Resende (RJ) sedia campeonato de paraquedismo das Forças Armadas

0

Equipe Falcões em salto modalidade FQL - foto FAB

Paraquedistas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica disputam até o próximo domingo (14/7), na cidade de Resende (RJ), a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. A competição, coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), deve reunir cerca de 150 atletas nas modalidades de Formação em Queda Livre (FQL), Precisão de Aterragem e Estilo.

“Muitos destes paraquedistas pertencem a unidades operacionais das três Forças. Nesse sentido, o evento também é uma forma de dar continuidade a esta operacionalidade, só que no âmbito desportivo. O torneio eleva bastante o nível do esporte no nosso país”, ressalta o Tenente-Coronel Leonardo Perdigão de Oliveira, coordenador do campeonato. Uma equipe de militares chilenos também participa do torneio como convidada.

Um dos destaques do campeonato é a equipe de salto livre Falcões, formada por militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Os atletas da FAB disputam as modalidades de Formação em Queda Livre (FQL) e Precisão de Aterragem.

Atleta paraquedista preparando-se para pouso - foto FAB

“Na modalidade de FQL, paraquedistas saltam de uma altura de quase 4 mil metros e precisam formar, em 35 segundos, o maior número de figuras previamente selecionadas pela organização. O atleta chega a atingir uma velocidade de quase 200 km por hora”, explica o Sargento Antonio Augusto dos Santos, integrante dos Falcões.

“Já na Precisão, a equipe deixa a aeronave a uma altura de 1200 metros. O objetivo é atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo de dois centímetros de diâmetro”, complementa o atleta. A vitória no campeonato em Resende garante vaga para o Mundial Militar de Paraquedismo, que será realizado em outubro na China. Por isso, a equipe da FAB está confiante num bom resultado.

“A expectativa é de uma prova dura, bem disputada. Mas estamos otimistas porque o material humano do time é muito bom. Vamos ver se a gente consegue levar a melhor”, aposta o Capitão Diego Gabriel da Silva, capitão do Falcões.

Confira abaixo reportagem com a equipe Falcões, da FAB.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: FAB

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments