Boeing está otimista com licitação dos caças da FAB

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F-18 Super Hornet da Austrália lança flares no exercício Pitch Black 2012 - foto MinDef Austrália

Sérgio Lamucci

vinheta-clipping-aereoA presidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak, disse ontem acreditar que o resultado da licitação dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) será definido “por seus próprios méritos”, avaliando que as denúncias de que os EUA espionaram e-mails e telefonemas de brasileiros não deverão influenciar a decisão do governo brasileiro. A Boeing é uma das finalistas do processo que se arrasta há anos, ao lado francesa Dassault e da sueca Saab, num negócio que envolve mais de US$ 4 bilhões. Para Donna, fatores como a qualidade do produto, o pacote de transferência de tecnologia e as necessidades do Brasil nas áreas de defesa, inovação e competitividade é que serão decisivos para a escolha final.

Embaixadora no Brasil entre 2002 e 2004, Donna disse que o caso envolvendo a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) é muito sério para o Brasil, e também para muito cidadãos americanos. “Mas acho que o governo brasileiro deixou claro que essa é uma relação complexa, com interesses diferentes, e que se deve separar esse assunto do resto da relação, para que se faça progressos em outras áreas enquanto se resolve isso”.

Para ela, isso é sinal de maturidade na relação. Donna lembrou que, quando era embaixadora no Brasil e Rubens Barbosa era o embaixador em Washington, os dois conversavam sobre a importância de não transformar toda questão comercial num grande problema da relação bilateral. “Acho que nós chegamos ao ponto em que vamos abordar as alegações sobre a NSA sem que isso afete a relação ou coloque obstáculos a ela.”

Donna Hrinak - coletiva Boeing anúncio Centro de Pesquisa no Brasil - foto Nunão - Poder AéreoQuestionada sobre se a decisão poderia ser anunciada durante a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos EUA, em outubro, Donna limitou-se a dizer que isso depende da presidente brasileira. “Ela vai tomar a decisão quando for certo para o Brasil.” Na quarta-feira, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse na Comissão de Relações Exteriores do Senado que a decisão deve sair no curto prazo. No fim do ano, os caças Mirage 2000 serão retirados de uso.

No governo Lula, os franceses eram os grandes favoritos. Há informações, contudo, de que o jogo teria mudado no governo Dilma, e os aviões da Boeing tenderiam a ser os escolhidos. Um dos trunfos da Boeing são as parcerias com a Embraer. A empresa brasileira venceu neste ano uma licitação para vender 20 Super Tucanos para a força aérea americana, num contrato de US$ 427 milhões, que pode chegar a quase US$ 1 bilhão. A colaboração entre a Embraer e a Boeing na área de sistema de armas é um dos fatores que pode ter pesado na decisão dos EUA.

Donna disse ver potencial de crescimento no mercado brasileiro de aviação, apesar dos desafios enfrentados pelas empresas do setor. Segundo ela, no Brasil, os gastos com combustível representam cerca de 40% dos custos operacionais das companhias aéreas, acima da média de um terço nos outros países, devido ao peso dos impostos. A Boeing estima que a América Latina deverá precisar de 2,5 mil aviões comerciais nos próximos 20 anos, dos quais 40% no Brasil. Donna disse que deverá inaugurar o seu Centro de Pesquisa e Tecnologia, em São José dos Campos, em novembro ou dezembro.

EDA 60 anos - Super Hornet apresentação 1 domingo - toque na pista - foto Nunão - Poder Aéreo

A executiva disse que continua otimista quanto às perspectivas do país, mesmo num cenário de crescimento mais fraco. “Eu digo que sou otimista em relação ao Brasil desde quando isso não era chique”, brincou ela, para quem a euforia de alguns anos atrás era exagerada, assim como é exagerado o pessimismo que marca algumas análises atuais sobre a economia brasileira. Donna observou que o país continua a receber volume expressivo de investimentos estrangeiros diretos, ainda que mais concentrado em alguns setores.

As manifestações que ocorreram em várias cidades brasileiras a partir de junho não mudam os planos da Boeing no Brasil, disse ela. “A Boeing não vai alterar os seus projetos no Brasil por causa dos protestos, e acho que a maior parte das empresas com um histórico no Brasil também não.”

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

FOTO DO ALTO: Min Def Austrália

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Vader

“a importância de não transformar toda questão comercial num grande problema da relação bilateral” A questão é simples: não misturar as bolas, porque se formos ficar esperando encontrar alguém com quem não tenhamos contencioso diplomático, político ou econômico algum para comprar caças, vamos adquiri-los dos romulanos. Isso posto, sou realista: a situação da FAB chegou a um ponto que não dá mais para adiar uma decisão. Ou essa decisão é tomada esse ano, ou a FAB como força combatente acaba, e o governo (e a governante) arca com a responsabilização jurídica de tal fato, incluindo eventual crime de responsabilidade (Lei… Read more »

Vader

Aliás, como deixou subentendido o TB Saito em sua recente visita ao Congresso, o ato de se deixar de tomar uma decisão sobre o FX2 pode mesmo configurar crime de prevaricação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prevarica%C3%A7%C3%A3o

joao.filho

Mylord, no caso do Brasil qual consideras o mais adequado a suprir as necessidades de defesa aerea? O X-Wing, ou o Tie Fighter? Eu vou pelo Tie Fighter, mas os custos de operacao podem ser proibitivos. E sera que o Imperio vai realmente cumprir a promessa de transferencia tecnologica irrestrita???

Galeão Cumbica

Vc esta confundindo Star Trek com Star Wars!!

Para os cinematofilos, isso faz uma gigantesca diferenca.

sds
GC o ranzinza

joao.filho

But… Lord Vader… noooo!!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Cuidado com as perguntas ao Lord Vader, ele vem demonstrando humor muito volátil desde o episódio abaixo:

http://www.aereo.jor.br/2013/02/02/roubaram-a-aeronave-de-um-leitor-do-poder-aereo-no-estacionamento/

Marcos

Negócio seguinte, cumpanheros:

O GF adotou uma política Leste/Oeste (Brasil/China), embora a China esteja no Norte, o que foi desastroso para o Brasil. A China só importa matéria prima e exporta seus produtos acabados. Os europeus estão enfiados numa crise sem fim. Só resta ao Brasil uma reaproximação com os EUA, e o FX2 é alguma coisa para recomeçar.

Vader

joao.filho disse:
16 de agosto de 2013 às 12:15

Caro João, o Império Galáctico não transfere tecnologia. Venda, só “de prateleira”.

O Tie Fighter é muito melhor, mais ágil, barato e tem escala muito maior que a navezinha daqueles vermes rebeldes.

Galeão Cumbica disse:
16 de agosto de 2013 às 12:28

Galeão, tem razão, me expressei mal, quis dizer “dos corelianos”. 🙂

Sds.

Augusto

Vader disse:
16 de agosto de 2013 às 11:37

Decidir a compra de caças virou ato de ofício vinculado?

Ademais, o tipo penal demanda satisfação de interesse pessoal (que é elemento normativo do tipo).

Não confunda crime de responsabilidade (que tem natureza política) com crime strito sensu, que é outra coisa.

Augusto

“Questionada sobre se a decisão poderia ser anunciada durante a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos EUA, em outubro, Donna limitou-se a dizer que isso depende da presidente brasileira.”

Não foi só isso que ela disse. Quem acompanhou, viu que Donna, ao ser questionada por um jornalista sobre a expectativa de a presidente Dilma anunciar o F-18 durante sua visita aos EUA, disse expressamente algo como: “você já viu um presidente anunciar uma decisão dessa importância para seu povo em outro país?”

Galeão Cumbica

Bem que aqui poderiamos ter um presidente aficcionado por aeronaves igual o Stalin.

sds
GC

eduardo pereira

Sao duas datas para esta decisao uma em Setembro e a outra em Outubro, façam suas apostas !!rs

Sds.

joao.filho

A data sera essa: 31 De Fevereiro de 2014…

eduardo pereira

Dia de Sao Nunca nao vale Joao.Filho !!rs

eduardo pereira

Percebao que a donna diferente de outras fotos está sorridente pra chuchu, já sabe de coisas que nao sabemos mas que gostariamos com certeza , que venhao os Vespoes !!

Fernando "Nunão" De Martini

Eduardo,

A foto é de arquivo. Passe o cursor sobre ela e vai ver em que circunstância foi tirada…

HMS TIRELESS

Augusto:

Em abstrato você está certo. Ainda seria crime de responsabilidade sujeito a julgamento político pelo Senado. Contudo, caso aconteça algum evento danoso em virtude dessa ausência de caças, aí passaria a ser um caso concreto, crime stricto sensu.

Vader

Augusto disse:
16 de agosto de 2013 às 14:23

Parceiro, não sei e confesso minha ignorância, pois não sou criminalista nem administrativista e tenho verdadeira ojeriza ao DP e ao DA. Por isso que deixei o “pode” ser.

Mas em tempos de Mensalão não duvidaria com tanta certeza que não possa ser enquadrado.

Bom final de semana a todos.

Marcelo Andrade

Concordo com o Vader (nunca pensei que um dia iria dizer isto!!!!) brincadeira Mestre!! Todos aqui sabem a minha predileção pelo Rafale como plataforma de combate que ele é, além de ser bonito pra chuchu!!! Mas, diante das circunstâncias, a Boeing está muito bem posicionada pois, fez o dever de casa direitinho, se aproximando da Embraer, colocando a ex-embaixadora a frente do processo, etc. Além do que, o pacote que vem com os 36 F-18E/F, já divulgado nesta coluna é imbatível e recolocará a FAB como a mais poderosa Força da região. Um avião bem testado em combate, utilizado pela… Read more »

Nick

SE aunciar algum vencedor do FX-2, acredito que esse será o Gripen E/F. 🙂

[]’s

gilmarjosilva

Augusto.
Acredito que Donna não esta muito segura da decisão da Dilma, pois do contrario não teria dito:
…“você já viu um presidente anunciar uma decisão dessa importância para seu povo em outro país?”…
Depois do que o Saito disse, parece que as chances do Gripen E aumentaram.
Rafale é coisa do passado, sem cogitação.

