AWACS E-3F franceses celebram 50.000 horas de voo, em meio ao MLU

2

E-3F AWACS francês com pintura comemorativa de 50 mil horas - foto Força Aérea Francesa

Na terça-feira, 9 de julho, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre marco celebrado duas semanas antes, em 26 de junho, pela frota de quatro aeronaves E-3F AWACS da Força Aérea Francesa: nada menos do que 50.000 horas de voo foram completadas pelas aeronaves, e o fato foi celebrado na Base Aérea 702 de Avord na presença do general Lafond, comandante da Brigada Aérea de Controle do Espaço (BACE).

Na ocasião, foi mostrada uma das aeronaves do “36e escadron de détection et de contrôle aéroportés (EDCA)” com pintura comemorativa das 50.000 horas de voo, atingidos em 21 anos de operações: o recebimento dos E-3F pela França deu-se em dezembro de 1990, e a frota foi declarada operacional em junho de 1992. Naquele mesmo  ano, em agosto, os AWACS franceses já participavam de operações da ONU sobre a então Iugoslávia.

E-3F AWACS francês com pintura comemorativa de 50 mil horas - foto 2 Força Aérea Francesa

A marca de 50.000 horas em 21 anos de serviço se dá no contexto de uma renovação de meia-vida da frota (MLU – “MidLife-Upgrade” – veja outras notícias a respeito nos links abaixo). O primeiro avião a finalizar a renovação deverá sair das oficinas da Air France em Le Bourget no início de 2014, e o quarto em 2016. Para os sistemas, a França optou pelo “block 40-45” americano. Com o programa, as aeronaves permanecerão totalmente compatíveis / interoperáveis com os aliados da França.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon E/F

Alguém sabe dizer quantas horas já temos com os E/R-99?

Clésio Luiz

Se eu não estou enganado a última unidade produzida do 707, em 1994, foi justamente um Awacs para a França.