Espanha pede desculpas à Bolívia por incidente com avião presidencial

4

Falcon 900EX presidencial - foto Fuerza Aérea Boliviana

vinheta-clipping-aereoA Espanha pediu desculpas na segunda-feira por sua participação nos acontecimentos que levaram o avião do presidente boliviano, Evo Morales, a ser vasculhado na Europa no início deste mês, durante uma busca internacional ao fugitivo dos EUA Edward Snowden.

A Bolívia acusou Espanha, França, Portugal e Itália de terem fechado seus espaços aéreos ao avião de Morales, que foi vasculhado no aeroporto de Viena em 3 de julho, após terem sido informados que a aeronave estaria levando o ex-prestador de serviço da agência de espionagem dos EUA de Moscou para a Bolívia. Snowden não estava no voo.

“Nós reconhecemos publicamente que, talvez, os procedimentos utilizados no aeroporto de Viena pelo nosso representante não foram os mais eficazes”, disse o embaixador da Espanha na Bolívia, Angel Vázquez, a jornalistas depois de entregar uma carta no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia.

“Nós lamentamos esse fato … o procedimento não era apropriado e incomodou o presidente (Morales), colocando-o em uma situação difícil”, disse Vázquez.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Garcia-Margallo, disse na semana passada que o país estava disposto a pedir desculpas à Bolívia por ter incomodado Morales, mas negou que o país tenha fechado seu espaço aéreo para o voo.

FONTE: Reuters, via G1

FOTO: Força Aérea Boliviana

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon E/F

E ae,
Quando é que vão pedir desculpas para nós?
Ahhh, não vão né, ninguém reclamou.
Vai lá, faz caridade e ainda é tratado mal.
E ainda querem ter assento permanente na ONU…
Cada uma viu…

Vader

A Espanha, com todos os problemas que tem, é um país sério.

Pediu desculpas, como deveria ser, até como país “mãe” da Bolívia. Mas como é um país que sabe como se joga o jogo, se precisar fará de novo. E de novo.

F - 5

“Mãe” da Bolívia?

Pergunte ao povo local se eles acham isso….

Mas…

Diplomacia…
A Espanha não é boba, sabe que agir politicamente com diplomacia é sempre o melhor caminho.

Quanto aos post’s anteriores que falam do AmoRUIM, prefiro ficar calado.
Mas que esse cara é uma toupeira, é…

Vader

F-5, sei muito bem do ódio que os cucarachos latrino-americanos nutrem por seu “país-mãe”, o Reino da Espanha, não sem muita razão, diga-se de passagem.

Mas gostem ou não eles a Espanha ainda é a pátria-mãe deles, a começar pelo idioma, tanto quanto Portugal é a nossa.

Ambos “para nooooossa alegriiiiaaa”… 🙂