Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante 2

vinheta-exclusivoNo último domingo, esteve presente na Academia da Força Aérea (AFA) um dos Bandeirantes modernizados da FAB. Trata-se de FAB 2301, um C-95BM que atualmente pertence ao  4º ETA, Esquadrão Carajá. Conforme pode ser visto na deriva (foto do início deste texto), trata-se de um C-95B modificado.

O “Bravo” da FAB é na verdade o EMB-110P1 (K) da Embraer.  Ele foi projetado para operar como cargueiro militar, podendo ser convertido rapidamente em transporte de passageiros e lançamento de até 20 paraquedistas. No lado esquerdo da parte alongada da fuselagem (posterior) foi instalada uma porta de carga e uma extra de passageiros/tripulação (ver fotos abaixo).

O Programa C-95M

Em 2009 o custo do programa de modernização do Bandeirante foi estimado em US$ 35 milhões para um total de 54 aeronaves (incluindo dez Bandeirulhas). A expectativa inicial era de que todas estas células estivessem modernizadas até 2013, mas devido aos atrasos no programa, ele deverá estar completo somente em 2015.

Participam do programa de modernização duas empresas distintas (AEL e Embraer) e uma OM (organização militar) da FAB (o PAMA-AF) que atuam em três fases distintas. Primeiramente a AEL substitui o painel original por um ‘glass cockpit’ e instala modernos equipamentos de navegação e comunicação de concepção digital.

Posteriormente a aeronave é enviada para a Embraer, onde toda a estrutura é revitalizada e melhorias no sistema de refrigeração e substituição de equipamentos nos sistemas mecânico e hidráulico são realizados. Por último, no PAMA-AF a aeronave recebe melhorias na forração interna e nova pintura. Espera-se que os Bandeirantes modernizados possam servir à FAB por mais 20 anos.

Inicialmente os trabalhos se concentraram em duas aeronaves, sendo que outras duas foram recebidas em seguida. O primeiro voo de um Bandeirante modernizado deveria ocorrer em agosto de 2010, mas aconteceu somente no dia 14 de dezembro daquele ano, quando  o FAB 2332 totalmente modernizado fez o seu voo inaugural. No entanto, levaria mais um ano até que ele fosse entregue ao setor operacional da FAB.

Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante 3 Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante
Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante decolando Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante decolando 2
Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante porta traseira Domingo Aereo - AFA 2013 - porta de carga do Bandeirante aberta

 Barra de Cinco Pixels

O C-95M no Esquadrão Carajá

O primeiro C-95 Bandeirante (FAB 2332) modernizado foi entregue em 8 de dezembro de 2012 no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). Esta aeronave teve como destino o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro.

Em 2012 o Esquadrão Carajá (4°ETA) realizou o curso de adaptação ao C-95M, finalizando assim o ciclo de capacitação teórica de pilotos na aeronave. Para isso, a unidade contou com o apoio do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3°ETA), do Rio de Janeiro, o primeiro esquadrão a receber as aeronaves modernizadas.

Ao todo foram cerca de 20 horas de aulas que abordaram tecnologia embarcada e a doutrina de operação do novo equipamento.

Domingo Aereo - AFA 2013 - Bandeirante painel modernizado

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Se não for Elbit, outra não poderá ser!!!

Antonio M

E a modernização dos Bandeirulhas, como está ?!?!!?

Mauricio R.

Um exemplar já foi enviado ao Musal.

Leonardo

Essa camuflagem da FAB, mata qualquer aeronave, feia pra ___________!!!!!

COMENTÁRIO EDITADO

Marcelo Andrade

Não acho não Leonardo, dá um ar mais agressivo.
Acho o Bandeirante, apesar da idade, um ótimo projeto e um avião que ainda dá pro gasto, pois, pousa em qualquer tipo de pista, servindo para capilarizar o trabalho da aviação de transporte. Acertou a FAB em modernizá-lo. Espero ver os P-95M tb.

nunes neto

Moderniza esse piso ai Tio!

Fighting Falcon

Olha, acho que foi a melhor opção para a FAB.
Melhor que os CASA C-212 cotados anteriormente.