C-105 operacao saci - paraquedista - foto FAB

Do Primeiro Jornal
pauta@band.com.br

vinheta-clipping-aereoEnquanto autoridades usam aviões da Aeronáutica para viagens nem sempre oficiais, paraquedistas da FAB (Força Aérea Brasileira) denunciam que treinos e deslocamentos são cancelados por falta de aviões e combustível.

A denúncia foi feita por um paraquedista à rádio BandNews Fluminense FM. O militar, que não quis se identificar, diz que, neste ano, fez apenas oito treinamentos. Os exercícios deveriam acontecer semanalmente.

“Hoje em dia, praticamente não existe mais adestramento de salto paraquedista, muito pouco. Muitos são cancelados porque a versão da FAB é que ou não tem aeronave ou não tem combustível pras aeronaves voarem” comenta o paraquedista.

Em junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, deu carona a amigos e familiares em um avião da FAB para ver a final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, também usou um avião oficial para viajar ao Rio com um amigo. Eles devolveram aos cofres públicos valores que representariam o custo das viagens.

De acordo com o paraquedista, há 19 anos na Aeronáutica, militares que trabalharam durante a Copa das Confederações tiveram que voltar ao Rio de Janeiro de ônibus por falta de aviões. “A FAB ainda falou que não tinha aeronave disponível para retrair as unidades de lá. Eles tiveram que vir de ônibus de Fortaleza e de Salvador para cá”, denuncia.

O centro de comunicação social da Aeronáutica disse que não tem conhecimento desses fatos, mas afirmou que vai investigar. Lembrou também que ela tem sido muito requisitada nos grandes eventos, como a Copa das Confederações.

Clique na imagem abaixo para ser direcionado para o site da Band.com e assista a reportagem.

denuncia de paraquedista da FAB

FONTE: band.com.br

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli

Governo do PT. Esperavam outra coisa?

Baschera

Em vez de mascarar e desmentir….o comando da FAB deveria vir a público e confirmar este e outros fatos que lhe acontecem pela falta de recursos adequados a sua operacionalidade. Chega de mentiras neste país…. é hora de botar os podres prá fora ! 5,4,3,2,1….. e chagam os defensores deste governo politiqueiro e marketeiro de meia tijela dizendo que isto já ocorria antes e blá,blá,blá,blá ….. Até o defunto Santos Dumont já sabia disto, mas não explicam porque a cada dia que passa fica pior, a cada dia que passa a FAB vira uma sucata…a cada dia que passa o… Read more »

Requena

Os três comandantes das FFAA brasileiras são os maiores BANANAS que já ocuparam os respectivos cargos.

Se tivessem um mínimo de hombridade já teriam renunciado o comando faz tempo.

Oganza

Depois do metrô dos hermanos, isso ai que está sendo denunciado, não se enquadraria em algo como improbidade administrativa ou coisa que o valia? Pra mim deveria existir um decreto, lei ou algo na constituição que preservaria (GARANTIRIA) X% do orçamento para as coisas ditas estratégicas, e a única coisa que deveria ser discutida é de onde e como gastar tais verbas ponto. Sobre isso, eu tenho uma tese por de mais longa para esse espaço, mas vamos à Defesa (SIMPLIFICADA). Deveria ficar estabelecido que, por exemplo, 2% do PIB (que hoje seria algo em torno de U$ 50 bi)… Read more »

Justin Case

Amigos, Ainda vou arranjar tempo e escrever um pouco sobre logística e operações em situação de restrição orçamentária eventual. Mas, sobre a denúncia, embora esta se refira a problemas de disponibilidade de aeronaves da FAB para cumprir as missões, fiquei com impressão de que foi feita por um paraquedista do Exército. Não muda muita coisa, pois o problema continua o mesmo. Ainda assim, jamais ouvi falar que algum paraquedista tivesse treinamento e salto semanal. Duvido que a denúncia tenha algum efeito benéfico, pois o que importa agora é a visita do Papa, a Copa e as Olimpíadas. A missão principal… Read more »

Alexandre Galante

Não é de hoje que o pessoal do EB reclama da FAB, talvez por isso alguns queiram ter aviação de asa fixa, para não depender mais da FAB.

asbueno

Oganza disse:
18 de julho de 2013 às 22:34

Apoiado!

Augusto

Como eu disse em posts anteriores: a FAB também tem parcela – e grande – de culpa pela sua própria situação de precariedade, que é notória.

Ao invés de o comando expor a péssima situação da força e botar a boca no trombone para o povo tomar conhecimento do que se passa, o que se lê é que “O centro de comunicação social da Aeronáutica disse que não tem conhecimento desses fatos”.

