F-X2: Boeing faz ofensiva nos jornais brasileiros

44

Anúncio Boeing

Alguns dos principais jornais brasileiros, na edição do dia de hoje (30/8), exibiam a propaganda da Boeing reproduzida acima. Ela ocupava uma página inteira.

A campanha da Boeing nos jornais ocorre um mês antes do que é considerado o fim do prazo de validade das atuais propostas do programa F-X2, que visa adquirir novos caças para a FAB, e faltando menos de dois meses para a viagem programada da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

De excelente bom gosto, com esse ar nostálgico dos anos 20/30 de Copacabana…

Nick

Me parece um ato de desespero. Talvez já saibam que o FX-2 está naufragando.

[]’s

Ozawa

Governo Federal e Brasil.
OPORTUNIDADES PERDIDAS…

Governo Federal
http://www.planalto.gov.br

eduardo pereira

Como diziam na propaganda de chocolate anos atrás;
_ Tem alguma coisa no ar !!
October vem ae!!

Observador

Nick disse: 30 de agosto de 2013 às 12:29 Ao contrário. Até porque este não é um produto de massa, em que um anúncio mudaria a intenção de compra do “consumidor”. Porém, se houver uma decisão do FX-2 pelo F-18 – e a Boeing com certeza é melhor informada sobre isto que qualquer de nós – faria todo o sentido anunciar o avião na grande mídia, preparando o povo para a escolha. Vamos torcer que realmente saia alguma coisa, muito embora não tenha mudado a minha opinião: não vai sair FX-2 nenhum nem agora nem ano que vem, porque a… Read more »

eduardo pereira

OBSERVADOR vc esqueceu de mencionar que a Dilmissima também tem cabeça pra PACs, Bolsas e Ministérios !!rs

Vader

Bela propaganda.

Mas infelizmente também me parece ato de desespero.

Tomara que eu esteja errado.

Augusto

Enquanto a turma aqui se ilude com F-18 de propaganda de jornal, a FAB está lá no deserto do Arizona tirando poeira de F-16.

Jackal975

Eu já ficarei feliz se vierem os F-16 do Arizona.
Porque se não for isso, podem apostar que ficaremos com F-5M e S. Tucano mesmo e SÓ.
Uns F-16 usados e obsoletos é o que merecemos por ficarmos 15 anos nesse chove e não molha.

Lyw

Um ato de desespero, infelizmente…

Na minha opinião só tem um caça que o governo vermelho teria comprado se ainda estivesse no páreo, o SU-35! Pura e simplesmente por virem da Rússia, dos que se opõem aos “imperadores, ao mal”… Não temos projeto de Estado, temos projetos de governo regidos pela ideologia de alguns e muita politicagem…

Que triste, que raiva, que nojo…

Observador

Augusto disse:
30 de agosto de 2013 às 13:54

Ninguém se ilude. Bem pelo contrário, a maioria aqui já fala há alguns anos que a FAB devia comprar os F-16 ou Gripens usados, porque deste governinho de m… não virá nada.

Engraçado que no tempo do “iluminado de Garanhuns”, tinha idiota dizendo que que se o candidato que perdeu as eleições para a “presidenta incompetente” fosse eleito, no máximo viriam uns F-16 para cá.

Virou, mexeu e o “brafil-putênfia” virou nisso aí ó.

E quero ver se até mesmo os F-16 vem para cá.

Jackal975

Bom era o FHC que comprou A-4 do Kuwait…tá bom.

Santana Denis

Gente ÓTIMAS noticias estão por vir. só isso que posso dizer, só adianto uma coisa um dos leitores do PA em um post gigante ontem, parece que já sabia o que iria acontecer kkk incrivel.

Brandenburg

Santana Denis disse:
Uma ótima noticia seria o pacote completo do SH mais o mesmo número de F- 16 para já irmos pensando na aposentadoria dos F- 5. Sonho ou delírio?kkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Em honra ao agonizante F-X2 (mas quem sabe ainda não-desvivente) uma letra de belíssima velha música que gostava muito na infância, agora de volta aos falantes, e que pra mim tem tudo a ver com o programa (ao menos nas partes destacadas…) Pavão Misterioso Ednardo Pavão misterioso Pássaro formoso Tudo é mistério Nesse teu voar Ai se eu corresse assim Tantos céus assim Muita história Eu tinha prá contar… Pavão misterioso Nessa cauda Aberta em leque Me guarda moleque De eterno brincar Me poupa do vexame De morrer tão moço Muita coisa ainda Quero olhar… Pavão misterioso Pássaro formoso No… Read more »

