Foguete russo explode durante lançamento e deixa nuvem de fumaça tóxica

5

O foguete russo Proton-M, que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass, explodiu hoje (2) apenas 16 segundos após seu lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão

 

vinheta-clipping-aereoA explosão, que causou uma nuvem tóxica, foi filmada porque o lançamento do foguete era transmitido pela Agência Espacial da Rússia (Roskosmos). Oficialmente, especialistas disseram que um dos motores do foguete parou de funcionar, provocando o acidente.

Restos do foguete caíram a 2,5 quilômetros (km) do local de lançamento. Pelas informações preliminares, não há vítimas nem estragos. O foguete transportava 600 toneladas de heptilo, de amilo e de querosene, segundo Talgat Mussabaiev, um dos especialistas da Kazkosmos. Para peritos, a nuvem tóxica pode causar danos à saúde de moradores da região.

Os moradores das áreas em volta do cosmódromo foram instruídos a manter as casas fechadas. A direção do Centro Khrunitchev, que projeta os foguetes Proton, minimizou os riscos de contaminação. “Chovia no momento da explosão. Isso reduziu consideravelmente a área de poluição. A nuvem está praticamente dispersa”, disse o diretor do centro, Alexandre Seliverstov.

Por intermédio de assessores, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi informado do acidente. Ele disse que aguardaria mais informações para se manifestar. Nos últimos anos, a Rússia registrou uma série de fracassos nos lançamentos dos seus satélites e de veículos de carga para a Estação Espacial Internacional.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santana Denis

Engenheiro Americano infiltrado na equipe de Engenheiros Russos, Americanos sempre eles, kkk.

Wagner

A RÚSSIA JÁ LANÇOU 17 FOGUETES COM SUCESSO ESSE ANO.

Falhas acontecem. Os problemas serão corrigidos e o programa prosseguirá.

Wagner

A Agencia Brasil está totalmente errada : quem mantém a ISS funcionando é a Rússia.

Colombelli

Acidentes com foguetes é normal acontecerem. Conosco aconteceu sem sequer termos lançado. Mas há algo de gritantemente falho neste lançamento, e diz respeito ao sistema de autodestruição, que não funcionou corretamente. Exatamente por ser uma verdadeira bomba, todo foguete tem um sistema de autodestruição que deve assegurar que todo combustível seja queimado no ar e que nenhuma parte significativamente grande chegue ao solo. No video, se percebe que a trajetória se desvia de forma errática e aparentemente o sistema não é acionado, pois ocorre um incêndio nos propulsores e nesta condição o veiculo chega ao solo, ainda quase intacto. Isto… Read more »

Vader

Até o dia em que explodir uma Soyuz cheio de tripulantes…

Três satélites do sistema Glonass foram destruídos nessa explosão.