Segundo colunista, avião da FAB que transportava o ministro Amorim foi vistoriado por bolivianos em La Paz no final do ano passado em situação semelhante ao ocorrido com o avião de Morales na Europa

 

191012 Ministro Celso Amorim (37)

vinheta-clipping-aereoAssim como se queixa de ter sido “humilhado”, porque, sob suspeita de dar fuga a um procurado pelo governo dos Estados Unidos, seu avião foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo de países europeus, o cocaleiro presidente da Bolívia, Evo Morales, impôs uma humilhação ultrajante ao nanoministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, no final de 2012, em episódio mantido em segredo pelo governo brasileiro até agora. Amorim visitara La Paz e se preparava para decolar quando seu avião foi cercado e revistado, inclusive com cães farejadores, a mando do cocaleiro, desconfiado que o ex-chanceler do governo Lula levava um senador de oposição asilado na embaixada do Brasil. A informação é de diplomatas e funcionários que não podem ser identificados, em razão de represálias. A humilhação ao Brasil foi ainda maior, considerando que o ministro era transportado por um avião da FAB.

Esta semana, Morales exigiu e obteve a solidariedade dos parceiros do Mercosul, mas ele se comporta exatamente como seus supostos detratores, mantendo cerco em La Paz à versão boliviana do ex-agente americano Edward Snowden. O senador oposicionista Roger Pinto Molina se viu obrigado a pedir asilo político à embaixada do Brasil em La Paz, onde se encontra há mais de um ano. Ele quer deixar a Bolívia, porque teme até ser assassinado, mas Morales se recusa a conceder-lhe salvo conduto, para sair da embaixada em segurança até sair do país.

O senador Molina está há mais de um ano asilado na embaixada do Brasil em La Paz.

O governo brasileiro novamente se acovardou, diante da agressão ao ministro da Defesa, e apenas emitiu na ocasião uma “nota de protesto” que permaneceu secreta, ou seja, apenas foi lida pelo destinatário – que, claro, a ignorou.

Além do senador Moloina, há muitos bolivianos asilados, tentando se proteger da perseguição de Evo Moraes. Inclusive um candidato à presidência e também magistrados que ousaram prolatar sentenças contra o governo do cocaleiro, tiveram de se asilar para não morrerem.

FONTE: Diário do Poder

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Inacreditável !!!

Falta confirmação, é verdade, mas a notícia é tão ultrajante que deixa qualquer cidadão indignado.

Alguém tem outra indicação que confirme?

Vader

E aí PresidentE, não vai soltar nenhuma nota de repúdio ao “imperialismo boliviano” não? Ou será que só vale nota de repúdio quando é para detonar com “usamericanu”??? Alguém precisa explicar para essa gente que nos governa, e em especial para a PresidentE, que ela governa o BRASIL e não a Bolívia ou o que o valha. Taí mais uma prova de que a política externa do PT coloca nosso país “de quatro” para os nossos vizinhos bolivarianos: o Grandão-Bobão da América Latrina foi o primeiro a repudiar a negativa de passagem da aeronave do Presidente da Bolívia por alguns… Read more »

Vader

Ah sim, me recordo do episódio do 11 de setembro, quando “usamericanu mau, bobu, feiu i chatu” pediram ao Ministro Rel Exteriores da época (governo FHC) para passar por um detector de metais e revista pessoal para entrar em Washington. Na ocasião, os EUA haviam acabado de sofrer o mais devastador ataque contra civis de sua história e o país estava em polvorosa. Ahhh, mas o barulho que a PeTralhada asquerosa fez. Porque isso, na visão deles, era um “atentado à soberania”, que só podia acontecer porque o Min Celso Lafer (acho que era esse) pertencia ao governo “entreguista” e… Read more »

DrCockroach

Se verdade, um total absurdo e mais um exemplo de indignacao seletiva do governo.

Mas nao duvido que seja verdade, pois falta pouco p/ vivermos uma epoca de vale tudo em relacoes internacionais.

Abs!

F - 5

Esse AmoRUIM é uma decepção, uma lástima…
Não vejo a hora desse cara cair.

Marcos

Bem feito!

Marcos

Lula dando aula no Itamaraty Maravilha, com dodos os babões aplaudindo e dando risada:

– Se algum Ministro ou Embaixador se sujeitar a ser revistado (se referindo ao caso do 11set) eu demito.

Toma petralhada!!!

HMS TIRELESS

Milord Vader:

Acredite se puder mas nós dois estamos incomodando a corja do Foro de SP. Até de espiões já nos chamaram:

http://www.planobrazil.com/manchete-de-o-globo-invasao-americana-brasil-quer-saber-se-espionaram-forcas-armadas/comment-page-1/#comment-121614

Marcos

E cadê a Governanta?
Ela é valente com funcionários que estão sujeitos a sua caneta. Já com os vizinhos, revela-se uma verdadeira mudinha e subserviente.

