‘Não sou criminoso’, diz presidente da Bolívia após desvio de seu avião

15

Evo Morales Jet

Países europeus suspeitaram que Edward Snowden estivesse na aeronave. Americano é buscado pela justiça americana por revelar segredos do país

 

vinheta-clipping-aereoO presidente da Bolívia, Evo Morales, protestou nesta quarta-feira (3) da maneira como foi tratado depois que seu avião foi desviado para Viena, na Áustria, na véspera, por suspeitas de que transportava o americano Edward Snowden, procurado pela justiça dos Estados Unidos acusado de espionagem.

“Não sou um criminoso”, afirmou Morales no aeroporto da capital austríaca à Agência Austria Press, depois que, segundo as autoridades bolivianas, vários países europeus negaram autorização de entrada de sua aeronave oficial em seus espaços aéreos, o que gerou uma crise diplomática.

Autoridades bolivianas e austríacas afirmaram que Snowden não estava a bordo do avião, que decolou de Moscou e teve que fazer uma escala em Viena.

Mas o governo da Áustria reconheceu que não inspecionou a aeronave.

“O avião de Morales pousou às 21h40 (16h40 de Brasília) procedente de Moscou. Os passaportes foram verificados e, ao contrário dos boatos, Edward Snowden não estava a bordo”, afirmou à AFP o porta-voz do ministério do Interior austríaco, Karl-Heinz Grundboeck.

O avião, no entanto, não foi inspecionado, e os passageiros foram apenas submetidos a um controle de passaportes, destacou. “Não existia uma base legal para uma operação”, disse Grundboeck.

O avião de Morales já deixou Viena e fará uma escala nas Ilhas Canárias, da Espanha. A Espanha e outros países europeus autorizaram nesta quarta-feira a entrada da aeronave em seu espaço aéreo.

Zona de trânsito

Snowden está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou desde 23 de junho, sem destino definido.
Ele é acusado de espionagem por Washington por ter revelado um amplo programa de vigilância telefônica e na internet.
O incidente provocou uma crise no governo do presidente americano Barack Obama e gerou intenso debate internacional sobre a privacidade na internet.

Morales disse à imprensa que Madri pediu para inspecionar o avião antes de autorizar a entrada no espaço aéreo, mas que ele se negou porque seria uma violação da legislação internacional.

Uma fonte da chancelaria destacou que a Espanha “autorizou na terça-feira o sobrevoo e a escala do avião presidencial da Bolívia, mas de forma imprevista o avião acabou fazendo escala em Viena”.

O ministério francês das Relações Exteriores também informou que concedeu autorização para que o avião de Morales passe por seu espaço aéreo.

A Itália também anunciou que permitirá a entrada do avião em seu espaço aéreo.
Autoridades bolivianas informaram que o avião de Morales teve que ser desviado a Viena na terça-feira à noite, depois que França, Itália e Portugal negaram o pedido de entrada em seu espaço aéreo.

FONTE: G1 / FOTO: AFP

NOTA DO EDITOR: o avião presidencial da Bolívia é um Falcon 900 comprado em 2010. Ele pertencia ao time de futebol do Manchester United e foi adquirido por 38,7 milhões de dólares. Veja mais informações no link abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho

Mesmo que algums dirão que o que aconteceu esteve certo simplesmente porque o Morales é socialista e não gostam dele, devo dizer que o acontecido foi uma gravissima violacão ao direito internacional. Quando começarão a invadir embaixadas tambem??? Uma vergonha!!!

Lyw

Concordo com o joao.filho, e acrescento, esta violação só foi possível graças à insignificância do país ao qual este Chefe de Estado representa, o que não reduz, legalmente, a intransigência destas ações é claro.

Baschera

Concordo.

O caso foi uma agressão e violação do direito internacional.

Sds.

Guilherme Poggio

Duvido que tivessem agido desta maneira com um país mais expressivo no cenário internacional.

Clésio Luiz

Isso serve para abrir o olho de quem for responsável pelo possível transporte de Snowden para o Equador. Está claro que um ou mais países europeus vão tentar barrar sua saída da Rússia via Europa.

Alexandre Galante

O Snowden vai ter que ir de submarino.

Edgar

Galante, talvez de carona numa viagem da Soyuz dê pra bypassar a Europa 😀

Outra possibilidade seria acoplá-lo a um ICBM, ao estilo Wall-E de viagem 🙂

DrCockroach

O que aconteceu foi uma vergonha.

Alias, se os colegas quiserem ler a belissima open letter to pai do Snowden hoje, em conjunto com Bruce Fein (famoso libertario), link abaixo:

http://www.guardian.co.uk/world/2013/jul/02/edward-snowden-father-open-letter

[]s!
P.S.: Go Snowden Go!!

Augusto

Assombração sabe para quem aparece. A questão é esta: independentemente da pecha que um ou outro atribua ao governo boliviano, o fato é que nenhum país ousaria fazer o mesmo com o presidente da China, do Canadá, da Suécia, da França, da Alemanha, dos Estados Unidos ou mesmo de países de segundo escalão como Turquia ou Arábia Saudita. O episódio foi uma grave violação das regras do direito internacional, que é regido por princípios de boa-fé e recíproca confiança entre as nações, além de ter sido humilhante para a Bolívia. Não é demais lembrar que foram requisitados os nomes de… Read more »

eduardo pereira

Muita falta de respeito aos tratados internacionais. Este é o valor do representante de um país da América do sul.
Queria ver fazerem isto com um aviao Russo ou Chinês !!

Wagner

Excelentes comentários, falaram tudo.

Vader

Como disseram acima, assombração sabe pra quem aparece… Não fosse o governo “bolivariano” do Índio de Araque e provavelmente ninguém teria desconfiado de uma aeronave presidencial. Mas como os europeus sabem o tipo de gentalha que vive acá por estas bandas… gente esta bastante capaz de trazer um criminoso procurado internacionalmente num vôo presidencial… É o preço que se paga por ser reiteradamente contra a vontade da maior potência do globo terrestre. No mais é o seguinte: qual é o problema em se passar por uma vistoria a aeronave presidencial? Ora, quem não deve não teme! Ou será que o… Read more »

Rafael M. F.

Evo tem o direito de assumir uma postura anti-americana, mesmo que seja para desviar os problemas internos. Mas teria que colher os frutos dessa política.

É uma violação ao direito internacional? Fato.

Mas, cá entre nós: BEM FEITO!

Aquela expropriação das refinarias da Petrobras está entalada na garganta.

Só espero que o governo brasileiro não emita nenhuma nota de solidariedade…

Vader

Rafael M. F. disse:
3 de julho de 2013 às 13:37

“Só espero que o governo brasileiro não emita nenhuma nota de solidariedade…”

Hahaha, aguarde e verá meu amigo. Ou você esquece que tanto um quanto outro governo servem ao mesmo organismo internacional (Foro de São Paulo)?

Sds.

Colombelli

Por mim poderiam abater este avião. Ele Evo, a louca velha da argentina, os bolivarianos da venezuela e equador e toda esta corja são inimigos do Brasil. Como quem esta no poder aqui também é inimigo do Brasil e esta focado em interesses ideológicos, se acharam a fome e a vontade de comer. Se fosse um pais minimamente sério, isso não teria acontecido. Este é o preço por se ser ou se juntar com a malta ideológica. Agem contra nós e depois vem pedir arrêgo. Pois que morram com brita na garganta. E o pior, a nota do Brasil ja… Read more »