Na Suécia, um flagrante de ‘convivência pacífica’ de caças e aviões ‘vip’

2

Gripen e avião Vip na Base de Gotland na Suécia

Nas últimas semanas aqui no Brasil, notícias sobre uso indevido de aviões “vip” por parte de autoridades políticas brasileiras e, ao mesmo tempo, um certo pessimismo em relação ao futuro da Aviação de Caça da FAB, têm sido a tônica de várias discussões na internet.

Apenas para “desanuviar”  um pouco, trazemos aqui uma foto de “convivência pacífica” entre aeronaves de uso oficial para autoridades e aviões de caça, na Suécia. A ocasião é a edição 2013 de um encontro político / democrático anual realizado no país, chamado “Almedalsveckan”, literalmente semana de Almedalen.

Almedalen é um parque na cidade de Visby (ilha de Gotland) que reúne anualmente por uma semana representantes dos maiores partidos suecos. O encontro é uma oportunidade de reunir quem está envolvido em política no país, com a realização de seminários e de discursos na área do parque.

Vale lembrar que a presença militar não está restrita aos caças e aos outros meios que garantem a segurança do local: autoridades militares também participam de vários seminários durante a Almedalsveckan 2013, discutindo entre outros assuntos o futuro das Forças Armadas.

Aviões vip Gulfstream 4 e 550 em Gotland na Suécia

Caças JAS 39 Gripen são mantidos em alerta em Gotland para proteger o evento, enquanto aviões executivos como os Gulfstream 4 (este com o primeiro ministro Fredrik Reinfeldt e comitiva) e Gulfstream 550 (com o ministro das Relações Exteriores Carl Bildt e comitiva), chegam ao local, como mostram as fotos publicadas na quinta-feira passada, 4 de julho. Por alguns dias, o aeroporto de Visby torna-se um dos mais movimentados da Suécia.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O senador José Pimentel (PT-CE) foi o relator que sepultou o projeto 138, que endurecia as regras para uso de aviões da FAB. A proposta do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que pretendia organizar e limitar o uso de aeronaves, chegou a ser aprovada nas comissões de Defesa do Consumidor e Relações Exteriores, mas foi barrada pelo PT na Comissão de Constituição e Justiça, último passo antes do plenário. (CH)

Pois é, o problema não é e nunca foi o uso das aeronaves da FAB por parte dos políticos, mas as finalidades que os mesmos dão à essas aeronaves.

{{CQD|40}}

ricardo_recife

Eita PT! Quem eras tú nos anos 80 e quem és tú agora?

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.

Abraham Lincoln”.

Abs,

Ricardo