Nota à Imprensa: revista de avião da FAB na Bolívia

17

A propósito de informações veiculadas na edição de hoje (16/07) do jornal Valor Econômico, na matéria intitulada “Bolívia revistou avião de Amorim em busca de opositor”, o Ministério da Defesa esclarece o seguinte:

1 – Não procede a informação de que o avião da FAB utilizado nesta viagem oficial, no dia 3 de outubro de 2012, foi vistoriado por autoridades bolivianas no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra;

2 – Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011;

3– O ministro da Defesa brasileiro nunca autorizou tal vistoria;

4– Os episódios ocorridos em 2011 foram objeto de nota de reclamação encaminhada pela embaixada do Brasil em La Paz à chancelaria boliviana;

5 – No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade;

6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas.

Brasília, 16 de julho de 2013.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O evento houve, a data que estava errada.

Assim, não retiro nada que escrevi.

Vader

Dado que houve o evento, e o assunto ficou restrito a sete chaves, concluo que o Min Def está mentindo para livrar a pele do ministro lambe-bolas de bolivariano.

Acredito mais no Cláudio Humberto e no Valor Econômico do que “nelles”.

ricardo_recife

Confirmado! País de governantes bobões deixam avião de ministro com imunidade ser vistoriado ilegalmente e depois faz papel de idiota de novo defendendo o fanfarão que os fez de otários mais de uma vez. Petróleo, empréstimos BNDES, preço superfaturado de gás, e mais um monte de outras coisas. É inacreditável como a ideologia deixa os governantes do Brasil lobotomizados para moral, ética e honestidade. Por menos que isto, como a tal história do sapato por causa dos ataques terroristas, o Brasil fez e esculhambou com o governo dos EUA. Agora uma m.. destas, uma afronta a integridade nacional, fecham-se em… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bom, fazendo um link com a notícia anterior do Valor Econômico, eu já afirmei aqui mais de uma vez que não sou contra doação (embora prefira a venda, mesmo que a preços quase simbólicos, como fazem os EUA) de aeronaves usadas e excedentes a outros países, obedecendo às orientações da política externa e relações entre suas forças aéreas. Mas não se faz isso “de graça”, espera-se reforçar laços, buscar um alinhamento, entre outras coisas. Porém, vendo a nota oficial do Ministério da Defesa e comparando com o que disseram as fontes do Valor Econômico não sei o que fica pior… Read more »

Brandenburg

Mais uma para o rol das humilhações impostas ao Brasil pelos hermanos cumpanheiros, desta vez com a agravante de terem ESCONDIDO o fato do povo brasileiro. Estão sempre baixando a cabeça para receber a canga.Talvez o procedimento conste do manual de operações do Foro de São Paulo.Com a palavra o petralha -mór que , em nome da ideologia, pela primeira vez colocou o Brasil de quatro frente ao Evo Morales e sua tribo.Plácido de Castro, Rio Branco e tantos outros heróis acreanos devem ter se revirado em seus túmulos!

Fernando "Nunão" De Martini

Outra coisa a se questionar na comparação da reportagem do Valor Econômico com a nota do Ministério da Defesa, está a meu ver numa “ausência” que eu sinto entre os itens 5 e 6: 5 – No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade; 6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas. Não seria de se esperar um item adicional entre esses dois sobre o recebimento de um “pedido de desculpas” por parte da… Read more »

juarezmartinez

Senhores, isto é a confirmação daquele velho ditado de que quanto mais se abaixa mais bunda aparece, e para variar o Gf não sabia de nada, para variar…..

grande abraço

Guilherme Poggio

Lamentável.

Não sei o que é mais vergonhoso nisso. O acontecimento em si ou a nota de esclarecimento.

A única boa lição de tudo é que ainda temos uma parte da imprensa livre, que investiga e discute.

Temos dois exemplos recentes disso. O caso acima e a divulgação do “voo da alegria” do presidente da Câmara e sues familiares para ver o jogo do Brasil.

Graças à divulgação do “voo do da alegria”, hoje temos como acessar o portal da FAB e ver que voa e por que voa.

asbueno

Off Topic

Avião da FAB filmou o primeiro gol de Neymar na Copa das Confederações

http://oglobo.globo.com/esportes/aviao-da-fab-filmou-primeiro-gol-de-neymar-na-copa-das-confederacoes-9060786

Em que pese o título, o filme mostra um pouco da operação de VANT e o depoimento do Cel Av Gramkow, comandante do esquadrão Hórus.