Gilberto Rezende

A imprensa brasileira babaca e sem noção continua insistindo em dar notícias FURADAS que o vencedor do FX-2 vai ser anunciado numa viagem internacional desde o tempo do Lula. Mesmo a presidenta da Boeing falando Ipsis Literis aos repórteres abobalhados do PIG-Brasil que não é comum se anunciar uma decisão desta importância para a Defesa de um país no exterior os IDIOTAS puxados pela INCANSÁVEL turma da Eliana Cantanhede não desistem desta notícia mais que BATIDA E FURADA. O FX-2 SE E QUANDO for decidido deve ser anunciado no Brasil dentro da formalidade que manda o processo. Se não valia… Read more »

Joner

Senhores, eu também adoraria ver o SH nas cores da FAB, é uma aeronave formidável, afinal, a US NAVE não é o que é, devido a operar um caça obsoleto ou incapaz, muito pelo contrario, o SH esta apto a cumprir praticamente qualquer missão. Mas me preocupo com a parte financeira da operação deste vetor nas mãos da FAB, o custo de sua hora voo da para manter quase três F-5 no ar, haveria este orçamento para mantê-los? Creio que se houver esta compra, não passará das 36 unidades, e ficaríamos igual a um país da África que mantém armazenados… Read more »

Wagner

Essa reportagem me lembra aquela frase do PERSONAGEM Darth Vader no Retorno de Jedi : ” O Imperador não compartilha de sua expectativa otimista da situação” …

perfeito…

HMS TIRELESS

Como de costume o Sr. Gilberto Rezende vem aqui destilar seu profundo ódio e ressentimento contra o que resta de imprensa livre “nestepaiz”. Tudo isso pelo fato da imprensa ter dado amplo destaque para a escolha “político-etílica” do Iluminado de Garanhuns e especialmente ter demonstrado que além de violar os preceitos legais aplicados à espécie a mesma era INOPORTUNA E LESIVA AOS INTERESSES NACIONAIS afinal, o distinto trigroso prefere o tom de loas cantadas ao governo por veículos como Carta Estatal e blogueiros chapa-branca.

Gilberto Rezende

Incansável a imprensa no país é LIVRE para puxar saco da direita e do interesse particular dos seus donos… Incansável deverias seguir o mesmo caminho do HMS Tireless inglês que te inspiras dar baixa e sair do cenário… Vives repetindo sua catilinária mas se a Dona Dilma anunciar teu amado Super Hornet na visita ao Obama em outubro não ias achar nada de errado. A opinião de Lula era OPORTUNA e ele tinha a autoridade para decidir e esta ladainha já teria terminado a anos e as primeiras aeronaves já estariam sendo entregues. Se não concordas como preço do Rafale… Read more »

HMS TIRELESS

Ao “gentilmente” sugerir que “saia de cena”ou seja, para de opinar aqui no blog você expôs de maneira clara e inequívoca o seu profundo viés autoritário meu caro Gilberto Rezende, em total consonância com a sua corrente ideológica conforme observamos das inúmeras tratativas e iniciativas do partido no “pudê” em restringir a liberdade de imprensa sob o falso pretexto da “regulamentação da mídia”, posto que o mesmo apenas consegue conviver a supressão das vozes contrárias, da mesma forma que você….. Ao contrário de você, que acha perfeitamente justificável que o presidente da república em seu momento etílico possa atropelar as… Read more »

juarezmartinez

e não etivesse limitado pelos finalistas do FX-2 forçados pela russofobia da FAB a minha escolha seria pelo Sukoi-35S e adesão ao PA-FA com a Rússia e Índia… Leia mais (Read More): Boeing está otimista com licitação dos caças da FAB | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Gilberto! A FAB desclassificou a proposta russa pela mesma razão que a MB disse muito obrigado aos bonzinhos russos no Prosub, ahh claro eu me esqueci, tu e aquele bando débeis mentais da foruslândia brasiliana acreditam em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Duendes, acreditam até no… Read more »

Vader

Gilberto Rezende disse: 17 de agosto de 2013 às 17:53 Conta pra gente caro Gilberto, no que que o Rafale é mais “muderrnu” que o Super Hornet? Ele tem HMD? Não? Tem tratamento das suas formas, de modo a diminuir o seu RCS? Tem bordas serrilhadas nas reentrâncias? Tem formas quadrangulares alinhadas de modo a refletir para longe do receptor as ondas de radar enviadas? A turbina dele é mais nova? Ou mais potente? Conta pra gente Gilberto: levando-se em consideração que o Rafale é um projeto dos anos 70 que voou a primeira vez em 1986, no que que… Read more »