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‘Desafio Poder Aéreo’ 145

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130913 - Esquadrilha de T6 - Quem é o lider

Em qual avião está o líder da formação?

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Baptista Jr
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Baptista Jr

Fácil, né? O segundo mais perto. O único em que o piloto olha pra frente.

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Pô, como eu vou usar o Google Images para descobrir essa agora? Assim não vale Galante 🙂

Antonio M
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Antonio M

Minha impressão é que está no terceiro , de cima para baixo, pois os demais pilotos olham para ele como se aguardassem alguma instrução.

Justin Case
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Justin Case

Amigos,

Concordo com o Baptista Jr. É o segundo. Os demais olham para ele para manter a posição relativa.
Abraços,

Justin

Justin Case
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Justin Case

Segundo mais próximo, bem entendido.

Justin

Fernando "Nunão" De Martini
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Vocês não sabem nada!!!

Na verdade, o segundo mais próximo pegou no sono com a cara virada pra frente (reparem que está com a cabeça ligeiramente abaixada), e os outros estão gritando pra ele acordar.

O líder é o cara que está gritando mais alto e falando os palavrões mais cabeludos pro dorminhoco.

Ops, não tem som, então não dá pra dizer quem é o líder…

(brincadeirinha)

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Agora, falando sério, dá pra fazer mais perguntas a partir da foto do desafio, pra levar mais adiante o jogo (já que a pergunta inicial foi respondida logo no primeiro comentário):

Esses T-6 armados estão servindo num ERA, num EMRA, ou num esquadrão de “instrução”?

Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

“Qual dos quatro pilotos tem o trabalho mais difícil de manter a formação e, provavelmente, terá mais problemas de torcicolo no final do dia?”

Essa eu acho q sei… E acho tmb q vc se equivocou a falar em torcicolo.. rsrs
Torcicolo vc tem quando fica parado em uma só posição. Acho q vc queria falar do terceiro de baixo para cima, q terá q prestar atenção no líder (a sua direita) e no seu companheiro da esquerda…
O unico a olhar para os dois lados.

Correto ? =D

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Alfredo,

Tudo bem, creio que eu errei quanto ao termo torcicolo (qualquer dor no pescoço eu chamo de torcicolo…), mas acho que você também errou quanto a ser o terceiro de baixo pra cima…

Saudações! 🙂

Justin Case
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Justin Case

Nunão,

Camuflado, não pode ser de instrução.
Entre EMRA e ERA, acho que era ERA. De qual ERA era?

Justin

Nautilus
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Nautilus

No segundo, de baixo para cima. O único que está olhando para frente, ou nos instrumentos, é o líder. Agora, dizer que qual ERA eram os aviões, com essa foto, é difícil… 🙂

Vader
Visitante

Putz, ainda ontem assistindo o “Trato Feito” do History, tinha um cara vendendo um T-6. Coisa mais linda.

Preço: US$ 200.000.

Não deu negócio… os caras queriam comprar o T-6 para aprender a pilotar e um Top Gun da Navy recomendou a eles pegar alguma coisa mais fácil… 🙂

Marcos
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Marcos

O primeiro, de baixo para cima, é o Cel. FF, na época que era cadete.

Edgar
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Marcos, mas na época que o TC FF era cadete já existiam fotos a cores?? 😀

Brincadeira Coronel!! Senhor, Sim, Senhor!!

Marcos
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Marcos

Edgar

As fotos foram colorizadas!

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
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Apenas para informação antes que este post vire a página, vou responder à pergunta que joguei para o debate lá em cima: O integrante da formação que normalmente tem mais trabalho é o ala do segundo elemento (ou o número 4 da formação, como queiram), que geralmente não tem ângulo de visão para ver o líder da esquadrilha, ficando de olho apenas no seu líder de elemento. Normalmente é ele quem precisa fazer as curvas mais amplas e corrigir mais a potência para manter a posição durante as manobras, reagindo prontamente às manobras de seu líder de elemento (este sim… Read more »

Justin Case
Visitante
Member
Justin Case

Amigos, boa tarde.

Em termos de referência, não há grande problema para o nº 4, pois basta ele alinhar o capacete do nº 3 com o do líder.
Para manobrar, no entanto, ele tem problema, pois é a “ponta do chicote”. Qualquer variação de posição do nº 3 requer que sua posição também varie, em amplitude ainda maior.
Abraços,

Justin

Franco Ferreira
Visitante
Franco Ferreira

“Fernando “Nunão” De Martini disse: 12 de setembro de 2013 às 11:59″ Nunão – Aguçastes as memórias. Vou trazê-las. Em 1967 operavam, em Fortaleza duas pistas paralelas: A grande e a pista do Alto da Balança (existe até hoje) com 600 ou 700 metros. A aviação miúda, inclusive o aeroclube e os aviões do Estado, operavam no Alto da Balança. A aviação militar e a comercial operavam na pista grande. Quando um caça vinha isolado para pouso, fazia a perna do vento ao Norte da pista e pousava normalmente (perna do vento, perna base e final, tudo em curvas para… Read more »

Franco Ferreira
Visitante
Franco Ferreira

P.S. 1- Eu não estou na foto do post!
P.S. 2- As fotografias coloridas eram MUITO caras!
P.S. 3- Esta foto não está colorizada… Está desbotada!

Franco Ferreira – O Velho!

Franco Ferreira
Visitante
Franco Ferreira

Amigos – Tentei colocar aqui o manual do T-33, em uso – tanto na hora deste acidente como no ano anterior. Não sei se a minha incompetência informática vai ser o bastante!

https://www.dropbox.com/s/rjoyapx4zm7gy9y/Manual%20do%20T-33.pdf

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Franco, Aparentemente, você fez tudo certo. Acessei e estou baixando aqui os 167 megas do arquivo. Daqui a pouquinho acaba. Sobre o assunto: Obrigado pela correção “formatura”. É coisa de “paisano” hesitar entre formação e formatura: pra mim, líder de formatura é o orador da turma… Sobre o acidente do Castelo: minha intenção era fazer você aparecer por aqui mesmo para comentar. Afinal, outros já tinham “cevado” o rio com a provocação da foto colorizada, então eu coloquei um atarracado presidente na isca pra ver se pescava um coronel! Saudações! PS – Justin, então é por isso que o número… Read more »

Justin Case
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Justin Case

Nunão,

Em vez de corrigir a posição do avião, estica o pescoço e resolve o problema do ego. 😆 Pode acontecer mesmo.
Abraço,

Justin

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

rsrsrsrs

Verdade, Justin. Melhor um ego desinflado do que um paraquedas inflado!

Aproveitando:

Franco, o arquivo já baixou aqui faz tempo, esqueci de avisar. Adorei o documento, obrigado por compartilhar com todos!