Klesson

Ok Santana Denis, vamos esperar, mas, enquanto isto… Como o nosso Desgoverno Fuderal (DF) não dá uma dentro, pelos mais patéticos motivos que todos já citaram aqui em muitos dos posts, e, levando em conta que o que comentamos aqui, mesmo de acordo com a visão, preferência e ideologia de cada um, só quer o melhor não só para a FAB, mas para o País, temos que fazer o contrário, tentar prever o contrário. Deve ser fato que a FAB está nos EUA escolhendo células de F16, o que deveria já ter feito a muito tempo … e que a… Read more »

Observador

Jackal975 disse:
30 de agosto de 2013 às 14:35

Bom, quando foram comprados, no distante ano de 1998, ainda davam um bom caldo.

Pior mesmo foi o sucessor, que só comprou helicóptero-gambiarra a preço de F-16, M2000 caquéticos e inúteis (ao invés do F-16) e um casco de submarino nuclear protótipo, pagando os olhos da (nossa) cara.

Pelo menos, os A-4 saíram baratinho.

Disse e repito: governinho de M… este aí.

Rafael M. F.

Me estranha a Saab/Dassault não terem feito algo semelhante.

Devemos esperar propagandas do Gripen/Rafale em páginas inteiras de jornais nos próximos dias?

Colombelli

Não vejo sentido em fazer propaganda pra um produto cuja escolha não depende da escolha d eum “consumdor” atingido pelamidia utilizada.

Se as empresas conhecessem a camarilha que está no poder, a qual enriquece a si e a seus filhos e entourage em 08 anos de governo, saberia que rende muito mais uma oferta de propina e “doação de campanha” do que qualquer propaganda.

Observador, tirou da minha boca as palavras. Negócio ruim, por negócio ruim pelo menos antes eram baratos e não superfaturados.

ernaniborges

– A visita de Estado de um presidente brasileiro há muito não visto; – A ida dos militares ao deserto (aparentemente para selecionar células lá estocadas); – As declarações do vice-presidente americano quando de sua visita; e – Este anúncio da Boeing. Há muita fumaça para não haver um fogo por baixo… Não sei o tamanho do estrago causado pela “espionagem”, mas acho que foi apenas uma “marola”. Coisas muito mais graves já aconteceram por aqui e nossas relações, apesar de alguns arranhões, continua… Creio sim que algo virá, e como disse em um post meses atrás, creio que virá… Read more »

ricardo_recife

A Esperança é a última que morre.

Abs,

Ricardo

rommelqe

Acreditem: é o SH. Em outubro…

Corsario137

1. Sobre os 16, os editores sabem mais do que está publicado no site.
2. SH é o vencedor do FX2.

That is all.

Joner

Dobradinha F-18 novos e F-16 usados? Será? 🙂

Jackal975

“Bom, quando foram comprados, no distante ano de 1998, ainda davam um bom caldo.”
Baita caldo…voaram um ano e meio e pararam.
Aliás, quantos Super Hornet (ou M2000BR, ou F-16, etc) o FHC comprou nos seus 8 anos no poder mesmo? O Lula não comprou? Não. Mas se é tão fácil assim, por que seu antecessor não fez isso então? Por que não transformou a FAB numa USAF dos trópicos nos seus 8 anos de governo?
Curioso né?

Fernando "Nunão" De Martini

Jackal975, Não quero entrar na seara de quem foi melhor ou menos pior para o reequipamento de caças da FAB (e até da MB, como acabou sendo citado), se foram os 8 anos dos dois governos de FHC ou os oito anos dos dois de Lula mais estes quase 3 anos do governo da Dilma. (aproveitando, estou sem paciência para discutir seu desabafo de outro tópico que vc acabou de publicar, mas dizer que TODOS – assim mesmo, com maiúsculas – os comentários aqui falam mal de Lula, é forçar a barra e muito – a maioria dos comentaristas nem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

PS – tanto no F-X quanto no F-X2, há que se destacar o “timing” não muito oportuno da FAB de colocar a decisão na mesa do decisor final (presidente) apenas no último ano de mandato, tanto no caso do FHC quanto no de Lula. Mas isso não diminui a “culpa” dos decisores finais de não fazer o que se espera deles: decidirem.

Vader

Comentário lapidar meu caro Nunão, para recolocar os pingos nos I´s. Parabéns.

