Ministra boliviana acusa oposição de utilizar politicamente vistoria feita em avião da FAB

 

ministra da Comunicação da Bolívia Amanda Dávila

vinheta-clipping-aereoA ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, disse que a oposição no país quer usar politicamente o fato de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), usado pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, ter sido vistoriado por forças policiais bolivianas em 2011. Ela destacou que os oposicionistas querem “provocar um problema para gerar um escândalo” entre os governos do Brasil e da Bolívia.

Amanda Dávila disse que respondeu às questões encaminhadas por deputados da Convergência Nacional (CN), que faz oposição ao governo de Evo Morales. Os parlamentares divulgaram que o avião de Amorim foi vistoriado, no segundo semestre de 2011, em Al Alto.

No último dia 16, em Brasília, em nota, o Ministério da Defesa confirmou a informação. Segundo a Defesa, por intermédio da Embaixada do Brasil na Bolívia, o Ministério das Relações Exteriores reagiu, exigindo desculpas e o fim de procedimentos semelhantes. Segundo o ministério, a vistoria ocorreu quando Amorim e seus assessores estavam fora da aeronave.

Para a ministra boliviana, o incidente foi sem “nenhuma gravidade”. “Há uma má intenção [da oposição]”, ressaltou Amanda Dávila. Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias de que havia drogas escondidas no avião. As autoridades bolivianas negam que o objetivo da ação tenha sido verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave.

Pinto Molina está abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia há 13 meses e aguarda salvo-contudo para deixar a representação diplomática e asilar-se em território brasileiro. Mas as autoridades bolivianas recusam-se a emitir o documento, alegando que o parlamentar responde a processos judiciais no país.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Quem provocou o problema foram vocês, corja nojenta, e com as vistas grossas da outra corja, a maldita daqui. Mas não tô nem ai pra vocês não, isso é um problema de vocês, o que me emputece é o desgoverno obtuso e beócio que eu tenho. desculpem o desabafo.

Sniper

Tá ai o retrato da cretinice nessas fanfarronices “internacionais do GF! Em nome desse alinhamento ideológico bananeiro, essa petralhada dos infernos ta afundando a soberania e a dignidade desse país na LAMA! Esses últmos “causos” internacionais expõem muito bem como pensa essa raça! * Americanos quando tem acesso a informações de nacionais brasileiros = espionagem tirânico-imperialista * Venezuela, China, Cuba, Bolívia, Equador, Paraguai e companhia se tiverem acesso as mesmíssimas informações = aliança para o progresso e properidade dos povos… Essa camarilha sabe que esses países sempre confabularam, conspiraram e sacanearam bem nas nossas costas (e ate pela frente mesmo!)… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias de que havia drogas escondidas no avião.” É isso mesmo????? O MRE boliviano teve as manhas de justificar a revista por uma denúncia de drogas? Está dizendo que, para quem fez a vistoria, a comitiva brasileira do ministro Celso Amorin seria composta de supostos traficantes de drogas??????????? “As autoridades bolivianas negam que o objetivo da ação tenha sido verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave.” Ah, menos mal! Ao invés de um oposicionista, estavam procurando drogas no… Read more »

Brandenburg

Lá como cá a culpa é sempre da oposição.Na visão deles revistar aeronave com imunidade por denuncia de drogas e senador asilado pode, mas por denuncia de desertor americano a bordo é “un ultraje a el honor de la republica plurinacional(?) de Bolivia e a el presidente plurinacional Morales! Quem diria!

Vader

A coisa fica cada vez pior. Querem ver outra? O pior não é isso: consta que o Ministro Celso Amorim passou inclusive por uma revista PESSOAL dos tais agentes bolivianos! Inclusive há quem diga que ele foi obrigado a SE DESPIR! Como se se tratasse de um marginalzinho comum! Agora uma autoridade da Bolívia chama o megalonanico anão de jardim Celso Amorim, que por artes do gramunhão vem a ser Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil, a 6a economia do mundo e o maior país da América Latina, de TRAFICANTE DE DROGAS, na cara dura e, vamos lembrar,… Read more »

Klesson

Senhores,

Vai ver que a conta de Comércio Exterior boliviana não fechou, coisa de desvio interno, e viram diminuir o PIB deste importante item da pauta de exportação, que alguém, para desviar a atenção, teve a beleza de ideia de revistar a avião da FAB, pois, os bananas aceitariam qualquer desculpa.

Ah, se tivesse gente descente no Governo Brasileiro.

Também quero os helicopteros de volta e já.

Para esta senhora – “Cala a boca Magda”.

Max

Vader disse: ” mas quando é para defender os interesses do BRASIL, país o qual ele (des)governa, limita-se a dar uma latidinha e uma lambidinha nas bolas do cocaleiro ladrão de refinarias e receptador e “esquentador” de carros roubados!” Pior ainda, “ESCONDE”e tenta minimizar o estupro continuado que vem sofrendo a soberania de nosso país. Como já disse antes, não existe patriotismo para os seguidores dessa ideologia hipócrita de falsa esquerda que dirige esse país desde o Fernando Enrique. Sou patriota ao ponto de sentir minha pressão sanguina subir perigosamente . Queria que meu pais fosse digno , honrado e… Read more »

Vader

Max, é um governo de canalhas, que só tiram a bunda da cadeira porque a POUCA imprensa livre (leia-se: sem o jabá do governo e das estatais) que sobrou neste país pressiona.

Por isso que eu digo: se não fosse essa pequena imprensa livre que luta heroicamente, quase sozinha e acossada por todos os lados pela PeTralhada, esse país já tinha virado uma ditadura comunista.

Colombelli

Nada a acrescer aos judiciosos apontamentos dos colegas. A conclusão é uma so: PT, a cada dia mais lixo.