Avião sofre acidente no aeroporto de San Francisco, nos EUA

9

Acidente voo Asiana Airlines Boeing 777 em San Francisco - foto AP via G1

A aeronave é do tipo Boeing 777 e vinha da Coreia do Sul – Ao menos duas pessoas morreram, diz o Corpo de Bombeiros

vinheta-clipping-aereoUm avião do tipo Boeing 777 sofreu um acidente enquanto pousava no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, neste sábado (6). A aeronave era operada pela empresa Asiana Airlines e vinha da Coreia do Sul, de acordo com a rede de TV americana “CNN”.

Um vídeo publicado no YouTube mostra a fumaça causada pelo incêndio no avião. Imagens exibidas pela “CNN” mostram que a aeronave perdeu um pedaço da cauda e partes da fuselagem superior estão incendiadas e destruídas. A emissora afirma que o avião rodou após tocar a pista do aeroporto, enquanto pegava fogo.

O Corpo de Bombeiros de San Francisco informou às emissoras “KTVU” e “KCBS” (emissora local da “CBS”) que pelo menos duas pessoas morreram e 61 ficaram feridas. As operações de resgate continuam, disseram os bombeiros às emissoras.

Acidente voo Asiana Airlines Boeing 777 em San Francisco - foto 2 AP via G1

No Hospital Geral de San Francisco, porta-vozes disseram que oito adultos e duas crianças tiveram ferimentos graves. O aeroporto foi fechado depois do acidente e todos os voos deste sábado foram cancelados, afirmou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

As causas do acidente ainda não estão claras. O aeroporto está a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. Aviões que deveriam aterrisar no local estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional de Oakland, informou a “KTVU”.

O voo que sofreu o acidente, de número 214, vinha de Seul e era uma viagem direta, ainda de acordo com emissora. O pouso deveria ocorrer às 11h30 (15h30, no horário de Brasília), mas enquanto a aeronave estava para tocar o solo aconteceu o problema.

O avião levava 307 pessoas no total, sendo 291 passageiros e 16 tripulantes, afirma a rede “CNN”. A Asiana Airlines é uma das duas maiores de aviação da Coreia do Sul junto com a Korean Air, ressalta a emissora.

Acidente voo Asiana Airlines Boeing 777 em San Francisco - foto 3 AP via G1

O americano de ascendência coreana David Eun, que diz ser um dos passageiros do voo, afirmou em mensagens no Twitter que a maioria das pessoas parece ter sido retirada da aeronave sem problemas. Há feridos entre eles, mas não há dados sobre a gravidade dos ferimentos nem de quantos seriam, ainda de acordo com o passageiro.

“Bombeiros e agentes trabalhando no resgate por todos os lados. Eles estão retirando os feridos. (…) Tentando ajudar as pessoas a permanecer calmas”, disse Eun, em seu Twitter.

O avião que caiu em San Francisco é o segundo Boeing 777 a sofrer um acidente grave em cinco anos, afirma o jornal “New York Times”. Em janeiro de 2008, uma aeronave do mesmo tipo operada pela empresa British Airways teve um acidente no Aeroporto de Heathrow, em Londres, após um voo vindo de Pequim, na China.

No acidente ocorrido na Grã-Bretanha, só uma pessoa ficou seriamente ferida entre os 152 passageiros e a tripulação do avião, disse o “New York Times”. uma investigação sobre as causas do acidente, na época, indicou que gelo acumulado nos tubos de combustível pode ter contribuído para a queda do avião, ainda de acordo com o jornal.

FONTE / FOTOS: G1 (com imagens AP)

COLABORARAM: Baschera e Carcará

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr

Poderia ter sido uma tragédia, Graças a Deus que isto não ocorreu.

Clésio Luiz

Muito estranho o estado da aeronave após o pouco. A falta da cauda e o incêndio num local pouco usual (o teto) causam estranheza.

A falta da cauda pode muito bem ter sido um pouso “duro”, onde a tripulação não parecia disposta a fazer outra tentativa, era “tudo ou nada”. Eu lembro de um acidente com um ERJ-145 onde a cauda caiu por causa de um pouso “naval”. Isso que pode ser explicado se já estivesse havendo um incêndio a bordo, nos compartimentos de bagagem, antes do pouso. Esse é meu chute para explicar o acontecido.

Justin Case

Amigos,

Isso é um pouso “curto”!
img src=”https://i2.cdn.turner.com/cnn/dam/assets/130706170752-san-francisco-plane-crash-13-horizontal-gallery.png” alt=”” />
Abraços,

Justin

Edcarlos Prudente

Acredito que todos tenham conhecimento do ocorrido como o voo 38 da British Airways, a aeronave é do mesmo tipo, só não estou certo do modelo. É incrível como, aparentemente, há similaridades com o ocorrido.
Se o acidente com o voo 214 da Asiana Airlines resultar do mesmo tipo de pane muitas explicações terão que ser dadas.

Marcos

O que se sabe até agora é que a aeronave fez uma aproximação muito baixa e que a cauda da aeronave chocou-se contra o muro que separa a pista do mar.

Já há a informação de que o glide slope estava inoperante, mas, segundo a equipe da TWR, os pilotos teriam sido avisados sobre isso.

Tá com cara de que é mais um caso onde o excesso de automação das aeronaves está reduzindo as habilidades dos pilotos, embora comente-se entre pilotos que aproximações não estabilizadas em grandes jatos são bastante problemáticas.

Marcos

Havia quatro pilotos à bordo, três com cerca de 10.000 horas de voo e um com 5.000 horas, ou seja, eram pilotos experientes.

Marcos

Novo vídeo mostrando o acidente. De fato a aeronave fez uma aproximação não estabilizada. É provável que os pilotos tenham, nos momentos finais, tentando dar mais potência ao mesmo tempo em que elevavam o ângulo de ataque, mas era tarde. Vê-se no vídeo que a após a colisão a aeronave gira no ar. Segue:

http://www.youtube.com/watch?v=1TdgrnfrTa8

Grifo

Senhores, em relação a experiência do piloto em comando, novas informações:

http://edition.cnn.com/2013/07/07/us/plane-crash-main/

The pilot of the Asiana Airlines plane that crashed in San Francisco on Saturday was making his first landing with a Boeing 777 at San Francisco International Airport, the airline said.

He has also clocked 43 hours flying a Boeing 777.

Piloto inexperiente no avião, aproximação visual sobre água espelhada, glide slope inoperante, acho que os fatores que contribuiram para o acidente estão ficando mais claros.