Soyuz

Não simpatizo com FHC (que nunca votei), Lula (que votei em 2002 apenas) e com Dilma (que nunca votei), mas também quero colocar os meus pingos nos “Is” O primeiro FX, cujo objetivo era substituir com 12 caças os Mirage-III do GDA, não foi um programa tão “bonitinho” como alguns nostalgicamente acreditam, vou citar alguns pontos; 1) Colocou todo mundo no mesmo balaio, F-16, Gripen, Mirage-2000-5, EF-2000, Su-27SK e Mig-29. Sem regras claras qualquer caça poderia competir. A titulo de comparação o programa CAZA 2000 da FaCh tinha apenas F-16, Gripen e Mirage-2000 como proponentes. Ter apenas caças com REAIS… Read more »

asbueno

Mais uma vez Soyuz colocou as cartas na mesa. Mais de uma vez comentei que caças caros e com hora de voo cara poderiam vir desde que houvesse um compromisso concreto de que haveria subsídio para as horas de voo necessárias a um bom adestramento. Mas a história mostra que esse desejo é fantasia inocente. Como dito,a bolha estourou e o El Dorado [Canyon, a operação da USAF e Navy em 1986 na Líbia] transformou-se em El Latado. Ainda é possível comprar qualquer um dos três, financiamento há, e talvez a coisa melhore, economicamente falando, em alguns poucos anos. Mas… Read more »

DrCockroach

Excelentes comentarios, assim volta dar prazer ler os comentarios (as noticias sempre leio) e ateh comentar algo. O Post do Soyuz realmente foi muito bom e muito divertido tb (animou minha manha); mas se me permite um minusculo adendo, os 54 F-18 da Finlandia envolveram cerca de 600 projetos de offsets (16% diretos e 84% indiretos), dos indiretos a maioria voltados ao mercado de exportacao, inclusive com participacao de SME. Mas no fim, a auditoria que avaliou o custo-beneficio de requerer offsets p/ os F-18 chegou a resultados inconclusivos se os beneficios superaram os custos adicionais dos offsets (3%-6%). Mas… Read more »

Control

Srs Considerando a urgência da FAB x disponibilidade financeira e tendo em vista que o GDA ficará a pé em 2014 cabe as seguintes questões: • Com a verba disponível hoje para manter os caças do GDA é possível comprar (financiamento) e manter 12 Gripens? Se não der é possível, com ela, pagar o leasing deles? • Na hipótese de haver preferência por F16, há disponibilidade imediata deles para serem transferidos imediatamente para a FAB e, novamente, a verba disponível é suficiente para a compra via financiamento e operação? Se não der para a compra é possível fazer um leasing… Read more »

asbueno

Certa vez estava eu no observatório astronômico da USP em São Carlos, assistindo uma palestra de um dos monitores, que falava sobre projetos de foguetes e coisas do tipo, quando ele lançou uma pergunta: o que faz um foguete subir? As respostas foram variadas: combustível, o motor, o princípio da reação… Após algum tempo ele decretou: dinheiro. Os americanos foram à Lua por que tinham uma sociedade capaz de responder ao desafio, com suas empresas e universidades, mas, primeiramente, por que politicamente foi decido ir até o satélite da Terra. E isso exigia muito dinheiro. Se a decisão política foi… Read more »

Justin Case

Amigos, boa tarde. O processo é muito mai complexo do que algumas simplificações com a vida corriqueira sugerem. Existe uma missão constitucional a cumprir. Se não existem meios para cumpri-la, ela tem que ser redimensionada. Não adianta investir dinheiro bom em porcaria, em produtos defasados ou subdimensionados que não têm capacidade de dissuadir ou combater adequadamente, mas apenas de drenar os recursos. Se desejamos atuar como forças armadas do México, da Costa Rica ou da Nova Zelândia, isso tem que estar escrito. Eu me impressiono negativamente cada vez que venho a um site, cujo foco é a Defesa, e vejo… Read more »

Jackal975

Respondendo ao Fernando Nunão: Vc te todo o direito de me repreender. Mas preste atenção no que destaquei: usei dos mesmos exageros que a turma anti-PT-Lula-dIlma vive usando aqui para escarnecer de um dos lados. De fato, exagerei ao falar em “TODOS”, mas não exagerei nas ironias. Apenas usei o mesmo critério que os outros usam. Deu pra perceber que não é legal né? Pimenta no dos outros… Bem, a ti, peço desculpas. Mas também peço que use do mesmo rigorismo que usaste comigo, com aquela turma do “Putenfia, Deus-SOl, Iluminado de Garanhuns, Petralha e Mensaleiro” e etc. Posso comentar… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Jackal975 em 01/09/2013 as 13:44 Mas também peço que use do mesmo rigorismo que usaste comigo” Rigorismo? Que rigor usei contigo em meu comentário mais acima??? Fiz uma observação pra lá de suave, dizendo apenas que você forçou a barra exagerando (levando em conta que a grande maioria dos comentaristas passa longe dessa briga besta de petistas contra tucanos e congêneres), e você diz que isso foi ser rigoroso? Rigor é o que aplicamos agora no post da renegociação do financiamento do P-3, onde passamos agora uma bronca geral e fechamos a matéria para futuros comentários, devido tanto à sua… Read more »

