temos!!!

Fernando "Nunão" De Martini

“Na avaliação de integrantes do governo, a tendência é que, com isso, a compra dos caças sequer ocorra no primeiro governo Dilma.” O que acho interessante é o otimismo de ver o atual governo como “primeiro governo Dilma”, pressupondo que haverá um “segundo governo Dilma” como algo natural. É claro, as chances são grandes para isso, mas trata-se de um ato falho. Ou, talvez, não tão falho, e sim uma forma de se fazer a propaganda eleitoral desde já. Relembro que este não é um espaço para propaganda eleitoral gratuita mas, pelo jeito, o meio em que saiu a matéria… Read more »

Antonio M

E não há “nada de errado” com a reeleição de Dilma, sempre foi esse o plano…..plano de ocupar o poder, não plano de governar vide que quais são as medidas originais implantadas pelo seu governo e do anterior defendido nas campanhas eleitorais? O objetivo principal foi alcançado, todo o “resto” é mero detalhe ……

carlosserrat

Uma das características marcantes dos nossos governantes é de serem reativos e jamais proativos. Costumam decidir depois que os fatos acontecem. Entretanto, em termos de segurança não existe nada em prateleira. Um país que quer ter assento na ONU, como potência mundial ,está muito distante do que é exigido para ser considerado grande. Essa ” estória ” dos caças e suas desculpas esfarrapadas para a tomada de decisão e opção por uma das ofertas é típica de quem não sabe a que Porto se dirige. Nem um vento é favorável. Qualquer semelhança com aquela famosa frase de ” bolicho ”… Read more »

HMS TIRELESS

Agora você falou tudo Antônio M: não existe um projeto de Estado mais apenas e tão somente um projeto de poder continuado pelo poder, como bem disse o Ministro Ayres Brito no julgamento da AP 470

JapaMan

Se a compra do caça fosse uma medida populista, ja teríamos uns 300 vetores…

A Petralha é uma piada pronta.

ci_pin_ha

No que depender de mim, essa mulher não ganha mais nem pra ser zeladora de prédio e farei de tudo pra isso acontecer

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, Esse post em especial dá margem a discussões políticas, o que é interessante desde que voltado aos temas de defesa, pois ambas caminham juntas muitas vezes. Porém, devido ao próprio teor da matéria que fala sutilmente em “primeiro mandato Dilma”, dá margem também a que se ultrapasse o tênue limite que separa essa discussão da propaganda política pura e simples, seja a favor de Dilma, seja contra. Pedimos que não ultrapassem esse limite, pois este não é espaço para discussões de cunho eleitoral, nem de propaganda política. Estamos solicitando com gentileza. Próximos avisos serão menos gentis e a tesoura… Read more »

Roberto Bozzo

Srs Editores, boa tarde.

Não estou conseguindo logar o Naval e, quando solicito nova senha, nada me é enviado. No Forte e no Aéreo esta tudo bem… como consigo nova senha para o Naval ?

Nunão no areamilitar.net parece que tem o peso dos Pantisir, mas não estou conseguindo entrar no diretório para confirmar, se puder fazer isso você poderá melhorar o debate no Naval.

Grato.

eduardo pereira

Tesoura na galera Nunao !!rs

Dinair Alves

Olá jura_gol, caso a distribuidora não tenha entregue na Banca, peço que nos passe o contato da banca ou nome, nós mesmos entraremos em contato para que possamos deixar exemplares da revista lá.

Guizmo

Desde que estourou esses escândalos de espionagem eu tenho dito: Conseguimos nossos caças! Em negócios internacionais, ainda mais com política pública envolvida, isso é moeda de troca. Quando o GF fala que a espionagem da Petrobrás foi comercial, não de segurança, fica muito claro que os EUA deverão ceder nalgum ponto para contrabalançar essa situação, afinal, os interesses americanos aqui são ENORMES. Isso já aconteceu na 2GM e vai acontecer de novo…..Governos não agem igual crianças que ficam magoadas e vão brincar com outro. “vc em espionou então vou comprar Gripen” – isso não existe! “vc me espionou, quero seus… Read more »

Vader

Guizmo disse: 10 de setembro de 2013 às 19:42 “Governos não agem igual crianças que ficam magoadas e vão brincar com outro.” Amigo, fosse qualquer outro o partido no governo, eu concordaria. Com esse ____________ idiota, formado por gente acostumada a sabotar o patrão quando este se nega a ceder às exigências, não posso concordar. Esse governo é ____________. Como todo governo _____________ aliás: a ___________está em seu DNA. Mas claro, torço para estar errado… Sds. COMENTÁRIO EDITADO. SENHORES, JÁ HAVÍAMOS AVISADO. OS COMENTÁRIOS ESTÃO ULTRAPASSANDO O TÊNUE LIMITE ENTRE CRÍTICA POLÍTICA E PROPAGANDA / CONTRAPROPAGANDA POLÍTICA. AJUDEM-NOS A MANTER… Read more »

Baptista Jr

“Governos não agem igual crianças que ficam magoadas e vão brincar com outro.

Leia mais (Read More): O Super Hornet subiu no telhado… e o F-X2 também | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil”.

Espero que o GUIZMO tenha razão.

Mayuan

Quando o primeiro falou de Embraer ja comecei procurando pelo comentario do Mauricio reclamando dela. Tava la.

Fala pra nos Mauricio, do alto de sua sapiencia, quem voce sugere que seja o parceiro nacional da Boeing.

Nautilus

Concordo com o Vader no sentido que o Governo Dilma está apenas fazendo pressão sobre os EUA. Vai dar Super Hornet.

joao.filho

Lord Vader, my sincere apologies!!! Please don’t use your Death Grip!!! lol

http://www.pvpixels.com/wp-content/uploads/2013/05/Vader-choke_pv-pixels1.jpg