Triste notícia para a aviação de caça do Brasil

8

Faleceu hoje no Rio de Janeiro o brigadeiro Moreira Lima

 

Tenentes Rui Moreira Lima, Alberto Martins Torres e Renato Goulart Pereira

FALECIMENTO

Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que faleceu nesta terça-feira (13/08) o Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Dados posteriores sobre a cerimônia fúnebre serão publicados em nota oficial no portal da Força Aérea Brasileira.

ATUALIZAÇÃO (10:00h)

 

O Comando da Aeronáutica lamenta informar o falecimento do Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, ocorrido na madrugada desta terça-feira (13/08), na cidade do Rio de Janeiro. O herói de guerra morreu às 3h30 no Hospital Central da Aeronáutica, onde estava internado havia dois meses.

O velório será realizado a partir das 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), na Praça Marechal Âncora, 15-A, no Centro do Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para as 16 horas no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Nascido na cidade de Colinas (MA) em 12 de junho de 1919, o Major-Brigadeiro do Ar Rui ingressou nas Forças Armadas em 31 de março de 1939. Foi piloto de combate no 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o combate, executou 94 missões.  Posteriormente, foi comandante da Base Aérea de Santa Cruz.

É o autor do livro Senta a Pua!, no qual conta as memórias dos combates no teatro de operações na Itália. Posteriormente, o livro ganhou uma versão em documentário, com o mesmo nome.

Brasília, 13 de Agosto de 2013.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

E um conterrâneo dele que atua na política mesmo depois de várias doenças e em idade avançada porém, que não faz a menor falta continua vivo ……

Ozawa

Rui Moreira Lima, Alberto Martins Torres e Renato Goulart Pereira, durante a IIGM, representando 3 Esquadrilhas do 1º GAvCa: Vermelha, Azul e Verde, nas cores de seus cachecóis. A Amarela foi dasativada pelas baixas… Foto histórica…

Descanse em paz !

Marcelo Andrade

Foi-se o último herói da FAB. Tive a oportunidade de conversar com ele em um dos almoços no Clube da Aeronáutica, pena que não tinha levado o livro “Senta a Pua” para ele autografar. Estou sempre relendo suas páginas e passando para minhas filhas, de 11 e 20 anos, a epopeia dessa “caras”, que, infelizmente, não faz parte dos livros de História do Brasil. Minha filha menor reclama comigo que na hora do Hino Nacional no colégio (coisa cada vez mais rara) , os alunos mais velhos ficam conversando e rindo dela por ela estar concentrada cantando o hino. Pobre… Read more »

joao.filho

R.I.P, Old Warrior.

F - 5

R.I.P

Tenho o livro em casa, comprei quando tinha 18 anos.
Um herói…
Descanse em Paz…

Vader

Poxa, só notícia triste esses dias…

lujuttel

Grande militar, piloto, ser humano.
Enorme perda.
Graças a ele, os atos heróicos da WWII foram preservados para a homenagem da posteridade.
Privilegiados os que o conheceram.
Só uma palavra cabe agora e para sempre:

ADELPHI!!!

Guizmo

Grande Brasileiro! Descanse em Paz, guerreiro! Senta a Pua!!