Está ficando parecido com o governo do PT que de nada sabe.

Clésio Luiz

É por essas e outras que eu sempre apoiei o Gripen no FX-2. Historicamente a FAB enfrenta problemas orçamentários e nada indica que essa situação irá mudar no futuro. O Gripen possui custo de, na pior das hipóteses, 50% da hora de voo do Rafale e Super Hornet. Podemos fabricar parte de seus componentes aqui, inclusive consumíveis. Teríamos acesso a eletrônica da aeronave. Poderíamos integrar qualquer armamento nela, sem mendigar ajuda a ninguém. Ela opera fora das vulneráveis bases aéreas da FAB sem nenhum problema, aliás, é seu ambiente natural. Possui, na prática, carga paga e alcance semelhante aos outros… Read more »

solskhaer

Como irei explicar isso ao meu filho que por sinal completa hoje 11 anos (Parabéns filhão), que futuramente seguirá a uma carreira militar???

Vader

Augusto disse: 19 de julho de 2013 às 1:27 “Ao invés de o comando expor a péssima situação da força e botar a boca no trombone para o povo tomar conhecimento do que se passa, o que se lê é que “O centro de comunicação social da Aeronáutica disse que não tem conhecimento desses fatos”.” Parceiro, você acha mesmo que todas essas denúncias que estão aparecendo ultimamente na imprensa, farra nos vôos dos políticos, revista nos aviões na Bolívia, e agora essa de não ter transporte para os PQDs do EB, são fruto da mera investigação jornalística? 😉 Amigo, o… Read more »

Guilherme Poggio

Parceiro, você acha mesmo que todas essas denúncias que estão aparecendo ultimamente na imprensa, farra nos vôos dos políticos, revista nos aviões na Bolívia, e agora essa de não ter transporte para os PQDs do EB, são fruto da mera investigação jornalística?

Vader

Mudei um pouco a minha forma de pensar. Acho que isso agora é “fogo amigo” da base aliada do governo.

Vader

Guilherme Poggio disse:
19 de julho de 2013 às 9:49

Poggio, assim fora e os presidentes de Câmara e Senado não teriam aparecido.

Augusto

Vader disse:
19 de julho de 2013 às 9:44

Meu caro,

A alegação de que “O centro de comunicação social da Aeronáutica disse que não tem conhecimento desses fatos” é autoexplicativa.

joao.filho

Que sacanagem. Diversos primos e sobrinhos meus seguiram carreiras militares no Brasil, e anos depois sairam para o setor privado ou emigraram para o exterior totalmente desmoralizados, por situacoes como esta esposta ai. Vergonha nacional. A FAB e a melhor equipada e financiada forca aerea da America Latina, mas apenas na funcao de transportar ladroes sem vergonha para balnearios, ou viagems de compras.

Vader

Augusto disse:
19 de julho de 2013 às 11:44

“A alegação de que “O centro de comunicação social da Aeronáutica disse que não tem conhecimento desses fatos” é autoexplicativa.”

Ah tá, você queria que o CECOMSAER soltasse uma nota oficial dizendo “O fato ocorreu, é verdade, e o culpado é o governo federal do PT que não nos destina as verbas necessárias, porque as verbas que entram vão todas para o GTE”???? 😉

Tenha dó parceiro… se isso acontece no mínimo amanhece todo mundo em cana.

Entenda como funciona uma instituição militar e depois a gente volta a conversar, ok?

joao.filho

Realmente, Mylord Vader. Agora vai comer o pau na caça as bruxas para investigar todos os paraquedistas com 19 anos de carreira, pra ver quem foi que botou a boca no trombone. Ele não devia ter mencionado nem sequer isso.

GBento

joao.filho disse:
19 de julho de 2013 às 15:59

Joao Filho, pode ter certeza que pra isso o Serviço de Inteligência vai funcionar.

Vader

Amigos, o S2 sabe de tudo. Já cansei de dizer: isso é ordem que vem de cima…

juarezmartinez

Senhores, algumas coisas precisam ficar claras: Nós tem falado aqui mais abertamente dos problemas do KC 137 após o acidente na Haiti, porem para o saber de todos, a situação da frota de C 130 não é lá muito diferente:: Porque o ILUMINADO DE GARANHUNS, com intuito de passar por putênfia, detonou com a diagonal de manutenção da frota, pois era voo par o Haiti quem nem ponte Rio – SP, voo para enchentes, voo para a seca, voo para não sei o que, passando por cima do Comgar e o com o pessoal da pAMA arrancando os cabela, agora… Read more »