Embaixador dos EUA deixa seu posto nesta semana

8

Embaixador Thomas Shannon seguirá para a Turquia; Liliana Ayalde, ex-embaixadora do Paraguai, será a nova chefe do posto em Brasília

 

Thomas Shannon

vinheta-clipping-aereoNo auge da mais recente crise Brasil-Estados Unidos, o embaixador americano em Brasília, Thomas Shannon, deixa seu posto e retorna nesta sexta-feira, 6, a Washington. Nos três anos em Brasília, toureou as autoridades claramente antiamericanas do Itamaraty e do Palácio do Planalto, manteve aceso o lobby pela venda dos caças F18 Super Hornet da Boeing à Força Aérea Brasileira (FAB) e contornou atritos entre os dois países. Mas não conseguiu tirar a relação bilateral do marasmo vivido há dez anos e despede-se do Planalto Central como a figura mais visível do escândalo envolvendo a espionagem da Agência Nacional de Segurança, dos EUA, no Brasil. Em especial, nos gabinetes da presidente Dilma Rousseff e de seus colaboradores diretos.

Nas últimas semanas, Shannon foi chamado duas vezes ao Itamaraty para dar explicações sobre a rede de espionagem da NSA no Brasil — a última delas, no dia 2. A exigência do governo brasileiro para a Casa Branca apresentar um pedido formal de desculpas ao Brasil terá sido protocolarmente repassado por Shannon a Washington. Mas nem aos seus principais aliados na Europa — Alemanha, França e Grã-Bretanha — o governo americano se desculpou até o momento pela espionagem.

A crise e a ameaça ainda latente de cancelamento da visita de Estado de Dilma Rousseff a Washington, agendada para 23 de outubro, serão conduzidas pelo encarregado de negócios da embaixada, Todd Chapman. Pelo menos, até a apresentação das credenciais da embaixadora Liliana Ayalde, a nova chefe do posto, à própria presidente Dilma Rousseff. A chegada da diplomata e o dia da cerimônia no Planalto não foram ainda marcadas. Liliana Ayalde é ex-embaixadora dos EUA no Paraguai e, entre 2008 e 2011, foi vice-secretária assistente de Estado para América central, Caribe e Cuba.

A saída de Shannon não está vinculada ao escândalo da espionagem. A decisão de retirá-lo de Brasília e destacá-lo para um posto considerado estrategicamente mais importante para os EUA fora tomada no início deste ano pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e pelo secretário de Estado, John Kerry. O embaixador seguirá para a Turquia, economia emergente que posicionou-se como uma das lideranças estratégicas no Oriente Médio, parceira de Washington na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e onde os EUA mantém uma de suas principais bases militares na região.

FONTE: estadao.com.br

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Novela chata….. parece Saramandaia…..

– Aí… este não serve, vira lobisomem….. este outro também não, sai formiga do nariz…. e aquele não quero, tem asas…..

Sds.

Mauricio R.

Não importa se Brasil ou EUA, sobrou p/ o diplomata.

Baschera,

Pelo menos a musiquinha da abertura, é show de bola.

Nick

Esse embaixador fez o que pode. Complicado apagar um incêndio desses em tão pouco tempo para a visita da Dilmona.

[]’s

Marcos

Dilma cancela viagem de equipe responsável por preparar visita aos EUA
(Agência Brasil)

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, a notícia já está no blog das Forças Terrestres, com link no final desta matéria (e também em comentário aqui, do Poggio).

Fighting Falcon

E vai mudar o que?

Fabio ASC

Ao que está indo embora, Boa Sorte!!!!

Mas e esta que está vindo do Paraguai para cá? Busquei maiores informações mas NADA.