juarezmartinez

Caro control, vou fazer algumas colocações em cima das tuas perguntas: Control disse: 1 de setembro de 2013 às 10:01 Srs Considerando a urgência da FAB x disponibilidade financeira e tendo em vista que o GDA ficará a pé em 2014 cabe as seguintes questões: • Com a verba disponível hoje para manter os caças do GDA é possível comprar (financiamento) e manter 12 Gripens? Se não der é possível, com ela, pagar o leasing deles? Não existe hoje, um recurso especifico ou rubrica para aquisição de caças, sejam eles novos ou usados, repito hoje. • Na hipótese de haver… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Soyuz disse: 31 de agosto de 2013 às 23:28 O primeiro FX, cujo objetivo era substituir com 12 caças os Mirage-III do GDA, não foi um programa tão “bonitinho” como alguns nostalgicamente acreditam” Concordo, foi uma disputa com inúmeros lances sujos de todos os lados envolvidos e, principalmente, uma disputa que durou tempo demais. Apesar da parte mais “técnica” de RFI, RFP, análises e relatório final ter sido até que rápida (praticamente 2001 a 2002), tudo que se deixou acontecer antes e depois foi exagerado e faltou “rédea”. Para quem acha que o F-X2 é interminável, pode-se dizer que o… Read more »

Observador

Fernando “Nunão” De Martini disse: 1 de setembro de 2013 às 22:42 Antes de ser taxado de “tucano” ou “demo”, é bom me explicar. “Se hay gobierno, soy contra”. Fui contra as bobagens do FHC, fui contra as bobagens de Lula, sou contra as bobagens da Dilma e serei contra as bobagens do seu sucessor, surgindo ele em 2014 ou 2018. Minha posição é clara: esteja quem estiver no Poder, sempre estarei lá para jogar pedras na vitrine, porque a incompetência e falta de compromisso de nossos políticos com o que quer que seja (incluindo aí com as forças armadas)… Read more »

Control

Srs Pelo que o Juarez me respondeu, acho que não fui muito claro em meu post anterior. A FAB deve ter no orçamento itens referentes ao custeio da operação dos M2000. A questão é se o total deste custeio cobriria a aquisição (parcela de financiamento) e operação dos F16 do deserto, ou de seu leasing e operação ou da aquisição de Gripens (parcela de financiamento + operação) ou de leasing e operação de Gripens. O mesmo se aplicando a qualquer outro vetor possível (Kfir, Mig29, etc). Isto porque, no melhor dos mundos, a substituição dos M2000 deveria ser feita de… Read more »

Jackal975

Fernando “Nunão” De Martini disse: 1 de setembro de 2013 às 22:42 Não sou de “lado” nenhum, que fique claro, apesar do outro lá ter me tachado de “petista”. Se amanhã o PSDB voltar ao poder, por mim tudo bem, não ficarei espumando de raiva num blog de aviação, como muitos fazem por aqui. Gostei do governo do FHC, acho que fez um trabalho razoável. Mas não acho que foi o melhor, só isso. Sou apenas um humanista, só isso. Não fui eu quem comecei essa discussão toda. Só reagi a ela, que fique claro. No mais, meu caro, vou… Read more »

Max

Jackal975,( ironicamente) tirando o plano Real ( e sua consequências) que foi feito no governo do Itamar Franco, não lembro de nada de bom que o FHC tenha feito. E tirando ataques pessoais, não tem nada nesse fórum que desanime 🙂 Todo o dia entro religiosamente procurando noticias interessantes sobre a aviação, mal acostumado que estou à qualidade dos artigos e de muitos dos comentários. O que estraga não são criticas ao governo seja ele qual for mas sim gente que se dói sem motivo e leva para o lado pessoal como se seu time preferido fosse atacado. Gente que… Read more »

Jackal975

Obrigado Max. Um dos comentaristas até de BANDIDO me chamou, sem nem me conhecer e sem eu ter dirigido qualquer ofensa a ele. Entre outras ofensas pessoais que me dirigiram aqui, sem nem me conhecerem. Isso faz qualquer um perder a cabeça, como de fato perdi. Mas como disse ali em cima, não vou mais perder meu tempo com isso. Sem problema, continuo em frente.Grande abraço.