Su-24 do Sudao

Imagens de satélite da DigitalGlobe datadas de 24 de agosto mostram que o Sudão adquiriu pelo menos três caças-bombardeiros Sukhoi Su- 24 Fencer recentemente. Estas aeronaves possuem um raio de combate de até 600 quilômetros (dependendo da configuração), permitindo que as regiões de Kordofan do Sul e Nilo Azul sejam atingidas a partir da Base Aérea de Wadi Seidna. Esta é uma mudança significativa na região, uma vez que os bombardeiros eram executados através do lançamento manual de bombas a partir das portas de carga de aeronaves de transporte como o Antonov An-24/26.

alcance dos Su-24 do Sudao

Wadi Seidna é a principal Base Aérea da Força Aérea do Sudão e lá estão baseados caças Mig-29, Nanchang Q-5, SU-25, MiG-23 e MiG-17 (estes dois últimos muito provavelmente fora de operação), além dos An-24/26 de transporte.aeronaves de combate em Wadi Seidna

Segundo informações da imprensa internacional, a Bielorússia vendeu doze Su-24 para o Sudão com a restrição de não usá-los na região de Darfur, conforme resolução 1591 do Conselho de Segurança da ONU de 2005.

FONTE/IMAGENS: Satsentinel (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pco-andrade

Quem são os pilotos? Russos?

Fighting Falcon

Para aquela região de barril de polvora é essencial, mas é adequado para ao fim a que se destina internamente?

Vader

Poggio, sem querer ser chato mas fazendo uma correção:

“Belarus” se diz em inglês. Em português é Bielorússia ou em linguagem mais castiça Belarrúsia ou ainda Rússia Branca.

Sds.

Observador

Ah, sim, até parece que o ditador do Sudão, o genocida al-Bashir, vai cumprir qualquer acordo que não lhe seja conveniente.

Estes aviões aí vão matar muitas mulheres e crianças, devidamente pilotados por mercenários russos, como é comum nos conflitos aéreos por aquelas bandas. É só esperar para ver.

Mauricio R.

A figura 2 mostra literalmente uma “alcatéia”, a disposição, pronta p/ massacrar galinhas, ovelhas e bodes, indistintamente; além é claro de uns tantos humanos.

GHz

Que fim de carreira para um avião de ataque que já foi uma das maiores preocupações da OTAN…

Gostaria de saber como será a manutenção de tão simples aeronave no Sudão. Parece que ainda não travaram as asas em enflechamento fixo.

F - 5

Tiraram umas fotos também das bases aéreas brasileiras:

Encontraram algumas Demoiselles, cinco 14-Bis, quinze Paulistinhas e uma centena de PT-19…