Marcos

Vários editoriais estão esculachando com o Ministro da Defesa e com o Governo Federal.

Colombelli

Retrado do governo lixo do PT. A marca sempre presente é a incoerência e a presença de dois pesos e duas medidas. Quando é um dos asseclas esquerdistas, podem fazer tudo que ficam quietos, mesmo contra os interesses nacionais. Os exemplos são vários, da Bolívia ao Equador, passando pelo Paraguai e pela Argentina. Quando um dos “cumpanheiros” é atacado com atos idênticos aos sofridos pelo Brasil e “relevados em nome da proximidade ideológica”, ai espereneiam de forma ridícula e burlesca. Quando outros privatizam é entreguismo, quando são eles, é “medidas de modernização”. Privatizaram muitas vezes mais que ototal de privatizações… Read more »

juarezmartinez

Marcos disse:
16 de julho de 2013 às 22:36

Vários editoriais estão esculachando com o Ministro da Defesa e com o Governo Federal.

Leia mais (Read More): Nota à Imprensa: revista de avião da FAB na Bolívia | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Caro Marcos! No fórum dos “iluminados da defesa” já botaram a culpa “nuzamericanu” em “cunluio” com a FAB que “plantaru” a “nuticia” junto com o “PIG”.
São as doutrinas do fórum de SP sendo exercitadas nos mínimos detalhes.

Grande abraço

Vader

Colombelli disse:
16 de julho de 2013 às 23:33

“Eu lhes digo que pegaria em armas contra estes vermes sem pensar duas vezes”

Pois somos dois, amigo Colombelli. E vou mais além: seríamos legião.

Sabe porque isso não acontece? Porque não temos uma liderança.

Do seu Chuí ao Monte Roraima, da Ponta do Seixas à Cabeça de Cachorro, não temos um p. de um líder nesse país.

Mas isso vai mudar. Tem gente nova e coisa nova chegando por aí.

Quem sobreviver à era PeTralha verá.

Sds.

Vader

Da coluna do Augusto Nunes, na Veja: “Para a Bolívia, o Brasil é um grandalhão medroso que reage a afrontas com outro gesto de carinho e o sorriso dos palermas Disfarçado de Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, o polivalente Celso Amorim divulgou nesta tarde os seguintes ─ aspas obrigatórias ─ “esclarecimentos”. A propósito de informações veiculadas na edição de hoje (16/07) do jornal Valor Econômico, na matéria intitulada “Bolívia revistou avião de Amorim em busca de opositor”, o Ministério da Defesa esclarece o seguinte: 1 ─ Não procede a informação de que o avião da FAB utilizado… Read more »

Vader

Também da Veja, o Ricardo Setti: “É INACREDITÁVEL, E É OFICIAL: Bolívia humilhou o governo brasileiro, vistoriando avião da FAB O Ministério da Defesa negou hoje nota publicada pelo colunista Cláudio Humberto que o blog reproduziu sobre violação da soberania de um avião da Força Aérea Brasileira no final de 2012, mas informou que, no final do ano anterior, o governo de Evo Morales uma vez mais passou uma rasteira no Brasil — como fizera com o envio de tropas para instalações da Petrobras — fazendo exatamente isso: vistoriando um avião da FAB, a gloriosa FAB que teve participação heroica… Read more »

Wagner

Collombelli existem outros meios. Violência jamais trará bons resultados. Isso se chama Democracia. Não radicalizem demais as coisas. Parece eu, faz anos atrás, eu criei uma nova forma de capitalismo misturado com socialismo onde não haveria mais dinheiro. No papel parecia um sistema perfeito. Eu também achava que uma revolução poderia ser um caminho. Então fiz uma simulação orçamentária de meu ” inovador ” sistema, e depois de um mês, o governo estava em déficit e teve de arrancar recursos das casas populares. KKKKK, na simulação, em dois meses o país hipotético tinha ido a total bancarrota !! kkkkkkkkkkk !!!… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos,

A Bolivia…sempre a mesma Bolivia invadindo territorio nacional.

E esse “governo” fajuto, pseudo-intelectual e antiamericano sempre limpando a m______ dos hermanos.

O Brasil nao tem armas, o governo nao tem brio, e o povo nao tem sangue nas veias, a nao ser para fazer manifetacoes anarquistas.

Ainda bem que eu nao moro ai.

EDITADO. SUBSTITUA PALAVRAS DE BAIXO CALÃO POR OUTRAS EXPRESSÕES MAIS APROPRIADAS.

O MODERADOR