primeiro voo do AT-6 de producao - foto Beechcraft

A Beechcraft informou que o primeiro avião de ataque leve AT-6 de produção voou pela primeira vez na terça-feira (19/8) a partir de Wichita, onde está localizada as instalações da empresa.

A aeronave de testes voou pelo primeira vez em setembro de 2009 e já acumulou 1600 horas de voo. A Beechcraft está oferecendo o AT-6 para nações parceiras dos EUA que necessitam de um avião de ataque leve.

“Este momento realça o enorme esforço feito por toda a equipe da Beechcraft envolvida no projeto, desenvolvimento e produção do AT-6,” disse Bill Boisture, CEO da Beechcraft. “Temos visto um crescente interesse no AT-6 por parte das forças de defesa em todo o mundo e estamos ansiosos em fornecer uma solução reconhecidamente confiável e de custo eficaz em missões de ataque leve dos nossos clientes.”

No início deste ano a USAF escolheu o Embraer A-29 Super Tucano ao invés do AT-6 para o seu programa Light Air Support (LAS) e concedeu um contrato inicial à Sierra Nevada Corporation (parceira da Embraer) no valor de US$427 milhões para a produção de 20 aeronaves. A Beechcraft respondeu que espera anunciar o primeiro cliente da aeronave ainda este ano.

FONTE: com informações da Beechcraft e outras agências internacionais.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Belo aviãozinho. Queria um para mim. 🙂

joao.filho

Lord Vader;

E so escrever pro Papai Noel…

Por favor, nao esqueça de pedir algums SH para a FAB, e um BF-109 pra mim…rsrs.

Fighting Falcon

Ainda sou mais o ST

Soyuz

Meu favorito em critérios estéticos é o PC-21. Lindo!!

Vader

Nossa prezada, mas o AT-6 é xerocópia do PC-21.

Soyuz

Vader Eu vejo o AT-6 mais com jeito de PC-9 do que de PC-21, embora é claro o DNA seja basicamente o mesmo, então concordo com você. Eu tenho uma profunda admiração pelo projeto do PC-21 que considero uma “escultura aerodinâmica”. Claro que para entusiastas de aviação militar, normalmente avião bonito é um Rafale, F-15, Su-35. Tá certo, eles são obras primas e superlativos de tecnologia. Já pra mim por uma questão de gosto pessoal, esculturas aerodinâmicas são aviões turboélice das quais o EMB-120 e PC-21 figuram entre os que realmente admiro. Aviões menores ainda como o SORA (LSA Brasileiro),… Read more »