Marcos

Ainda vão ter de fazer com esse índio o que fizeram com o Noriega!

Observador

Marcos disse:
15 de julho de 2013 às 11:42

Gente fraca é assim mesmo.

É como o marido que bate sistematicamente na esposa, mais com outros é mansinho, mansinho…

Gosta de pisar naqueles que lhe estão submetidos hierarquicamente ou financeiramente,

A “Presidenta Incompetenta” é assim também. Fala grosso com os subordinados, mas quando viu o pau comendo na rua, correu para o colo do seu guro. Não falo do Lula; falo do marqueteiro.

Max

Governo entreguista que suporta tudo de governos bolivarianos que no fundo na imaginação doentia deles fazem parte de um união socialista latrino americana que sonha ser um dia o que a união soviética já foi.
Onde será o nosso Gulag ?

Baschera

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…

Mas que vergonha asquerosa…..

Governo de bando de FROUXOS….. omitiram o fato por falta de culhões !!

Fora Dilma incompetente….. volta para POA e abre um mercadinho !!

Sds.

Marcos

Foram humilhados duplamente:

Uma pelo Índio Cocalero

e outra por eles mesmos, ao esconderem
o evento

Baschera

O Chanceler Patriota vai ter que mudar de nome….. vai se chamar Bolivariota !!!

Sds.

Baschera

Segundo o Cláudio Humberto, o Itamaraty apenas emitiu uma breve nota de protesto “secreta”…..

Esconderam da população brasileira como se esconde a amante da patroa.

Sds.

Marcos

Baschera

“como se escondeU a amante da patroa”

Baschera

Sim…. é vero….. o nine fingers também já fez isto !!

Sds.

Marcos

Seguinte:

Esses tipo de evento é mais corriqueiro do que se imagina, e vale para todos os países. A questão é você sistematicamente aceitar isso ou, pior,
agir de modo ambíguo, isto é, o que vale para um, não vale para outro.
Exemplo: A Cristina, também conhecida como a Bruxa do 51, confiscou
vários equipamentos e armamentos dentro de um avião C-17 da USAF que
se encontrava na Argentina para treinamento de policiais militares locais. Os americanos emitiram uma Nota de Protesto, pegaram seu pessoal e foram embora. Tão cedo não voltam por lá, pelo menos não nesse governo.

Daglian

Em toda oportunidade que os petralhas tem, eles fazem QUESTÃO de se ajoelharem perante nossos vizinhos. Mesmo que não seja necessário. No caso, suponho que qualquer brasileiro comum se sentiria ofendido se isso ocorresse por nossa polícia, em investigação semelhante no carro de sua família. Agora, como representante de um país, ou melhor, DO MAIS IMPORTANTE PAÍS DA AMÉRICA LATINA (lê-se: maior economia, população, território, etc), isso não é apenas uma humilhação, mas um ato simbólico que demonstra que os bolivianos não nos respeitam. Aquele seria o momento para nosso governo criar culhões e adequadamente utilizar-se do princípio da reciprocidade… Read more »

joseboscojr

Pessoal, Mas vocês querem o quê? Com as forças armadas que temos o jeito é se sujeitar a qualquer um e não adianta falar grosso sem ter como agir depois. Parabéns ao governo brasileiro que escondeu tudo e ficou com o rabo entre as pernas porque não tem mesmo culhão pra mostrar. O Brasil só fala grosso com os EUA porque nosso governo tá cansado de saber que eles não farão nada. Agora, vai brincar de ofender algum governo socialista da região pra ver!!! Se brincar eles tomam mais refinarias e até invadem terras ou matam brasileiros na fronteira. Novamente,… Read more »

Mauricio R.

Aqui em SP temos mais de milhão de bolivianos, legais e ilegais, seria o caso de, se houvesse culhões mas definitivamente não há, despacha-los de volta.

Marcos

Os milicos argentinos pelo menos foram valentes: quando o navio escola deles foi apreendido lá na África, receberam os caras de armas na mão:
– Aqui não entram!!!!

ricardo_recife

Quem bando de palhaços! É uma coisa inacreditável a cara de pau desse pessoal.

Wagner

Definitivamente nosso país precisa de uma mudança radical de governo.

Colombelli

Que se podia esperar desta escumalha sem caráter, sem moral e sem comando chefiada por lula?

Quando se acha que se chegou ao fundo do poço eles dão um jeito de cavar um palmo a mais rumo ao inferno.

Governo bem lixo, mucureba. E ainda tem gente que tem a cara de pau e a falta de vergonha na cara de defender estes elementos.