terça-feira, junho 15, 2021

Gripen para o Brasil

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Renovação da Aviação de Transporte da Venezuela

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Y-8 da Venezuela em Fortaleza - foto angelo souza

vinheta-exclusivoNosso leitor Angelo Souza, morador de Fortaleza (capital do Ceará) nos mandou a foto acima. Trata-se de um avião de transporte de fabricação chinesa Shaanxi Y-8,matrícula B-632L da Força Aérea Venezuelana (atualmente conhecida como “Aviación Militar Bolivariana Venezolana”).

Na verdade este avião estava acompanhado de outra aeronave do mesmo modelo (o B-631L). Muito provavelmente eles tenham vindo da Europa e fizeram uma escala técnica em Fortaleza antes de seguirem para a Venezuela. Estes mesmos aviões foram vistos no aeroporto da ilha de Malta (Mar Mediterrâneo) no último dia 17 de julho.

As duas aeronaves fazem parte de uma compra de oito aparelhos, anunciada em fins de 2011 (ver link abaixo). Os Y-8 irão reforçar a frota de aeronaves do Grupo 6, baseado na Base Aérea El Libertador (Palo Negro, Aragua). A Venezuela pretende substituir os seus C-130 pelos Y-8. O avião da foto está com uma cobertura branca temporária sobre a pintura camuflada. Após a chegada ao destino, a cobertura será removida.

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Alexandre Galante

Se os americanos liberarem os aviônicos e os motores…

Alexandre Galante

Não sei não, a Marsh Aviation foi penalizada por passar peças de motores de C-130 para a Venezuela…

CorsarioDF

Esse aí já é “velho” só de olhar!!! Kkkkkk

Cópia de um projeto do final da década de 60…

Também acho que é mais um cliente do KC-390, a depender dos “big brothers” do norte…

ST.

Marcos

Acho que a situação da Venezuela é pior que a da Líbia.

Joner

KC 390 para Venezuela? Acho que não senhores, como disse o Galante, motores e aviônicos made in USA, para eles não! A menos que mudassem o discurso, mas parece meio improvável, mas dinheiro eles tem!

Marcos

Para a venda dos E-Jets para a Conviasa, houve negociação com o governo americano.

Joner

Há, e que avião feio este ehm! kkkkk

Marcos

Isso ai é a cara da Venezuela: um avião projetado na década de 60, que os chineses copiaram e adaptaram com “pecinhas” de qualidade questionável.

Baschera

Calma people….. não é “velho só de olhar”…. é eles veem camuflados com uma película “branca”…..

Quando chegam são retiradas as películas de proteção de transporte, como mostro na foto abaixo:

http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/604013_10151290881926122_159222771_n.jpg

Sds.

Baschera

Depois…. eles, os Shaanxi Y-8-200F ficam assim, como na foto abaixo:

https://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2012/12/11091.jpg

Com a pintura de camuflagem padrão solicitada pela AMBV.

Sds.

Baschera
Baschera

E da cabine do comando, um tanto, digamos, ultrapassada….

https://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2012/12/11093.jpg

Sds.

Baschera

Finalizando, os dados técnicos e de performance dos Y-8 venezuelanos:

Tripulação: 5, ou 3 + 2.
Capacidade: 90 soldados equipados.
Capacidade de Carga: 20.000 kg (44.000 lb) similar ao do C-130.
Largura: 34,02m
Envergadura: 38,0m
Altura: 11,16m
Peso vazio: 35.490kg (77.237lb)
Peso Máx Carregado: 61.000kg (134.480lb)
Motores: 4 × Zhuzhou WoJiang-6 (WJ-6) turbohélice, 3.170kW (4.250hp) cada

Performance:
Velocidade Máxima: 660km/h (357 mph)
Velocidade de Cruzeiro: 550km/h
Autonomia: 5.615km (3030nm, mi)
Teto de serviço: 10.400m

Sds.

Ivan

Shaanxi Y-8 (Yunshuji-8) é uma cópia genérica do Antonov An-12 soviético, que por sua vez era a contraparte vermelha do Lockheed C-130 Hercules americano. O original An-12 Cub (codinome da Otan) era equivalente aos primeiros Hercules, só que muito menos sofisicado e rústico o bastante para operar em qualquer parte, da selva africana às estepes russas, dos desertos do Oriente Médio às pistas geladas da Sibéria. Os russos pós soviéticos optaram por dedicar mais esforço na aeronave maior da Iliyshin, o quadrireator Il-76 (agora Il-476), mas os chineses que haviam rompido com Moscow na década de 80 continuou a produzir… Read more »

Ivan

Baschera,

Pela foto que vc postou estes bolivarianos devem manter o canhão duplo de 23mm.

