xavante em volta redondavinheta-clipping-aereoA prefeitura de Volta Redonda está instalando num canteiro central da Radial Leste, no Aero Clube, um caça Xavante doado pela FAB (Força Aérea Brasileira). Desmontado, o avião foi transportado em dois caminhões de Recife, capital de Pernambuco, para a cidade do aço. Agora, ele está sendo remontado e será colocado sobre uma coluna de aço e contará à noite com iluminação especial para chamar ainda mais a atenção.

A intermediação da doação foi feita pelo coronel aviador Guilherme Ruy Alves de Souza, filho do diretor do Serviço Autônomo Hospitalar, Sebastião Faria, que é comandante do Cindacta da Região Nordeste. A oferta, feita há dois anos, foi aceita pelo prefeito Antônio Francisco Neto. A FAB aposentou o caça leve em 2010, após 39 anos de uso.

O Xavante foi o primeiro caça produzido em série pela Embraer, em São José dos Campos (SP), entre 1971 e 1981, sob licença da italiana Aermacchi Spa. O nome original do projeto era MB 26, sendo rebatizado pela FAB de AT 26.

Ao todo, foram produzidas 182 aeronaves, sendo 176 destinadas à FAB, 10 unidades vendidas ao Paraguai e seis ao Togo, na África. Um fato curioso é que durante a Guerra das Malvinas, em 1982 (quando a Argentina tentou retomar da Inglaterra o domínio do arquipélago chamado pelos ingleses de Falklands), a FAB vendeu à Aviação da Marinha Argentina 11 aparelhos.

Atualmente, só quatro Xavantes ainda estão em operação, em São José dos Campos. O caça voa à velocidade máxima de 867 km/h. O Xavante tem 10,81 metros de comprimento, 10,85 metros de envergadura (extremidade de uma asa à outra) e 3,72 metros de altura. Seu peso é de 3.474 quilos. O aparelho destinado a Volta Redonda foi um dos primeiros recebidos pela Força Aérea Brasileira, tendo a matrícula FAB 4470.

FONTE/FOTOS: focoregional

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edurval

Legal,

Vou levar meus filhos para ver essa maquina e tirar umas fotos 🙂

O xavante me é um avião especial, pois me lembro da primeira vez que o vi, eu tinha uns 8 anos e estava brincando no fundo da escola dominical, quando ouvi um ronco e ao olhar para cima vi duas alas do referido avião e o mais legal é que eu local que eu estava era em um morro logo os aviões passaram relativamente perto de mim foi ali naquele momento que surgiu em mim o amor pela aviação.

Vader

Esse Xavante é aquele que estava exposto em Recife, na frente da BARF?

Carcará 01

No caso aquele Vader é na entrada do Cindacta… O da frente da BARF é a B-17… E tem mais 2 aqui: um la lateral do Comar e outro no HARF…

ivanildotavares

Carcará e Vader,

Descobri recentemente que espetaram um Xavante também no município de Triunfo-PE.

ivanildotavares
Carcará 01

PAMA-RF.

Pois é… A maioria ainda está lá, incluindo os Impalas, que ninguem quis…

joao.filho

Nao se preocupem, nao. Do jeito que vao as coisas, daqui a pouco a FAB vai desespetarlos e retornarlos a ativa…

Justin Case

Ninguém quis EMPALAR os IMPALAS em praça pública?

Carcará 01

Trocadilho infame esse, coronel… kkkkkkkkkkkkkk

F - 5

Eu quero um aqui no prédio!!!
Bem que o prefeito de Fortal poderia solicitar um desses aqui para a cidade…
Bons tempos dos xavantes rasgando os céus de Recife.

eduardo pereira

Junto com eles acabou também o tempo em que a Fab tinha aeronave em quantidade satisfatória (176 avioes). Queria ver uma quantidade de vespoes ou Gripens ou até mesmo Rafales similar a esta de Xavantes o qual também foi um grande despertador de amor pela aviaçao em mim por ser a casa de minha avó relativamente perto de um aeroporto e assim sempre tinha formaçoes de Xavantes passando pra lá e pra cá !!!
Sds.

Vader

Carcará 01 disse:
8 de agosto de 2013 às 16:55

Corsário, acho que o que eu vi no Recife foi o do COMAR.

Obrigado.