Mi-8 russo foi abatido pelo Sudão

3

Conclusão do inquérito foi divulgada nesta sexta-feira

 

Mi-8 com marcacoes da ONU - foto RIA Novosti

Um inquérito confirmou que um helicóptero Mi-8 das Nações Unidas, com quatro tripulantes russos a bordo foi derrubado em dezembro passado no sul do Sudão por fogo de artilharia antiaérea, informou o Comitê de Investigação da Rússia nesta sexta-feira.

O helicóptero foi derrubado durante a decolagem perto da aldeia de Likuangole. Todos os quatro tripulantes morreram. A ONU já havia afirmado que o helicóptero foi abatido pelo Exército Popular de Libertação do Sudão, o exército do Sudão do Sul.

O embaixador russo no Sudão do Sul, Shol Dang Alak, disse que aviões do Sudão do Norte com marcações da ONU teriam invadido várias vezes em diferentes partes o Sudão do Sul, o que poderia ter levado à derrubada do helicóptero russo por engano.

O Ministério das Relações Exteriores russo, pediu para as autoridades sudanesas realizassem uma investigação completa sobre o incidente, punir os culpados e garantindo que um incidente semelhante não ocorra no futuro.

Um processo criminal foi aberto em várias acusações, incluindo homicídio, destruição intencional de bens e ataque a pessoas internacionalmente protegidas, concluiu o Comitê de Investigação da Rússia nesta sexta-feira, acrescentando que a investigação estava em curso.

FONTE/FOTO: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr

Derrubar um Heli da ONU por engano, da mesma forma é um engano criar mula sem cabeça

Mauricio R.

Inquerito feito por uma das partes interessadas…

Jackal975

Já vi gente dizendo que o Mi-8 não é seguro, sempre está envolvido em acidentes, mas se formos olhar os teatros de operação que esse helicóptero enfrenta normalmente – só roubada – e as condições dos operadeores, vamos concluir que é muito confiável! Se tornou o verdadeiro “pau pra toda a obra”, algo como o DC-3 de asas rotativas.
Será que um dia o nosso EB vai aderir ao Mi-8? Eu gostaria de vê-lo equipando nossas forças armadas.