Abç.,
Ivan.

Baschera

Exato Ivan, mas não consegui foto com o canhão a mostra.

Sds.

Alfredo Araujo

Se é isso q eles podem pagar, tenham o q cabe no bolso !!
Diferente de meia dúzia de países europeus, q estão gastando os tubos para ter um turbo-hélice 5 estrelas…

O destino pode ser cruel… deixando o baratinho da década de 60, porém novo, voando e os Rolls-Royce dos ares groundeados por falta de verba…

Edgar

Baschera, legal esse conceito chinês de “Glass Cockpit” em 😀

Fighting Falcon E/F

Qual o motivo em ter uma pintura só para o deslocamento?

Wagner

Eles estão certos, pegando um fornecedor independente dos USA. O avião não precisa ser uma maravilha, contanto que cumpra a função, ok.

O erro venezuelano foi comprar sukhois que não podem manter, ao invés de comprar aviões mais modestos, aquele paquistanes, por exemplo, teria sido bem melhor para eles.

vamos ver se esse avião terá a manutenção adequada.

Oganza

Wagner disse:
26 de julho de 2013 às 9:09

“…aquele paquistanes…” é o JF-17 Thunder, e já estou achando que o nosso futuro é ele.

Para com essa mania de grandeza, compra os Thunders, um pacote do McAfee Plus (os JF-17 usam Windows :o) e negocia uma fabricação com TOT junco com nossos hermanos Argentinos. Solução barata, com integração e participação de nossos “aliados” responsáveis do bloco BOLIVARIANO… a vaca foi pro brejo a muito tempo gente.

Vader

Nossa, aeronave voando com Ruindows é flórida hein, kkkkkk…

Como diria Regina Duarte: “eu tenho medo”.

🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

Klesson

Oganza, assim é avacalhar demais.
Produtos chineses não, nunca, de jeito nenhum….
É certo que a vaca foi para o brejo, mas podemos tirá-la de lá e
organizar o curral.

Jackal975

O avião pode ser um projeto ultrapassado, mas ao menos os chineses, dos quais tanto debochamos, equipam eles mesmos as suas Forças Armadas e graças a isso, também, elas são das mais poderosas do planeta. Quisera eu que o Brasil tivesse uma indústria que no ano de 2013 ainda replica, sim, Antonov An-12 ou Mil Mi-2, mas que ao mesmo tempo coloca foguetes no ar para levar seus próprios satélites à órbita, constrói uma estação espacial (pequena sim, mas ESTÁ LÁ!), fabrica um J-10, um J-11, alguns SSBN, outros tantos ICBM, várias belonaves para a sua Marinha, carros de combate… Read more »

Baschera

Concordo.

O Brasil tem é muito gogó…… muito plano e papel….. na prática leva 14 anos para construir uma simples corveta sem defesa AA, tem um porta-balões sem aviões, uma defesa AA ridícula, muito orçamento e muito salário, e por aí vai…. na prática é FoguetoBrás, fiasco na Estação Espacial. VLS caramurú, Piranha de terceira e outras coisas menos honrosas ainda.

Em termos de construção, desenvolvimento e criação de produtos militares somos zero.

Bem ou mal, os chineses se viram.

Sds.

Jackal975

Pois é Baschera, sempre quando reflito sobre isso tudo me vem à mente uma célebre entrevista que o Lobão deu para o Jô uns anos atrás e repetiu infinitas vezes a seguinte frase: “BRASILEIRO ADORA GOZ*R COM O P*U DOS OUTROS!”.
É bem por aí.

Vader

Jackal975 disse: 26 de julho de 2013 às 13:00 Jackal975, o pessoal ri dos chinas porque a tchurmitcha vermelhuxa esquerdofrênica e antiamericanalha adora compará-los com os EUA, comparação esta absolutamente absurda do ponto de vista tecnológico. O problema é que após a queda do Muro de Berlim e o fracasso do Império do Mal Soviético a China ocupou o ideário dessa corja asquerosa como símbolo de “resistência ao imperialismo ianque”. Mas de fato, comparar os equipamentos das FFAAs brasileiras com os do Exército de Libertação Popular (tecnicamente a China Vermelha não possui Forças Armadas) é como comparar a Legião Romana… Read more »

Observador

Baschera disse:
25 de julho de 2013 às 23:10

Conforme a foto do avião em que é retirada a sua película branca, vemos como funciona a indústria chinesa: um sujeito encarapitado no nariz do avião, sem capacete, sem cinto de segurança ou qualquer outro equipamento de segurança. Se cair de lá, bau-bau. Idem para os demais operários, igualmente sem nenhum equipamento de segurança.

Sem regra nenhuma para se preocupar, é fácil ir longe no desenvolvimento de tecnologia.

Vader

Observador disse:
26 de julho de 2013 às 13:22

Como eu disse num outro blog outro dia: com “cama-quente” (revezamento em 3 turnos de 8 horas de sono pra cada trabalhador, na mesma cama) e um bilhão de escravos trabalhando por US$ 10 o dia, é fácil ser “potência econômica”.

Queria ver é empresário chinês enfrentando a Receita Federal, Receita Estadual, Receita Municipal, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Sindicatos, governo, indígenas, quilombolas, “direituzumanu”, juros escorchantes, custo-Brasil, etc., etc., etc ad infinitum…

Sds.

Baschera

Observador,

Concordo, porém a foto foi feita em hangar na Venezuela…..

Sds.

Baschera

Lord Vader,

Com referência ao trabalho na China, estas coisas não são a regra.

Muito do que sabemos ainda é incipiente, mas as relações trabalhistas por lá mudaram na mesma velocidade que a economia cresceu.

Aliás, em função destas mudanças e consequente aumentos verticais de custos… muitas empresas demandadoras de mão de obra mais barata (a ind. têxtil é o maior exemplo) tem se mudado para outras paragens.

As que não conseguiram ….. fecharam. Foram mais de 3.700 industrias do segmento nos últimos três anos.

A bola da vez é a industria naval chinesa.

Sds.

eduardo pereira

Poxa Vader agora até deu a maior deprê, precisava lembrar a gente deste tanto de obstáculos que nos rodeiam?rs
O pior é que ainda deve ter muito mais coisas que nos impedem de sermos no mínimo uma China ,industrialmente (militar)falando.

eduardo pereira

Nosso problema aqui no Brasil se resume a corrupçao, molhar mao de alguém pra qualquer coisa sair do papel seja projeto,compra ou licitaçao, se nao rola dindin empurra pro próximo governo e assim vao os FX’s da vida, as BR’s381 e etc. …
This is Brazil !!

Vader

Baschera disse:
26 de julho de 2013 às 14:01

Baschera, na PRC inteira, com 1,5 bilhão de pessoas, deve haver um milhar de advogados trabalhistas (minha área). Isso é muito menos do que tem só aqui em Campinas.

Claro que lá é uma tirania comunista de partido único e advogado não é a figura mais respeitada pela comunalha. Mas acho que isso dá uma indicação do que são os direitos trabalhistas na PRC.

Sds.

Wagner

Esse avião com uma camuflagem decente deve ficar muito imponente.

Observador

Baschera disse:
26 de julho de 2013 às 13:54

Sim, todos que estão no chão parecem ser da FAV (estão uniformizados); porém os três nas escadas e no nariz do aparelho parecem consultores chineses (civis) que vieram acompanhar a entrega do aparelho.

E, como falei, estão fazendo tudo na base do improviso.

Será que se fosse um avião da Lockheed, da Airbus ou da Embraer ia acontecer assim?

Oganza

Observador disse:
26 de julho de 2013 às 13:22

Na República Popular da China, o uso ou o NÃO USO de EPI faz parte do controle de natalidade. 😀

No mais, a China tem “escala” escala HUMANA. Como disse Winston Churchill: “Aconteça o que acontecer, sempre haverão chineses”.

Soyuz

Existem modelos e modelos de indústria e políticas de reequipamentos. Assim o que funciona na China é bom para a China o que funciona os EUA é bom para os EUA, e assim por diante. Querer comparar na base de igual para igual modelos industriais aeronáuticos é estéril sem entender o contexto. Os EUA produzem aviões melhores que os chineses? É claro que sim! Tem anos a mais de experiência e orçamentos muito superiores. A questão para mim são duas. Primeiro, todo programa aeronáutico tem problemas que são via de regra proporcionais à sua complexidade dentro daquele contexto. O A400… Read more »

ricardo_recife

Tem um desenho estranho! Parece um bombardeiro da segunda guerra mundial misturado com aviação de transporte dos anos 60. Que coisa medonha!

Abs,

Ricardo

Mauricio R.

A “fronteira” aqui no caso não é exatamente o nariz de bombardeiro, existe versão sem o mesmo, mas o trem de pouso principal.
Nem no proposto Shaanxi Y-9, este foi trocado.
Só agora c/ o Y-20 é que os chineses conseguiram fazer algo, assim mais “ocidental”, a respeito.

Leonardo Crestani

Tomara que os cucarachas não comprem o KC – 390, pois seria com o financiamento do BNDES e provavelmente eles não pagaram e sobraria mais uma vez pra nós pagarmos! Deixa eles com aquelas coisas voadoras pra lá, bem longe do Brasil!!!! Acorda Dilma!!!

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